Anonim

Nem todos os sites na World Wide Web são seguros para visitar. Há um grande número de propriedades on-line que não são seguras para você ou para uma pequena visita. Não apenas existem vários sites por aí que simplesmente existem para plantar malware e vírus em computadores, mas todos sabemos que existem vários sites com uma natureza altamente sugestiva. Além disso, há muito desperdício de tempo por aí também - sites de mídia social como Facebook e Twitter, ou propriedades de entretenimento como YouTube ou Netflix.

Dito isto, você pode estar se perguntando como pode bloquear manualmente alguns desses sites para que não possam ser acessados ​​no seu computador ou até na sua rede. Felizmente, mesmo para os leigos, é muito fácil impedir que um site seja acessível no nível do dispositivo e até no nível da rede. Não sabe como fazer isso acontecer? Siga-nos e mostraremos como.

Bloqueando sites no Windows 10

Uma maneira com a qual muitos não estão familiarizados é que você pode realmente bloquear sites no nível do sistema no Windows 10. Configure-o corretamente e, independentemente do navegador usado, o site bloqueado ficará inacessível.

Para começar, abra o Windows Explorer no PC em que deseja bloquear um site. Em seguida, navegue até o caminho do arquivo C: \ Windows \ System32 \ drivers \ etc. Se você não possui o Windows 10 instalado na sua unidade C: \, basta substituir o caminho do arquivo pela unidade em que o Windows 10 está instalado (ou seja, se você o tiver instalado na unidade D: \, ele se tornará D: \ Windows \ System32 \ drivers \ etc).

Em seguida, clique duas vezes no arquivo que diz hosts . Quando solicitado, escolha abri-lo com o Bloco de Notas. Se não abrir com o Bloco de notas, feche o programa em que o abriu e clique com o botão direito do mouse em hosts e selecione Abrir com> Bloco de notas.

Agora, coloque o cursor no final da última linha e pressione Enter para criar uma nova linha. É aqui que podemos começar a bloquear sites individuais.

Nessa nova linha, digite 127.0.0.1 . Pressione a barra de espaço uma vez e digite o URL que deseja bloquear. Portanto, no documento, seria algo assim:

127.0.0.1 www.facebook.com
127.0.0.1 www.youtube.com
127.0.0.1 www.anyurlyouwanttoblock.com

Agora salve o documento. Você pode fazer isso abrindo a guia Arquivo no canto superior esquerdo e pressionando Salvar, ou pode usar o comando de código curto Ctrl + S.

Feche os navegadores que você abriu, abra novamente o navegador e tente acessar um desses sites que você acabou de bloquear. Ele não deve ser exibido no seu navegador.

Bloqueando sites no Mac

O processo para bloquear um site no Mac é semelhante ao Windows 10, mas há algumas pequenas diferenças, pois o macOS é uma máquina baseada em Linux.

Primeiro, abra o Terminal no Mac. Você pode fazer isso clicando na lupa no canto superior direito e digitando “terminal”, ou pode acessar o Terminal abrindo o Launchpad no seu dock e clicando no aplicativo Terminal . Isso pode estar oculto em uma outra foto.

Agora, no Terminal, digite o comando sudo nano / etc / hosts . Você será solicitado a digitar a senha de administrador do sistema - digite-a e pressione Enter .

Se inserido corretamente, isso abrirá o banco de dados do arquivo host. Agora, precisamos mover o cursor para a próxima linha aberta, logo abaixo de : 1 localhost . Na nova linha, podemos finalmente bloquear o URL ou site de sua preferência digitando 127.0.0.1 www.facebook.com, mantendo um espaço entre o endereço IP e o URL.

Por fim, pressione o código curto Ctrl + O para salvar suas alterações. Pressione o botão Enter e, em seguida, pressione o código abreviado Ctrl + X. Por fim, digite o comando sudo dscacheutil -flushcache . Agora, você pode sair do Terminal.

Se você tiver algum navegador aberto, feche-o. Pode ser necessário clicar com o botão direito do mouse em um dos ícones do navegador e selecionar o botão Sair para fechar completamente. Depois de fazer isso, abra seu navegador preferido e tente navegar para um dos sites ou URLs que tentamos bloquear. Não deve ser capaz de aparecer. De fato, você deve receber uma mensagem como "O Safari não conseguiu se conectar " ou "O Firefox não conseguiu acessar o servidor ".

No iOS

Embora seja um pouco mais complicado bloquear sites no nível do sistema no Mac e no Windows 10, na verdade é muito fácil bloquear sites em plataformas móveis como iOS. Na verdade, o Safari possui restrições internas para impedir o usuário de acessar sites adultos, bem como quaisquer sites específicos que você deseja bloquear.

No iOS, abra o aplicativo Configurações e, na barra de Pesquisa, digite Restrições de conteúdo e privacidade . Toque na opção exibida e digite a senha do dispositivo para acessá-la. Em seguida, gire o controle deslizante Restrições de conteúdo e privacidade para a posição "Ativado". Agora é aqui que podemos configurar algumas regras gerais para acessar URLs confidenciais.

Agora, toque na seção Restrições de conteúdo e, na categoria Conteúdo da Web, podemos criar algumas regras gerais. Por padrão, ele permite acesso irrestrito à Web. Toque em Conteúdo da Web e você pode escolher entre três regras diferentes: Acesso Irrestrito, Limitar Sites Adultos ou Somente Sites Permitidos .

Escolha qual parece melhor para você; no entanto, se você quiser bloquear sites individuais, poderá fazê-lo apenas selecionando a seção Somente sites permitidos . Já existem alguns básicos já aprovados, mas você pode adicionar permissões para domínios específicos tocando na opção Adicionar site na parte inferior da lista. Para adicionar um site à lista, toque no link Adicionar site, atribua um nome e digite o URL que você deseja permitir.

No nível da rede

Facilmente, a melhor maneira de bloquear um site é no nível da rede. Isso significa que, não importa qual dispositivo alguém esteja usando e que navegador alguém esteja usando, desde que estejam conectados à sua rede sem fio, o endereço IP do site que você bloqueou no roteador estará inacessível.

O primeiro passo é fazer login no seu roteador. O processo é diferente para quase todas as marcas de roteadores; portanto, você precisará consultar o manual do roteador sobre como acessar as opções de administrador. Você também pode procurar orientações on-line, obtendo o número do modelo no seu roteador e pesquisando na Web. Você também pode precisar descobrir qual é o nome de usuário e a senha, embora em muitos roteadores, o padrão seja geralmente admin para o nome de usuário e a senha para a senha.

Também é importante notar que o processo para bloquear um site de marca para marca é um pouco diferente, pois cada marca geralmente possui seu próprio software para seus roteadores. Dito isto, o processo ainda é semelhante e, pelo menos em idéia, o mesmo.

Por exemplo, em um roteador NetGear, você entra no painel de administração digitando as credenciais, conforme descrito acima, e navegando até a guia Avançado . A partir daí, em Segurança no menu de navegação esquerdo, clique no link Bloquear sites .

Por fim, a área para bloquear um site é " Digite a palavra-chave ou o nome de domínio aqui ". Nesse campo, digite o URL que você deseja bloquear e pressione o botão Adicionar palavra- chave . Esse domínio agora está bloqueado na sua rede sem fio.

Serviços DNS

Uma maneira final de bloquear conteúdo confidencial e sites específicos é através de uma simples alteração no servidor DNS. Por exemplo, o OpenDNS é um popular filtro de conteúdo DNS on-line que mantém o conteúdo confidencial fora da sua rede. É grátis e realmente muito fácil de configurar no nível do roteador. O OpenDNS fornece instruções generalizadas sobre como fazer isso, bem como instruções específicas do roteador para vários modelos diferentes. O processo de instalação é literalmente tão simples quanto alterar os servidores de nomes DNS no seu roteador.

Depois de configurá-lo, o OpenDNS permitirá que você coloque na lista negra os sites que você não deseja na sua rede, ou você pode até colocar na lista de permissões sites que sempre deseja. É uma ótima maneira de manter você e sua família em segurança enquanto navega na Web.

Desbloquear sites e contornar os bloqueios

Se você decidir que é hora de desbloquear alguns dos sites para os quais você configura bloqueadores, é bastante fácil refazer suas etapas e remover os valores que inserimos. Por exemplo, você pode voltar ao arquivo de hosts do Windows 10 e remover os URLs e endereços inseridos e o mesmo no Mac. No nível da rede, é tão simples quanto fazer login novamente no roteador e remover os sites que entramos.

Também devemos observar que, às vezes, crianças e pessoas são realmente inteligentes e conseguem contornar alguns desses bloqueios com bastante facilidade. Por exemplo, se você estiver usando algo como o OpenDNS na sua rede para bloquear sites e conteúdo confidencial, é possível acessar facilmente as configurações do PC e inserir um novo servidor DNS para contornar esses bloqueios. Leva apenas alguns segundos para fazer isso, especialmente com servidores DNS públicos gratuitos disponíveis na ponta dos dedos.

Encerramento

Como você pode ver, é realmente muito fácil bloquear um site. Há uma variedade de métodos e maneiras de fazer isso, e todas as plataformas diferentes também.

Você tem uma maneira favorita de bloquear um site? Ou você se perdeu em algum lugar do processo? Desligue o som na seção de comentários abaixo - adoraríamos ouvir você de qualquer maneira e até ajudá-lo, se pudermos!

Como faço para bloquear um site?