Este guia do Tech Junkie ensinou como salvar arquivos no OneDrive, que é um dos principais aplicativos de armazenamento em nuvem. O aplicativo OneDrive está pré-instalado e integrado ao Windows 10. No entanto, os usuários do Google Drive ou Dropbox não precisam desse aplicativo; e há várias maneiras de desativá-lo ou desinstalá-lo do Windows, se necessário.
Consulte também o nosso artigo Como usar o Microsoft OneDrive
Removendo o OneDrive após a atualização do criador do Windows 10
Antes do aplicativo Windows Creator Update, não havia uma maneira óbvia de desinstalar o OneDrive do Windows 10. A guia Programas e Recursos não listava o OneDrive, nem era possível removê-lo com o aplicativo Configurações. No entanto, desde que a atualização do Windows 10 Creator começou a ser lançada em abril, os usuários atualizados podem removê-la por meio de Programas e Recursos.
Portanto, se você teve a Atualização do Windows Creator, clique no botão Cortana na barra de tarefas e insira 'programas' na caixa de pesquisa. Selecione Programas e Recursos para abrir a janela na foto abaixo. Selecione OneDrive na lista de software e pressione Desinstalar / Alterar para removê-lo.
Como alternativa, você pode remover o OneDrive com o aplicativo Configurações. Digite 'apps' na caixa de pesquisa da Cortana e selecione Aplicativos e recursos para abrir a janela diretamente abaixo. Em seguida, selecione Microsoft OneDrive a partir daí e pressione o botão Desinstalar .
Desinstalar o OneDrive com o prompt de comando
No entanto, a Atualização do Windows 10 Creator ainda está sendo lançada e ainda não atualizou todo mundo. Se você não estiver atualizado, não poderá desinstalar o OneDrive, conforme descrito acima. No entanto, ainda existem algumas maneiras de remover ou desativar o aplicativo no Windows 10. O prompt de comando fornece outra maneira de desinstalar o OneDrive.
Primeiro, pressione a tecla Win + X para abrir o menu Win X. Selecione Prompt de Comando (Admin) para abrir a janela do Prompt de Comando. Finalize os processos do OneDrive digitando 'taskkill / f / im OneDrive.exe' e pressionando a tecla Retornar.
Existem dois comandos Prompt com os quais você pode remover o OneDrive, dependendo se é uma plataforma Windows de 32 ou 64 bits. Digite '% SystemRoot% \ SysWOW64 \ OneDriveSetup.exe / uninstall' no prompt de comando para Windows de 64 bits e pressione Retornar. Como alternativa, insira '% SystemRoot% \ System32 \ OneDriveSetup.exe / uninstall' para plataformas de 32 bits.
Isso desinstalará o OneDrive, mas você ainda poderá encontrar restos do aplicativo no Gerenciador de Arquivos. Por exemplo, o File Explorer ainda pode incluir a pasta OneDrive. Para apagar isso, digite REG Delete HKEY_CLASSES_ROOT \ CLSID \ {018D5C66-4533-4307-9B53-224DE2ED1FE6} ”/ f e REG Delete“ HKEY_CLASSES_ROOT \ Wow6432Node \ CLSID \ {018D5C66-4533-4307-930}} o prompt de comando. Em seguida, feche o prompt de comando e reinicie o Windows.
Desabilitar o Windows 10 OneDrive com o Editor de Diretiva de Grupo
Os usuários do Windows 10 Enterprise e Pro podem desativar o OneDrive com o Editor de Diretiva de Grupo. O Editor de Diretiva de Grupo é uma ferramenta útil exclusivamente para as edições Enterprise e Pro, que você não pode abrir no Windows 10 Home. A configuração Impedir o uso do OneDrive para armazenamento de arquivos do Editor de Diretiva de Grupo não desinstala o OneDrive, mas o desativa para que o aplicativo não seja mais sincronizado com o armazenamento na nuvem ou tenha uma pasta no Gerenciador de Arquivos.
Para abrir o Editor de Diretiva de Grupo, pressione a tecla Win + R tecla de atalho. Isso iniciará Executar, onde você pode inserir 'gpedit.msc' na caixa de texto para abrir o Editor de Diretiva de Grupo. Em seguida, clique em Configuração do computador > Modelos administrativos e componentes do Windows no painel de navegação esquerdo. Selecione OneDrive para abrir mais opções para esse aplicativo e, em seguida, você pode selecionar a configuração Impedir o uso do OneDrive para armazenamento de arquivos .
Essa configuração abre a janela Impedir o uso do OneDrive para armazenamento de arquivos, que inclui três opções de configuração. Clique no botão Ativado nessa janela para desativar o OneDrive. Em seguida, pressione o botão OK para confirmar as configurações selecionadas. O aplicativo não será mais executado e sincronizado com o armazenamento em nuvem, mas você poderá ativá-lo novamente quando necessário.
Remover o OneDrive com um arquivo em lotes
Os arquivos em lote oferecem outra maneira de remover o OneDrive do Windows 10. Para configurar um arquivo em lotes no Windows 10 que desinstala o OneDrive, primeiro pressione o botão Cortana e digite 'Bloco de notas' na caixa de texto. Em seguida, selecione Bloco de notas para abrir o editor de texto. Copie o script em lotes abaixo com a tecla de atalho Ctrl + C e cole-o no Bloco de Notas pressionando Ctrl + V.
@echo off
cls
defina x86 = ”% SYSTEMROOT% \ System32 \ OneDriveSetup.exe”
defina x64 = ”% SYSTEMROOT% \ SysWOW64 \ OneDriveSetup.exe”
eco Fechando o processo do OneDrive.
eco.
taskkill / f / im OneDrive.exe> NUL 2> & 1
ping 127.0.0.1 -n 5> NUL 2> & 1
eco Desinstalando o OneDrive.
eco.
se existir% x64% (% x64% / desinstalação)
else (% x86% / desinstalação)
ping 127.0.0.1 -n 5> NUL 2> & 1
eco Removendo as sobras do OneDrive.
eco.
r "% USERPROFILE% \ OneDrive" / Q / S> NUL 2> & 1
r “C: \ OneDriveTemp” / Q / S> NUL 2> & 1
r "% LOCALAPPDATA% \ Microsoft \ OneDrive" / Q / S> NUL 2> & 1
r "% PROGRAMDATA% \ Microsoft OneDrive" / Q / S> NUL 2> & 1
eco Removendo o OneDrive do painel lateral do Explorer.
eco.
REG DELETE "HKEY_CLASSES_ROOT \ CLSID \ {018D5C66-4533-4307-9B53-224DE2ED1FE6}" / f> NUL 2> & 1
REG DELETE "HKEY_CLASSES_ROOT \ Wow6432Node \ CLSID \ {018D5C66-4533-4307-9B53-224DE2ED1FE6}" / f> NUL 2> & 1
pausa
Em seguida, clique em Arquivo > Salvar como para salvar o script em lote. Selecione Todos os arquivos no menu suspenso Salvar como tipo. Em seguida, digite 'Remover OneDrive.bat' na caixa Nome do arquivo. Você pode salvá-lo com qualquer título de arquivo, mas deve incluir a extensão .bat no final. Selecione para salvar o script em lote na área de trabalho. Em seguida, pressione o botão Salvar na janela Salvar como.
Isso adiciona um novo atalho de script em lote na área de trabalho do Windows. Agora você deve clicar com o botão direito do mouse nesse atalho e selecionar Executar como administrador para desinstalar o OneDrive do Windows. Em seguida, você pode excluir o script em lote da área de trabalho do Windows.
É assim que você pode desinstalar ou desativar o OneDrive no Windows 10. Sem a Atualização do Windows Creator, você ainda pode remover o aplicativo com Prompt de Comando ou script em lote. No entanto, isso também não é essencial se o Windows 10 tiver sido atualizado com a Atualização do Criador.