Anonim

As VPNs estão muito presentes no momento. Usuários experientes de computadores os amam, anunciantes e o governo os odeia. Ele protege nossa privacidade, evita o bloqueio geográfico e evita a censura. Mas como funciona uma VPN e o que ela pode fazer por você?

Consulte também o nosso artigo Qual é o melhor serviço de VPN?

Com tudo o que fazemos on-line sendo rastreado, avaliado e usado contra nós pelo setor de publicidade, você será perdoado por querer um pouco de privacidade enquanto estiver on-line. Além disso, as notícias recentes de que o Congresso vendeu nossa privacidade ao permitir que os ISPs coletassem e vendessem nossos dados de navegação a quem quisessem não são boas notícias para ninguém, exceto para os ISPs. Tudo o que podemos fazer para manter um pouco de privacidade agora é essencial.

O que uma VPN pode fazer por você?

Uma VPN é uma conexão criptografada segura entre o seu computador e o servidor VPN. Mantém você protegido e protegido enquanto estiver online.

Os serviços de VPN geralmente são fornecidos por terceiros. Você instala um pequeno aplicativo no seu dispositivo ou no seu roteador doméstico que cria uma conexão segura entre esse dispositivo e o servidor VPN. Ninguém lá fora pode ver o que você está fazendo ou obter acesso a ele. Somente a empresa que executa a VPN tem acesso ao seu tráfego, mas somente se eles mantiverem registros.

Uma VPN pode:

  • Proteja sua conexão contra hackers e qualquer pessoa à espreita em pontos de acesso Wi-Fi.
  • Proteja seus hábitos de navegação do seu ISP.
  • Evite serviços de bloqueio geográfico, como os da Netflix ou outros serviços.
  • Evite a censura se o seu local bloquear o tráfego.
  • Permite que você use serviços P2P de maneira relativamente segura.

Por si só, uma VPN não oferece segurança total, mas ajuda bastante a preservá-la. Se você não deseja que seus hábitos de navegação e dados pessoais sejam colhidos e vendidos, uma VPN agora é essencial.

Como as VPNs funcionam?

O tipo usual de usuários domésticos de VPN utiliza é chamado de VPN de acesso remoto. Seu dispositivo estabelece um túnel seguro com uma rede remota fornecida pela empresa VPN. Essa conexão é chamada de túnel e é criptografada e protegida, geralmente pelo SSH.

O processo VPN é um pouco mais ou menos assim:

O tráfego de rede é dividido em pequenos blocos chamados pacotes e é enviado e recebido pelos roteadores pela Internet. O pacote de dados incluirá o endereço de origem e destino, um identificador e a carga útil. A carga útil são os dados reais sendo transmitidos. O identificador é usado para remontar os dados na ordem correta, uma vez que atingem o seu dispositivo.

Este é o básico da comutação de pacotes, que é como a Internet funciona. Uma mensagem longa é dividida em pequenos pedaços, enviada ao destino e remontada na outra extremidade. O processo é repetido centenas ou milhares de vezes por segundo toda vez que você faz algo online.

Tunelamento

Um túnel da VPN pega esse pacote de dados e o coloca dentro de outro pacote de dados. Este novo pacote é criptografado e possui apenas um único destino possível, seu servidor VPN. Quando chega a esse destino, o hardware da VPN retira a maior parte do segundo pacote e envia o original a caminho. Tudo o que resta é o endereço de retorno, que é o servidor VPN e não o seu dispositivo.

Na perna de retorno, em vez de enviar o pacote diretamente para o seu dispositivo, ele é retornado ao servidor VPN que o reconhece como parte da sua conexão VPN, o empacota em outro pacote seguro e o devolve ao seu computador.

Esse método de deslizar um pacote de dados para outro é chamado de encapsulamento e é usado em todo o mundo para muitas outras coisas além da VPN.

Vamos usar uma analogia para ver se posso torná-la um pouco mais clara. Você envia uma carta para a Pessoa A, mas não deseja que mais ninguém saiba. Você escreve sua carta e a coloca em seu envelope. Esse é o pacote de dados. Você coloca esse envelope dentro de outro com um endereço diferente pertencente à Pessoa B. Isso é encapsulamento. Você envia a carta para a Pessoa B, que é o túnel da VPN.

A pessoa B abre o primeiro envelope, vê o que está dentro e o publica na pessoa A em seu nome. Quando a Pessoa A responde, eles enviam a resposta para a Pessoa B, eles a colocam dentro de outro envelope e a devolvem.

Se você quiser saber mais sobre como uma VPN funciona, este artigo da Microsoft Technet é muito informativo.

O que é visível publicamente quando você usa uma VPN?

Se o seu ISP agora possui carta branca para rastrear todos os seus movimentos enquanto estiver online, o que eles veem se você usa uma VPN? Na verdade, não muito. Eles verão que você está usando o serviço deles, mas não o que está fazendo. Tudo o que eles verão é uma série de pacotes de dados criptografados sendo enviados do seu dispositivo para o servidor VPN. É isso aí.

Portanto, esse é o básico de como uma VPN funciona. Fica mais complicado, mas o software e o servidor VPN cuidam de tudo isso para você. Tudo o que você precisa fazer é lembrar de sempre usá-lo enquanto estiver online!

Como um vpn funciona?