Anonim

As telas sensíveis ao toque estão por toda parte e são uma grande parte da vida cotidiana das pessoas. Todo smartphone no mercado tem um, e agora eles também estão aparecendo em carros e eletrodomésticos. Como eles realmente funcionam?

Existem algumas tecnologias de tela sensível ao toque por aí, mas duas são mais comuns que as demais. Um está se tornando uma tecnologia herdada, enquanto o outro se tornou a implementação mais dominante.

Telas sensíveis ao toque resistivas

Links Rápidos

  • Telas sensíveis ao toque resistivas
    • Construção
    • Como funciona
    • Desvantagens
  • Telas sensíveis ao toque capacitivas
    • Construção
    • Como funciona
    • Desvantagens
  • Encerramento

As telas sensíveis ao toque resistivas foram a primeira maneira importante de fazer as telas sensíveis ao toque. A maioria dos dispositivos touchscreen convencionais anteriores usavam telas sensíveis ao toque resistivas, e as chances são de que, se você tiver uma tela de toque único, ela ainda o faz.

Construção

As telas sensíveis ao toque resistivas são feitas de três camadas. A camada inferior é um pedaço de vidro com uma grade de filme condutor. Então, há uma lacuna muito fina de ar. No topo, há filme plástico que também possui uma grade clara de material condutor. Os fios que saem da camada de vidro passam para um microcontrolador que pode interpretar a interação com a tela e fornecer essas informações ao próprio dispositivo.

Como funciona

Quando você toca na tela, está pressionando o filme plástico no vidro. As grades condutoras em cada superfície se encontram e completam um circuito. Posições diferentes na grade produzem tensões diferentes. Essas voltagens são passadas para o controlador da tela, que usa a voltagem para interpretar a posição na tela tocada e transmiti-la ao dispositivo.

Desvantagens

As telas sensíveis ao toque resistivas são analógicas. Eles dependem da medição de mudanças de tensão. Essas telas também exigem "parte móvel". A posição física das camadas condutoras é importante e elas podem se deslocar ao longo do tempo, resultando em imprecisões e recalibração.

As telas resistivas tendem a ser menos responsivas e menos duráveis ​​devido à sua construção também.

Telas sensíveis ao toque capacitivas

As telas sensíveis ao toque capacitivas são a resposta para seus predecessores resistivos. Estes são os pioneiros atuais no mundo da tela sensível ao toque. Com tela sensível ao toque capacitiva vieram telas multitoque.

As telas sensíveis ao toque capacitivas têm alguns outros nomes, caso você as encontre. As pessoas também as chamam de telas projetadas de capacitância, pro-cap ou p-cap.

Construção

As telas sensíveis ao toque capacitivas têm partes semelhantes às telas resistivas, mas possuem algumas diferenças importantes. Eles têm uma base de vidro fina com uma grade condutora. No meio, há uma camada ultrafina de material não condutor, geralmente vidro. Então, do lado de fora, há outra camada condutora rígida com uma grade de condutores. Obviamente, também existem fios saindo da base com um controlador que se conecta ao dispositivo.

Como funciona

As telas sensíveis ao toque capacitivas funcionam como capacitores. Eles armazenam uma taxa. Essa cobrança é mínima, no entanto. Quando o dedo entra em contato com a camada condutora superior, ele compete com um circuito e a carga é descarregada no dedo. Essa mesma conexão permite que a carga entre na camada inferior e também seja medida lá.

O controlador pode usar os condutores e seu posicionamento, bem como a magnitude da atividade elétrica para medir sua interação com a tela. Como essas telas sensíveis ao toque podem medir a atividade de cada capacitor separadamente, elas podem interpretar vários toques ao mesmo tempo.

Desvantagens

As telas sensíveis ao toque capacitivas têm desvantagens muito mais mínimas, mas ainda estão lá. Primeiro, eles podem ser influenciados por interferência eletromagnética. Se houver um campo eletromagnético suficientemente forte gerado por outro dispositivo eletrônico ou mesmo por um componente do mesmo dispositivo, a tela poderá ler entradas incorretas.

Como essas telas leem todos os seus capacitores individualmente, elas podem receber muita entrada. Quando o rosto ou a palma da mão atinge a tela do telefone, ele é atingido com uma carga de dados de entrada. Esse telefone precisa determinar se deve tentar agir sobre tudo ou descartá-lo. Isso requer recursos adicionais do sistema.

Encerramento

As telas sensíveis ao toque são convenientes e fazem parte da vida cotidiana de todos. Embora possam parecer mágicas, existem alguns princípios eletrônicos bastante básicos em jogo.

Como as telas sensíveis ao toque funcionam?