As redes privadas virtuais agora são uma parte essencial da sua segurança na Internet, seja no trabalho ou em casa. Eles fornecem uma camada extra de privacidade em um mundo onde os dados são monetários e nossos direitos de manter nossas vidas privadas em privado estão sendo corroídos gradualmente. Uma maneira de recuperar um pouco de controle é com uma VPN. Mas como você usa um? Como você se conecta a uma VPN?
Consulte também o nosso artigo Como configurar uma VPN no
Você compra VPNs de empresas especializadas que as oferecem como um serviço. Existem VPNs gratuitas e premium e eu sempre sugiro usar uma premium. Muitos bons custam menos de uma xícara de café por mês e, desde que você escolha um provedor confiável que não mantenha registros, você atualizará seriamente sua segurança usando um.
Conectar-se a uma VPN
Existem várias maneiras de conectar-se a uma VPN, mas existem três métodos mais comuns que outros. Você usa um aplicativo fornecido pelo fornecedor, usa a ferramenta de configuração da VPN do Windows ou faz com que seu roteador se conecte automaticamente. Eu vou te mostrar como usar os três.
Use o software do fornecedor para conectar-se a uma VPN
Quando você compra serviços VPN, geralmente recebe um pequeno programa para instalar no seu computador ou dispositivo móvel. Provavelmente será como um instalador. Tudo que você precisa fazer é baixar o aplicativo, instalá-lo no dispositivo, iniciá-lo, fazer login e partir.
Alguns instaladores precisarão de mais configurações, mas a maioria dos que utilizam o OpenVPN terá um conjunto de valores padrão que devem colocar você on-line imediatamente.
Uma vez instalado, basta abrir o software VPN e selecione conectar. Alguns aplicativos oferecem uma lista de servidores VPN para você escolher, outros usam o fechamento ou o mais rápido. Isso difere por fornecedor. De qualquer forma, o programa irá dar um aperto de mão e conectar-se e você estará conectado à sua VPN. Use um serviço como WhatIsMyIPAddress para verificar se você está conectado.
Use o Windows para conectar-se a uma VPN
Se você usa o Windows 10, a conexão a uma VPN é agora mais fácil do que nunca. Nas edições anteriores do Windows, embora a configuração inicial fosse simples, o sistema operacional apresentava todos os tipos de problemas para manter as conexões VPN e, se interrompido, poderia ser muito difícil recuperar essa conexão. Felizmente, as coisas melhoraram muito no Windows 10.
- Clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar do Windows e selecione Configurações.
- Selecione Rede e Internet e VPN.
- Selecione Adicionar VPN e insira os detalhes da sua conexão. O provedor será o Windows (embutido). Adicione os outros detalhes, conforme fornecido pelo fornecedor da VPN.
- Selecione Salvar quando terminar.
Mantenha a janela da VPN aberta enquanto testamos.
- Selecione o ícone pequeno balão ao lado do relógio do Windows.
- Selecione Rede e, em seguida, selecione sua conexão VPN.
- Permita que o Windows se conecte e forneça qualquer autenticação adicional que seu fornecedor possa exigir.
- Teste a conexão usando a internet.
O Windows 10 faz um trabalho credível de gerenciamento de conexões VPN agora, portanto, mesmo que seu fornecedor forneça um programa, você não precisará necessariamente usá-lo. A única desvantagem do uso do Windows para gerenciar a conexão é que a seleção de servidores é difícil. Você deve inserir o nome ou o endereço do servidor manualmente no aplicativo de configuração da VPN toda vez que quiser alterar. Fora isso, é uma experiência perfeita.
Use seu roteador para conectar-se a uma VPN
Para segurança máxima, você pode configurar seu roteador para conectar-se apenas através de uma VPN. Isso evita que você precise instalar o aplicativo VPN em todos os dispositivos da sua casa e ensinar a todos como usá-lo.
A desvantagem de uma VPN no nível do roteador é se você precisar acessar o conteúdo em outro local ou se o servidor VPN de destino ficar inativo, você precisará configurar manualmente uma nova. Você também precisará de um roteador capaz de atuar como um cliente VPN. Muitos podem atuar como um servidor VPN para permitir acesso remoto ao roteador, mas poucos podem atuar como um cliente, permitindo o acesso à Internet. Além disso, é uma maneira muito eficaz de aumentar a privacidade e a segurança.
Se o seu roteador não puder atuar como um cliente VPN, você poderá atualizar o firmware para o DD-WRT se ele for compatível ou usar os dois métodos anteriores. Realizei essa atualização no meu roteador Linksys WRT 1900 ACS sem nenhum problema. Você pode baixar os arquivos do cliente VPN do seu provedor de VPN, carregá-los no seu roteador e partir daí.
Infelizmente, é impossível listar instruções específicas sobre como fazer isso porque elas diferem de fabricante para fabricante. O link acima para o site DD-WRT possui todas as informações necessárias para executar a atualização, se você estiver curioso.
Essas são as três principais maneiras de se conectar a uma VPN, usando um computador ou dispositivo móvel. Agora você não tem desculpa para não proteger sua privacidade!