Anonim

Nunca foi tão fácil ouvir sua voz. Agora é possível dar a sua opinião sobre o que estiver em sua mente e divulgá-la para que as pessoas leiam e concordem ou discordem. É uma era de ouro para a comunicação e a expressão pessoal. Mas como você inicia um blog? Como você planeja uma postagem no blog? Onde tudo começa?

Consulte também o nosso artigo Os planos mais baratos para celulares

Comecei a blogar há mais de uma década e venho fazendo isso praticamente todos os dias desde então. Vou mostrar por onde começar, como planejar, como criar o blog, encontrar um host e todas essas coisas boas. No final deste guia, você terá tudo o que precisa para iniciar um blog.

Não vou abordar a mecânica de encontrar um nicho e criar idéias para posts aqui. Esse é um post para outro dia. Em vez disso, falo sobre como configurar o próprio blog e planejar sua programação de postagem.

O que você precisa para iniciar um blog

Links Rápidos

  • O que você precisa para iniciar um blog
  • Escolhendo um host
    • Dreamhost
    • Host Gator
    • Anfitrião Azul
    • Hospedagem24
  • Nome do domínio
  • Plataforma de blogs
  • Os próximos passos na criação do seu blog
    • Design do blog
  • Agenda de publicação
  • Indo para a frente

A criação de um blog é muito simples. Tudo que você precisa é um local para hospedar seu blog, um nome de domínio e uma plataforma de blog. O resto é baixo para a sua criatividade, determinação e poder de permanência.

Escolhendo um host

Um host é a empresa que você paga para hospedar seu blog na internet. Você pode fazer isso de graça e usar plataformas como o Blogger, mas isso é muito pequeno. Os hosts gratuitos incluem publicidade e o Blogger inclui branding. Se você deseja preparar seu blog para a grandeza e se certificar de que está pronto e capaz de crescer junto com seus leitores, use um host.

Essencialmente, você aluga espaço no servidor em que adiciona seu blog. Esse blog fica visível na internet para todo mundo ver. Juntamente com um nome de domínio, o host permite publicar seu trabalho on-line e para que as pessoas o encontrem. Você paga mensalmente pela hospedagem na web, geralmente apenas alguns dólares por mês. Você também paga pelo nome do domínio, embora muitos hosts da Web lhe dêem o nome gratuitamente por um ano. Depois disso, fica na região de US $ 9, 99 por ano depois disso.

Não farei recomendações específicas sobre hosts da Web aqui, mas vale a pena conferir a seguir. Cada um deles é considerado confiável, econômico e um host decente.

Dreamhost

A Dreamhost é uma empresa de hospedagem estabelecida há muito tempo, especializada em hospedagem WordPress. Existe um aplicativo para criação de sites disponível quando você compra hospedagem que facilita a configuração de seu próprio blog.

Host Gator

O Host Gator é outro host da web que possui um produto de hospedagem específico para WordPress. Como o Dreamhost, o Host Gator é considerado confiável, rápido e uma boa maneira de começar sua carreira de blog on-line. Com planos de apenas US $ 5, 95 por mês, também é um valor decente.

Anfitrião Azul

O Blue Host é outro host da Web que possui um produto específico para ajudar os usuários do WordPress. Também oferece um nome de domínio gratuito em todos os planos de hospedagem, o que economiza um pouco mais de dinheiro. A instalação com um clique do WordPress é um recurso interessante que também poupará tempo.

Hospedagem24

Hosting24 é um host confiável que também oferece um domínio gratuito e otimização para WordPress. É considerado confiável e usa o cPanel, que é uma interface muito simples para gerenciar seu blog. Este host também é muito bem revisado por seus usuários.

Nome do domínio

Agora que você tem algumas idéias para hospedagem, é necessário criar um nome interessante para chamar seu blog. Chamar de 'Blog do Computador de Dave' não vai ganhar nenhum prêmio por criatividade ou se destacar da multidão. Você precisa usar um pouco de imaginação e criatividade, mantendo-o descritivo.

Esta página tem ótimas idéias para nomear seu blog, além de alguns exemplos de nomes interessantes.

Então esse é o nome de hospedagem e domínio classificado.

Plataforma de blogs

Uma plataforma de blogs é o software usado para hospedar as páginas do seu blog e criar o site. Os bons também adicionarão recursos interessantes, como comentários, bate-papo, janelas pop-up e todos os tipos de elementos interativos. Uma plataforma de blogs também é conhecida como CMS (Content Management System), pois é o que faz, gerencia o conteúdo do blog.

Existem muitos CMS para escolher, mas para começar, sugiro usar o WordPress. É muito poderoso e simples de usar. A documentação é excelente e não há um problema que alguém não tenha encontrado e publicado uma solução alternativa. Também é gratuito e tem centenas de plugins que você pode usar para adicionar recursos. Também é grátis.

Outros CMS incluem Joomla, Drupal, Scoop, TypePad, Tumblr e Gawker. Também existem personalizados e dezenas de pagos pelo CMS. Cada um faz a mesma coisa de maneira um pouco diferente e todos são bons em CMS. Eu ainda sugiro o WordPress para iniciantes, pois possui a curva de aprendizado mais rasa e a melhor documentação disponível. Além disso, a comunidade de usuários e programadores é enorme e muito vocal, assim você sempre encontrará uma resposta para sua pergunta.

Alguns hosts da web oferecem instalação com um clique. É aqui que você compra seu nome de domínio e hospedagem, efetua login e clique no botão WordPress no painel de controle. O sistema carregará a versão mais recente do WordPress, configurará o banco de dados que ele usa para executar e configurar tudo para uso. Tudo o que você precisa é adicionar o nome, criar um login e começar a usar o sistema. É realmente fácil!

Os próximos passos na criação do seu blog

Então você tem sua hospedagem, nome de domínio legal e uma instalação do WordPress em funcionamento. Então o que vem depois? Existem algumas coisas para cuidar. Você precisa de um design de blog atraente, um cronograma de publicação e interação nas mídias sociais.

Design do blog

O WordPress vem com alguns modelos básicos de design para você começar a funcionar, mas eles não o servirão por muito tempo. Depois de entender como o WordPress funciona e você publicar algumas postagens, rapidamente desejará melhorar o design.

O bom do WordPress é que ele divide o CMS em dois, o front end e o back end. O front end é onde você escreve e publica e inclui todos os plug-ins que você usa. Ele também inclui o tema, que é a aparência do blog. O back-end é a mecânica do site. O banco de dados, JavaScript e código. Depois de configurar o WordPress, não há necessidade de interagir com o backend. Você não precisa saber o código ou como tudo funciona.

O WordPress usa temas para dar uma nova aparência. Google 'temas WordPress' para ver o que quero dizer. Existem milhares de temas gratuitos e premium do WordPress que você pode usar para dar ao seu blog a aparência desejada. Tudo o que você precisa é baixar o tema, enviá-lo para o WordPress e mexer com ele até que pareça perfeito.

Agenda de publicação

Muito trabalho já foi feito para estudar os hábitos de leitura das pessoas e o melhor momento para publicar um blog. Como você também publicará sua postagem nas mídias sociais, vale a pena ler também sobre o melhor momento para publicar ou promover nas mídias sociais. Felizmente, os caras da Kissmetrics fizeram o trabalho duro para nós com 'A Ciência do Social Timing Part 3: Timing e Blogging'. O Problogger fez algo semelhante com "Quando é o melhor momento para publicar postagens no blog?".

Dependendo do seu nicho, esse conselho pode funcionar para você ou não. Caso contrário, você poderá experimentar agendar horários até encontrar um que funcione para você.

Um conselho sobre o desenvolvimento de uma programação de publicação. Depois de ter um, cumpri-lo como um relógio. As pessoas rapidamente adquirem o hábito de esperar certas coisas em determinados momentos. Deixe-os para baixo e eles começam a perder o interesse. Não faça isso. Escreva com antecedência, agende suas postagens ou o que for. Mas depois de definir um cronograma regular, cumpra-o.

Depois de postar, lembre-se de promovê-lo em suas redes sociais. Faz sentido criar Facebook, Twitter, Snapchat, Instagram e outras contas de mídia social em nome do seu blog. Embora demore mais para criar um número a seguir, também cria autoridade que você deseja ter se quiser que as pessoas leiam o que você escreve. Promova todas as postagens nessas redes sempre que publicar.

O WordPress possui alguns plugins que postam automaticamente seus blogs em suas contas de mídia social, o que torna a vida um pouco mais gerenciável. Existem milhares de plugins que permitem tudo, desde bots de bate-papo até lojas on-line completas, e você deve se familiarizar com o que é possível depois de ter abordado os conceitos básicos de blog e execução de um site WordPress.

Avançando

Então agora você tem um host, nome de domínio, instalação do WordPress em funcionamento e uma idéia de como torná-la boa. Você tem algumas leituras para fazer em relação às agendas de postagem, mas agora tem tudo o necessário para criar um blog e levá-lo para o futuro. Tudo o que você precisa fazer agora é pensar em algo para escrever. Boa sorte com isso!

Como escrevo um blog? - um guia para iniciantes absolutos