Anonim

O TikTok ainda é um tour de force em aplicativos de música e não mostra sinais de desaceleração tão cedo. A mania de sincronização labial de músicas curtas ainda está queimando quente na demografia adolescente e o aplicativo ainda está lá em cima, no topo das paradas de downloads. Mas como o TikTok evita a ação de direitos autorais? Como o TikTok usa a música legalmente?

Consulte também o nosso artigo Como alterar o idioma no TikTok

O mais importante para os usuários do TikTok saberem é que toda a música disponível na plataforma é legal para uso em seus próprios vídeos. Se você usa a biblioteca de músicas TikTok, nunca deve estar sujeito a solicitações da DMCA ou a qualquer ação legal. Os royalties são pagos e a música é licenciada para que você esteja coberto.

A luta entre os detentores de direitos e aplicativos como o TikTok é uma das manchetes diárias para aqueles que seguem essas coisas. Com estúdios e editores lutando para manter suas vacas em dinheiro e empresas sendo criadas para ajudar especificamente com os direitos digitais, como um aplicativo criado em torno de músicas como o TikTok permanece legal enquanto usa músicas protegidas por direitos autorais?

Não é segredo que o TikTok cortejou controvérsia com suas práticas, mas parece funcionar e com centenas de milhões de usuários em todo o mundo, parece que os usuários não se importam desde que ainda possam criar seus vídeos de 15 segundos e compartilhá-los .

Agora, de volta à legalidade da plataforma.

TikTok e direitos autorais

O TikTok realmente não anuncia suas práticas comerciais, mas é amplamente conhecido que fez acordos com detentores de direitos e paga royalties em troca de poder usar sua música. É o mesmo tipo de acordo que aplicativos, sites, YouTube, streamers, podcasts, estações de rádio e outras emissoras pagam.

Geralmente, é uma taxa ou porcentagem definida em troca de poder usar a música do artista em sua plataforma. Não há nada publicado sobre quanto isso pode ser, mas tenho certeza de que é uma boa parte da mudança. Esses acordos parecem ser negociados por plataforma e, até onde eu sei, não existe uma taxa fixa de 'x quantidade por 100 faixas' ou algo assim. Tenho certeza de que há algumas matemáticas e leis muito complicadas envolvidas, mas não a vi.

A maioria das músicas que você pode ouvir no TikTok e a maioria dos lugares on-line é licenciada dessa maneira. É assim que o TikTok continua e não enfrenta mil ações judiciais de detentores de direitos por uso indevido de suas propriedades. Se você toca música licenciada, os detentores dos direitos são cortados. Se você vender músicas licenciadas, os detentores de direitos obterão uma porcentagem.

TikTok e novos artistas

O TikTok também apresenta novos e novos artistas na plataforma. Em troca de alguma publicidade na enorme rede, o TikTok usa suas faixas de graça ou de uma quantia modesta. Se você é um novato ou não assinou, ter um público potencial de quase um bilhão de pessoas será atraente. Não receber dinheiro em troca não é tão bom, mas esse público pode levar a um contrato que pode levar a dinheiro.

Não há dados que mostrem quantas faixas no TikTok são de artistas novos ou não assinados, mas imagino que seja uma pequena porcentagem em comparação aos artistas assinados. Afinal, não faz sentido montar um vídeo de sincronização labial se ninguém nunca ouviu a faixa. No entanto, faz parte do TikTok e pode ser um catalisador de grandes coisas na plataforma.

TikTok e controvérsia

O TikTok está sujeito a críticas contínuas sobre quanto vale os detentores de direitos autorais de usar suas músicas, e não tenho certeza se isso desaparecerá tão cedo. Este artigo da Pitchfork é uma análise menos que complementar do TikTok e de como ele pode ser usado para promover novos artistas, mas parece muito lento em compensá-los. É uma leitura longa, mas muito interessante.

Se você não quiser ler a coisa toda, duas citações resumem sua opinião sobre o TikTok.

O TikTok (e seu antecessor Musical.ly) adotaram uma abordagem de licenciamento semelhante à que os titulares de direitos acusam regularmente o YouTube. Ou você pode assinar este contrato e receber alguma coisa, ou não assinar o contrato e sua música ainda estará aqui, mas você não receberá nada. Você terá que lidar com as quedas da DMCA. Adeus.'

E.

Brett Gurewitz, fundador do Epitaph e membro de longa data da banda punk Bad Religion, tem uma opinião diferente sobre a situação. Ele compara os negócios atuais do TikTok a uma longa e triste história de fraudes na indústria da música. "É o que vimos com Chuck Berry recebendo um Cadillac em vez de royalties", diz ele. "Realmente não importa se é vinil ou um aplicativo, toda vez que há uma nova maneira de fazer música, os criadores sempre se ferram."

Como o tik tok usa a música legalmente?