Anonim

O Facebook mudou muito seu algoritmo de classificação de amigos desde o início. Hoje, seu perfil do Facebook mostra imagens de 9 amigos que estão sempre no topo da lista. Você vê esses nove amigos antes de entrar na sua lista de amigos.

Consulte também o nosso artigo Como desbloquear alguém no Facebook

Essas listas provocam confusão. Algumas dessas nove pessoas podem ser usuários com quem você não interage há muito tempo. Por que o algoritmo do Facebook os prioriza então?

O algoritmo exato que faz o Facebook identificar nove perfis específicos é mantido em segredo. No entanto, existem certos parâmetros que influenciam essa ordem.

Uma série de fatores

Links Rápidos

  • Uma série de fatores
    • Comunicação
    • Visualizacões de perfil
    • Interações do perfil
    • Interações com fotos
    • Pesquisa no Facebook
    • Interações mútuas de amigos
    • Amigos Recentes
    • Usuários ativos
  • E os amigos no bate-papo?
  • Os amigos listam e os amigos sugeridos compartilham um algoritmo semelhante?
  • Você pode mudar sua lista de amigos?

Existem muitos fatores que podem afetar o algoritmo do Facebook. Devido a esse algoritmo, algumas opções de lista de amigos podem parecer confusas. Quando você precisa considerar a localização, a hora, a interação, os cliques no perfil, a frequência e muitas outras coisas, é difícil obter uma imagem clara.

Nesta seção, examinaremos alguns parâmetros que influenciam o algoritmo.

Comunicação

O Facebook rastreia com que frequência você troca mensagens ou conversa com certas pessoas. As interações incluem bate-papos individuais e em grupo. Se você interagiu recentemente com a pessoa, é mais provável que elas apareçam na sua lista de amigos.

Visualizacões de perfil

O algoritmo coleta dados sobre a frequência com que você visualiza determinados perfis. Se as visualizações do perfil forem mútuas, o que significa que a pessoa cujo perfil você costuma visitar regularmente também verifica seu perfil, há uma grande chance de elas aparecerem na lista.

Interações do perfil

As interações do perfil não são iguais à comunicação. São postagens no mural, postagens curtidas e comentários. Se você marcar alguém em suas postagens, também poderá aumentar o valor do algoritmo.

Interações com fotos

Essas interações incluem todos os comentários, curtidas e tags em relação às fotos no Facebook. Por exemplo, quando você gosta frequentemente das fotos de alguém ou quando alguém o rotula frequentemente nas fotos deles. Inclui até visualizações de fotos - com que frequência você olha as fotos de alguém e vice-versa.

Pesquisa no Facebook

Embora esteja intimamente ligada às visualizações de perfil, a pesquisa no Facebook é um fator separado. Ele leva em consideração a frequência com que seus amigos digitam seu nome na barra de pesquisa. Se alguém pesquisar você com frequência e vice-versa, você estará alimentando o algoritmo.

Interações mútuas de amigos

Se você e outra pessoa tiverem amigos em comum e os dois interagirem em particular, eles subirão na lista de amigos um do outro. O Facebook baseia muitos de seus algoritmos em amigos comuns, então esse parâmetro é importante.

Amigos Recentes

Seus amigos recentes também podem estar no topo da lista. Isso acontece se você tiver alguma forma de interação ou comunicação com eles.

Não é incomum que dois ou três dos nove melhores amigos sejam todos seus amigos recentes. O algoritmo do Facebook parece levar a atividade mais recente ao topo.

Usuários ativos

Se seus amigos costumam fazer login no Facebook e interagir com diferentes páginas e perfis, eles podem subir na sua lista. A lógica é que as pessoas que estão mais frequentemente no Facebook serão aquelas com quem você passará a maior parte do seu tempo online. Se uma pessoa não estiver ativa há meses, o Facebook não a priorizará.

E os amigos no bate-papo?

Sua barra lateral de bate-papo funciona de maneira semelhante. O algoritmo escolhe interações, atividades, comunicações, fotos, etc. Isso determina quais amigos aparecerão no topo e terão prioridade. Os amigos com quem você se comunica com mais frequência geralmente serão os primeiros desta lista.

Os amigos listam e os amigos sugeridos compartilham um algoritmo semelhante?

Se você tem pessoas semelhantes aparecendo na sua lista do Facebook 'Pessoas que você talvez conheça', provavelmente está se perguntando se os algoritmos são semelhantes. Bem, eles não são.

Antes, o Facebook usava apenas o número de amigos em comum. Hoje, fornecemos muitos dados pessoais que o Facebook pode usar para refinar as recomendações de amigos. Esses dados incluem:

  • Localização: se você viaja para o exterior e tem amigos em comum com algumas pessoas que moram nas proximidades, o Facebook os recomenda.
  • Visualizações de perfil: se alguém visualizou seu perfil recentemente, pode aparecer como uma sugestão.
  • Amigos em comum: como nos dias anteriores, ter muitos amigos em comum com outra pessoa sempre fará o Facebook recomendá-los a você.
  • Aplicativos de terceiros conectados: embora o Facebook negue oficialmente, há uma razão para acreditar nisso. Afinal, muitos usuários vinculam seus perfis do Facebook a vários aplicativos. Se você sincronizou sua conta do Facebook com plataformas como Instagram ou mesmo o Tinder, isso pode sugerir pessoas com as quais você interagiu lá.

Você pode mudar sua lista de amigos?

A lista de amigos do seu perfil será atualizada periodicamente. Infelizmente, você não pode escolher quais nove amigos serão exibidos.

Na guia Explorar, no lado esquerdo da página inicial, você pode clicar em 'Listas de amigos' para criar novas listas de amigos e editar as existentes. Isso não afetará diretamente os nove primeiros, mas você pode criar uma lista e adicionar apenas alguns amigos com quem você mais interage, para garantir que você nunca perca nada do que eles compartilham. Isso pode ter algum impacto nos seus nove primeiros, especialmente se você costuma deixar curtidas e comentários nas postagens deles.

Como o facebook ordena sua lista de amigos