Se você deseja proteger totalmente o seu computador, precisa desativar o Windows Defender no Windows 10 e usar algo mais eficaz. Aqui está como.
Consulte também o nosso artigo Como acelerar o Windows 10 - O melhor guia
O Windows Defender é o próprio conjunto de segurança antivírus e malware da Microsoft, incorporado ao Windows 10. Embora tenha percorrido um longo caminho em termos de facilidade de uso e eficácia, ainda está muito atrás dos programas de terceiros projetados especificamente para a tarefa. Ele protege os computadores até certo ponto e certamente é melhor do que nada, mas fica muito atrás de outros conjuntos de segurança em testes independentes.
Tempos de teste para o Windows Defender
No mundo dos antivírus, existem duas empresas de teste independentes às quais você deve prestar atenção, AV-Comparatives e AV-Test. Ambos ganharam uma reputação global por oferecer o melhor e mais profundo teste de software e soluções de segurança. Ambas as organizações colocam o Windows Defender no terço inferior dos resultados.
Isso se deve principalmente à detecção e desempenho de dia zero. A proteção de dia zero significa estar ciente das ameaças mais recentes e ter uma assinatura carregada para reconhecê-las. Desempenho significa quanto o seu computador fica mais lento enquanto o Defender verifica ou remove ameaças.
Embora o Windows Defender definitivamente não seja o pior desempenho do mercado, certamente não é o melhor. Considerando que há uma seleção de alternativas gratuitas e premium com desempenho muito melhor, faz sentido substituí-lo por algo mais eficaz.
Desativar o Windows Defender no Windows 10
Há duas maneiras de desativar o Windows Defender no Windows 10. Você pode usar o registro ou o Editor de Diretiva de Grupo. Os usuários do Windows 10 Home não têm acesso ao GPEdit, portanto, terão que usar o registro. Os usuários do Windows 10 Pro podem fazer qualquer um.
Você também pode desativar o Windows Defender temporariamente no menu Configurações, mas não diz quanto tempo permanece inativo.
- Navegue para Configurações e Atualização e segurança.
- Selecione Windows Defender.
- Desligue o interruptor em Proteção em tempo real.
Desabilitar o Windows Defender usando o registro
Antes de fazer alterações no registro, faz sentido criar um ponto de restauração do Windows ou, pelo menos, fazer um backup do registro. Depois de concluído, siga estas etapas.
- Pressione a tecla Windows + R, digite 'regedit' e pressione Enter.
- Navegue para 'HKEY_LOCAL_MACHINE \ SOFTWARE \ Policies \ Microsoft \ Windows Defender'.
- Navegue até a chave 'DisableAntiSpyware' e altere o valor para 1.
Se você não vir a chave DisableAntiSpyware, crie-a.
- Com a pasta Windows Defender selecionada no painel esquerdo do regedit, clique com o botão direito do mouse no painel direito e selecione novo.
- Selecione o valor DWORD (32 bits) e denomine 'DisableAntiSpyware'.
- Clique com o botão direito do mouse na nova chave e atribua a ela o valor 1.
Você precisará reiniciar o computador quando terminar de implementar a alteração.
Se, por algum motivo, você quiser ativar o Windows Defender novamente, basta repetir o procedimento acima e alterar o valor de DisableAntiSpyware para 0 para desativar a chave. Em seguida, reinicie mais uma vez e o Defender estará de volta.
Desabilitar o Windows Defender usando o Editor de Diretiva de Grupo
Se você preferir deixar o registro em paz e usar o Windows 10 Pro, use o Editor de Diretiva de Grupo para desativar o Windows Defender.
- Pressione a tecla Windows + R, digite 'gpedit, msc' e pressione Enter.
- Navegue para 'Configuração do computador, Modelos administrativos, Componentes do Windows, Windows Defender'.
- Clique duas vezes em 'Desativar o Windows Defender' no painel direito.
- Selecione 'Ativado' à esquerda para desativá-lo.
- Selecione Aplicar e, em seguida, OK para configurá-lo.
Você precisará reiniciar o computador para implementar a alteração.
Escolhendo uma solução alternativa de segurança
Você nunca deve nunca usar um computador sem alguma forma de segurança em execução nele. É um triste estado de coisas, mas existe. Felizmente, existem dezenas de soluções antivírus e malware de alta qualidade por aí para você escolher. Use essas duas organizações acima para ver qual é a melhor e qual você mais gosta da aparência.
Você verá que existem versões gratuitas e premium de muitos produtos de segurança no mercado. A única coisa que você deve saber é que não há diferença na qualidade da proteção entre os dois. A diferença está nos recursos oferecidos no produto e não na eficácia dele. Não é do interesse de ninguém fornecer um nível inferior de proteção em um produto gratuito. Isso nos colocará contra o fabricante e colocará mais computadores em risco de infecção.
As empresas de software oferecem versões gratuitas de seus produtos para seduzi-lo a comprar a versão premium. Eles esperam que você fique tão impressionado com a velocidade e a eficácia do software livre que possa ficar tentado a proteger outros elementos do seu computador e pagar pelo privilégio. Isso não aconteceria se eles usassem um produto inferior como incentivo.
Na minha opinião, substituir o Windows Defender no Windows 10 é uma das primeiras coisas que você deve fazer com um novo computador. Pelo menos agora você sabe como deve fazer o mesmo.