O Controle de Conta de Usuário (UAC) é um recurso de segurança introduzido pela Microsoft no Windows Vista e otimizado no Windows 7 e 8. Impede a instalação de certos aplicativos e altera as configurações de todo o sistema, a menos que autorizado por um usuário com privilégios administrativos.
Embora não seja tão intrusivo quanto no Vista, o UAC ainda pode ser um aborrecimento para alguns usuários que precisam instalar software frequentemente ou modificar as configurações do sistema. Se você estiver disposto a aceitar os riscos, poderá desativar o UAC no Windows 8 com as seguintes etapas.
Primeiro, inicie o Painel de controle e vá para Sistema e segurança> Ferramentas administrativas> Diretiva de segurança local . No lado esquerdo da janela Diretiva de segurança local, localize "Opções de segurança" em "Diretivas locais".
Role para baixo até ver uma lista de itens rotulados como "Controle de conta de usuário". Aqui, você pode desativar o UAC completamente clicando duas vezes em cada item e escolhendo "Desativado" ou pode personalizar a maneira como ele opera, por exemplo, desativando o UAC solicita instalações de software.
Como alternativa, você pode desativar a maioria dos prompts do UAC enquanto ainda deixa determinadas partes do UAC ativadas. Para fazer isso, vá para Painel de Controle> Contas de Usuário e Segurança Familiar> Contas de Usuário . Escolha "Alterar configurações de controle de conta de usuário" e deslize a barra da esquerda para a posição mais baixa. Embora esse método desabilite completamente o UAC no Windows 7, solicitações para determinadas situações, como quando um aplicativo tenta modificar as configurações do sistema, ainda aparecem no Windows 8. Portanto, a necessidade de uma maneira de desabilitar completamente o UAC com as etapas acima.
Duas advertências: primeiro, devido à maneira como a Microsoft estruturou o ambiente de aplicativos no Windows 8, desabilitar o UAC pelo primeiro método impedirá o lançamento de aplicativos no estilo Metro. Esse pode ser um problema importante para alguns usuários, embora seja provável que qualquer usuário experiente que esteja disposto a arriscar desabilitar o UAC não esteja executando muitos aplicativos Metro.
Segundo, é importante reiterar que a desativação do UAC introduz vulnerabilidades significativas no Windows. O sistema operacional Windows fez grandes progressos recentemente em termos de segurança, e o UAC é um grande motivo para seu progresso. Somente usuários que estão totalmente cientes dos riscos e dispostos a aceitar as conseqüências devem considerar desabilitar o UAC.