Não é um fã do Windows 10? Atualizações recentes causando problemas? Prefere a aparência, a sensação e a privacidade do Windows 8? Embora existam mais de um bilhão de usuários do Windows 10 no momento, nem todo mundo é fã. De fato, algumas vezes este ano me perguntaram como fazer o downgrade do Windows 10. Veja como.
Consulte também o nosso artigo Como acelerar o Windows 10 - O melhor guia
Eu gosto do Windows 10. É fluido, estável e funciona bem. Mas existem compromissos, com a privacidade sendo a primeira entre eles. Embora existam ferramentas de software de terceiros que possam domar a espionagem, isso não é suficiente para todos. Acrescente a isso incompatibilidades e problemas que podem ser introduzidos por uma atualização específica do Windows e você tem algumas boas razões para querer fazer o downgrade do Windows 10.
Faça o downgrade do Windows 10 para uma versão anterior
Eu sou um defensor de permitir que o Windows se atualize automaticamente, mas como vimos no ano passado, isso nem sempre funciona muito bem. Se você acabou de executar uma atualização e está causando problemas, você pode revertê-las para recuperar a estabilidade que já teve.
Primeiro, você precisará inicializar no modo de segurança. Isso garante a reversão mais limpa sem interferir em mais nada.
- Clique no botão Iniciar do Windows.
- Mantenha pressionada a tecla Shift e selecione Reiniciar.
- Permita que o seu computador reinicie no modo de segurança.
É sempre uma boa idéia inicializar no modo de segurança se você estiver fazendo alterações significativas no sistema.
Então:
- Abra o Painel de controle e selecione Desinstalar um programa.
- Selecione Exibir atualizações instaladas à esquerda. Isso mostrará todas as atualizações recentes do Windows que podem ser removidas.
- Role até a seção Instalado em da janela e isole a atualização que começou a causar problemas.
- Destaque a atualização, clique com o botão direito do mouse e selecione Desinstalar.
- Teste novamente e repita, se necessário.
Idealmente, você desinstalaria uma única atualização e testaria novamente o computador para verificar se o problema ainda está lá. Leva tempo, mas é mais eficaz do que apenas desinstalar todas as atualizações de uma data específica.
Se você desinstalar uma atualização e o problema persistir, basta repetir esta tarefa até que o sistema esteja estável novamente. Ajuda a anotar a atualização removida, basta anotar o código da KB (significa Windows KnowledgeBase). Em seguida, quando você atualizar o Windows, desmarque essa atualização e instale as outras.
Fazer o downgrade do Windows 10 para o Windows 8
O Windows 8 apresentava muitas falhas, mas também não era tão rápido e fácil com a sua privacidade. Embora o período de reversão de 30 dias tenha passado, você ainda pode fazer o downgrade do Windows 10 para o Windows 8 se tiver um disco de instalação legítimo.
A vantagem disso é que o Windows 8 ainda é suportado por enquanto. A desvantagem é que o processo requer uma instalação limpa completa, para que você perca todos os dados que não salvar do seu computador. Então, vamos primeiro salvar tudo para que você não perca.
- Faça backup de tudo, desde documentos, fotos, vídeos, músicas e downloads.
- Copie qualquer outra coisa instalada ou salva em uma unidade diferente.
- Coloque o DVD de instalação do Windows 8 na unidade óptica do seu computador. Use USB se você baixou um ISO.
- Remova todos os periféricos, exceto o teclado e o mouse.
- Reinicie o seu computador com a mídia de instalação inserida.
- Pressione uma tecla quando solicitado a inicializar a partir dessa mídia.
- Selecione o idioma, o fuso horário e o idioma do teclado e pressione Avançar.
- Selecione Instalar agora.
- Digite a chave do produto Windows 8 quando solicitado e pressione Avançar.
- Selecione Instalação personalizada quando solicitado.
- Selecione a unidade de disco para instalar o Windows 8 e selecione Avançar.
- Aguarde a conclusão do assistente de instalação.
O processo de instalação pode demorar um pouco, dependendo da velocidade do seu computador. O assistente o guia pelo processo de instalação e reinicia o computador algumas vezes para instalar os processos necessários para a próxima parte. Há muita espera, mas o Windows deve informar o que está acontecendo por toda parte.
Depois de concluída, você deve receber a tela de configuração, onde seleciona cores, redes, configurações expressas e outros elementos essenciais da instalação. Você será solicitado a entrar com sua conta da Microsoft. Você pode usá-lo ou configurar uma conta local, é inteiramente sua.
Depois de configurar o SkyDrive, que agora é o OneDrive e o Windows 8 finaliza as configurações, você deve receber uma área de trabalho do Windows 8 totalmente funcional. Não se esqueça de instalar um firewall de software, antivírus e scanner de malware antes de fazer qualquer outra coisa!