Um dos aspectos geralmente positivos do OS X é que o sistema operacional tenta proteger o usuário de ações ou eventos que podem prejudicar o sistema ou colocar em risco os dados do usuário, como impedir a modificação dos arquivos principais do sistema e desativar proativamente os plugins inseguros do navegador. Mas usamos deliberadamente o qualificador "geralmente", porque às vezes o OS X pode ir um pouco longe demais , principalmente quando se trata de usuários mais avançados que entendem os riscos e se sentem à vontade para operar com um nível de controle mais alto.
Um ótimo exemplo de um recurso de segurança do OS X que pode ser mais irritante do que útil é o aviso de software nocivo, também conhecido como a mensagem "você tem certeza de que deseja abrir este arquivo?", Que aparece virtualmente toda vez que um usuário tenta abra um arquivo baixado que não se originou na Mac App Store ou de um desenvolvedor confiável e assinado.
Quando essa mensagem de aviso é acionada, em vez de simplesmente abrir o arquivo ou aplicativo, o usuário é forçado a parar, verifique se o arquivo que está sendo aberto é o pretendido e, em seguida, clique manualmente em "Abrir" para prosseguir. Provavelmente, isso é bom para usuários menos experientes, que não entendem completamente que malware e vírus geralmente se disfarçam como tipos de arquivos comuns. Mas para usuários avançados que estão constantemente baixando e abrindo aplicativos e arquivos, o Aviso de software nocivo serve principalmente como uma interrupção irritante e frustrante do fluxo de trabalho.
Sim, eu tenho certeza, Dagnabbit!
Felizmente, você pode desativar a mensagem de aviso "Tem certeza de que deseja abrir este arquivo?" Com uma rápida viagem ao Terminal. Inicie o Terminal na pasta Aplicativos> Utilitários (ou procure-o com o Spotlight), copie e cole o seguinte comando na janela Terminal e pressione Retornar para executá-lo.
os padrões gravam com.apple.LaunchServices LSQuarantine -bool NO
Você precisará reiniciar o Mac para que as alterações entrem em vigor, salve todos os arquivos abertos e reinicie. Ao fazer login novamente no OS X, tente abrir um arquivo baixado que anteriormente teria produzido a mensagem de aviso (um aplicativo útil como o Handbrake é uma boa maneira de testar se você não tem outros arquivos baixados prontos e aguardando).
Ao iniciar o aplicativo ou abrir seu arquivo de teste, você notará que a ação é executada sem o Aviso de software nocivo. Isso realmente coloca você em maior risco, mas se você for cuidadoso sobre onde obtém seus arquivos on-line e se for cuidadoso sobre quais arquivos você escolhe abrir, desativar esse recurso pode eliminar um grande aborrecimento e garantir que O OS X nunca perguntará se você tem “certeza de que deseja abrir este arquivo” novamente.
Observe que este é um comando no nível do usuário; portanto, você precisará executar esse processo para cada conta de usuário no seu Mac na qual deseja desativar o Aviso de software nocivo.
Não há guardador neste portão
É importante ressaltar que, apesar da funcionalidade, idioma e intenção semelhantes, o Aviso de software nocivo é tecnicamente separado das configurações de segurança do Gatekeeper do OS X, embora os dois possam realmente se cruzar em determinadas circunstâncias.
O Gatekeeper, introduzido no OS X Mountain Lion (e posteriormente adicionado ao OS X Lion pela atualização 10.7.5), é um recurso de segurança que permite aos usuários definir quais aplicativos podem ser executados em seu Mac com base na origem do aplicativo. Por exemplo, os usuários podem limitar um Mac para executar apenas aplicativos que foram obtidos na Mac App Store (a configuração mais segura), executar aplicativos da Mac App Store e de desenvolvedores registrados na Apple (configuração recomendada) ou execute qualquer aplicativo independentemente da fonte (a configuração "tradicional" de como o OS X operava antes da introdução do Gatekeeper, mas também a menos segura).
Quando uma das duas primeiras configurações é ativada e o usuário tenta executar um aplicativo que não atenda ao nível de segurança dessa configuração - por exemplo, tentando executar um aplicativo como o OnyX quando a configuração de segurança é configurada para oferecer suporte apenas a aplicativos do Mac App Store - Gatekeeper apresenta uma mensagem bastante semelhante ao Aviso de Software Nocivo, informando aos usuários que eles podem estar tentando abrir um software potencialmente perigoso.
Mas há um pouco de peculiaridade na maneira como esses recursos funcionam juntos. Se você executar o comando acima para desativar o Aviso de software nocivo, isso também desativará os avisos do Gatekeeper. No entanto, isso não funciona na direção oposta . Ou seja, se você desativar completamente o Gatekeeper, você ainda receberá a mensagem de aviso "tem certeza de que deseja abrir este arquivo?" Toda vez que tentar abrir um arquivo baixado não reconhecido.
Portanto, é importante lembrar como esses dois recursos de segurança do OS X funcionam e as diferenças entre eles, especialmente quando você está ajudando alguém a configurar o Mac.
Ok, talvez eu não tenha tanta certeza, afinal
Se você sentir falta da segurança adicional oferecida pelo Aviso de Software Nocivo ou se planeja permitir que outras pessoas acessem sua conta de usuário e desejem proteções aprimoradas, é possível reativá-la com o seguinte comando Terminal:
os padrões gravam com.apple.LaunchServices LSQuarantine -bool YES
Assim como quando você desativou o Aviso de software nocivo, precisará reiniciar o Mac para que a alteração entre em vigor. Lembre-se também de que, como uma alteração no nível do usuário, você precisará inserir este comando em cada conta de usuário em que o aviso esteja desativado.