Anonim

Por mais de uma década, os cartões Secure Digital (SD) serviram como expansão de memória para câmeras digitais, filmadoras e smartphones. Os cartões SD (também comumente abreviados como SDSC, SDHC, SDHC, SDIO, microSD etc.), são baseados em uma tecnologia confiável, mas como alguns cartões têm agora dez anos ou mais, é possível que seus dispositivos SD falhem. .

Nenhuma forma de cartão de memória dura para sempre. Chega um momento em que todos os cartões SD falham e param de funcionar - mas como você saberá quando isso acontecer?

A primeira coisa a examinar é se há uma falha no cartão ou na interface entre o cartão e o dispositivo.

Os cartões SD costumam ser montados de três maneiras.

  1. O cartão desliza para dentro do slot sem nenhum mecanismo de mola para segurá-lo (muitos leitores de cartões múltiplos para PC funcionam dessa maneira).
  2. O cartão desliza para dentro com a ajuda de um mecanismo de mola para segurá-lo no lugar, como em pressionar e clicar / pressionar e clicar e sair, para mantê-lo no lugar (câmeras digitais / filmadoras usam muito isso) .
  3. O cartão é colocado e "selado" no lugar com uma aba de metal movida manualmente (usada principalmente em smartphones).

Se o método 1 for usado, a falha do cartão SD quase nunca é culpa do dispositivo, porque quase não há pressão aplicada; não é como se houvesse algum ponto em que você estivesse enfiando o cartão, porque isso exige apenas um esforço mínimo para entrar e sair.

Se o método 2 for usado, sim, o dispositivo em si pode estar com defeito aqui. Os métodos click-in / click-out de montagem de cartões exercem significativamente mais pressão sobre o cartão e os contatos; essa é apenas a natureza da maneira como eles funcionam.

Se o método 3 for usado, é improvável que o dispositivo esteja com defeito, porque em nenhum momento você está pressionando significativamente o cartão, com exceção do "clique e clique", em que você coloca o cartão, puxe a aba, depois puxe a aba com o dedo e clique nos contatos no lugar. Mas mesmo assim, isso não é muita pressão.

Falhas de leitura e gravação

Um dia, você liga o dispositivo que usa o cartão SD, grava alguns dados (como tirar uma foto com sua câmera digital), verifica os dados e eles estão corrompidos ou simplesmente não existem - mas você sei que você escreveu dados para ele. Isso é altamente indicativo de que o cartão está chegando ao fim de sua vida útil e deve ser substituído.

Falhas na inicialização do sistema

Usando uma câmera digital como exemplo, você liga a câmera e a tela informa que não existe cartão, mesmo que exista um. Você desliga a câmera e, em seguida, liga novamente, o cartão é reconhecido e você cuida dos seus negócios. Esta câmera está informando (embora indiretamente) que o cartão está apresentando problemas, e você deve substituí-lo.

Se, na inicialização da câmera, a tela sempre informa que não há cartão, é provável que o cartão tenha falhado completamente e você deve substituí-lo.

Contatos ruins

Os pontos de contato podem ficar ruins nas duas extremidades, tanto no cartão quanto no dispositivo, apenas por usá-los tanto que se desgastam; o método click-in / click-out de montar um cartão SD é o mais suscetível a isso, porque você provavelmente está inserindo e removendo o cartão com frequência.

Embora isso possa parecer pouco técnico, é verdade que tocar nos contatos do dispositivo pode às vezes salvá-lo, e isso é tudo o que você pode fazer porque não é possível entrar com um cotonete para limpá-lo .

Como evitar falhas de contato?

A coisa mais fácil a fazer é simplesmente não mover o cartão. Um método alternativo para obter dados de um cartão SD é usar um cabo USB. Com uma câmera digital, por exemplo, você pode conectá-la ao seu PC via cabo USB para obter dados e fotos do cartão SD sem removê-lo fisicamente do dispositivo.

Eu recomendo especialmente o uso do método do cabo USB para aqueles que estão por aí com dispositivos mais antigos que usam SD, pois isso prolongará significativamente a vida útil do dispositivo.

Como os dispositivos que usam armazenamento SD não fornecem erros "amigáveis" para me dizer o que está acontecendo?

Eles nunca foram projetados para, e na maioria das vezes ainda não são.

Nos primeiros dias dos dispositivos que usavam SD, quando ocorria uma falha no cartão, o dispositivo informava “falha no sistema”, o que obviamente não diz nada além de que há um erro em algum lugar , mas onde? Não vai te dizer. Mas quase sempre é uma falha no cartão de memória.

Posteriormente, à medida que os dispositivos forem avançados, os melhores reportarão um erro na tela, como “CARD LEAD FAILURE”, ou mostrarão um ícone vermelho na tela com a imagem de um cartão com uma barra, informando antecipadamente cartão é o problema, para que você saiba que precisa ser substituído.

Você deve se lembrar que os minúsculos computadores que existem em câmeras digitais não são exatamente as coisas mais fáceis de usar às vezes; portanto, quando um erro aparece, às vezes você precisa descobrir por si mesmo o que o erro significa.

No entanto, na maioria das vezes, se um erro aparecer e você tiver descartado tudo o mais que possa apresentar um problema, provavelmente é o cartão SD que está causando o erro. E se, na substituição do cartão, o erro não desaparecer, tente o melhor possível para limpar os contatos do dispositivo soprando neles você mesmo ou com uma lata de ar comprimido usando rajadas muito curtas.

Precisa de um novo cartão SD por um bom preço?

Há um monte deles aqui. Lembre-se de que os cartões SD são baratos e estão prontamente disponíveis; portanto, se o seu for antigo, substitua-o.

Como você sabe quando um cartão SD está falhando?