Como muitos aplicativos modernos focados na Web, o Google Chrome usa um instalador online por padrão para novos usuários que desejam adquirir a versão Windows do navegador popular. Isso significa que o arquivo que um usuário baixa quando visita o site principal do Google Chrome é na verdade apenas um pequeno utilitário de instalação - geralmente com aproximadamente 1 MB de tamanho - que, quando executado no PC do usuário, chega aos servidores do Google e baixa a versão mais recente do Chrome (isso não se aplica aos Macs, pois o Chrome para OS X é oferecido apenas como um download independente).
Isso é benéfico porque se o usuário salvar o utilitário de instalação inicial e executá-lo posteriormente, ele ainda receberá a versão mais atualizada do Chrome, incluindo correções para vulnerabilidades críticas de segurança que podem ter sido descobertas e corrigidas em o tempo entre o download inicial e o eventual processo de instalação.
Mas o instalador online do Chrome também tem suas desvantagens. Primeiro, ao contrário dos instaladores de software independentes tradicionais, você precisa ter uma conexão ativa com a Internet para instalar o navegador. Isso pode parecer um problema menor, especialmente porque um navegador da Web como o Chrome é quase inútil sem a Internet, mas há vários cenários em que um usuário que instala o Chrome não precisa ou necessariamente deseja acesso à Internet. Os exemplos incluem gerenciamento e serviço de TI, em que um técnico implanta software em um ou mais PCs que ainda não possuem conexões com a Internet configurados ou a instalação de um navegador da Web em um PC que será usado para navegar pelos recursos HTML locais na intranet da organização, mas ganhou tenha acesso à internet mais ampla.
Mesmo nos casos em que a Internet está disponível, alguns usuários podem preferir um instalador offline independente, como aqueles que trabalham com redes e conexões que oferecem largura de banda muito limitada. O instalador completo do Chrome tem apenas cerca de 50 MB de tamanho, mas ainda pode demorar algum tempo para fazer o download nos casos em que a única conexão de rede é discada ou nos casos em que a largura de banda é medida ou limitada.
Felizmente, o Google oferece uma opção para baixar um instalador offline do Chrome, mas você precisa saber para onde procurar. Para baixar o instalador offline do Chrome, visite esta página no site de suporte do Google e selecione a versão desejada do Chrome. Como o instalador on-line, o Google tentará detectar automaticamente a versão do sistema operacional em execução e oferecer a versão correspondente do Chrome. No entanto, isso pode não ser útil, pois você provavelmente está baixando o instalador offline do Chrome para usar com outros computadores que podem não corresponder à sua plataforma atual. Para contornar esse problema, procure uma opção chamada "Baixar o Chrome para outra plataforma", que permitirá baixar manualmente todas as versões disponíveis do Chrome. Se isso não funcionar (por exemplo, se o uso desse link o redirecionar para o instalador on-line), você poderá anexar as seguintes tags ao final do URL do instalador off-line do Chrome no seu navegador:
Windows de 64 bits: & platform = win64
Windows de 32 bits: & platform = win
Linux: & platform = linux
OS X: & platform = mac
Por exemplo, se você estiver usando um Mac com o OS X no momento, mas deseja baixar o instalador offline do Chrome para uma versão de 64 bits do Windows, use o seguinte URL:
https://www.google.com/chrome/browser/desktop/index.html?system=true&standalone=1&platform=win64
Depois de obter o instalador offline do Chrome, você poderá instalar o navegador em um PC compatível na ausência de uma conexão ativa com a Internet. Na próxima vez em que o Chrome detectar uma conexão com a Internet, ele entrará em contato com os servidores do Google e tentará atualizar-se para a versão mais recente.
Embora você esteja relativamente seguro após a atualização, é importante observar que você pode não estar seguro, mesmo na intranet de uma organização, no período anterior ao download e instalação da atualização. Essa é a principal desvantagem do uso de um instalador offline independente, e você deverá escolher periodicamente o instalador offline mais recente para garantir que a versão do seu kit de software não esteja muito desatualizada. Você pode acompanhar as atualizações do Chrome para os vários canais através do blog Chrome Releases e pode decidir, com base nas notas de versão, quando é hora de atualizar seu instalador offline.