Os usuários antigos de Mac provavelmente tiveram a capacidade de ajustar o sistema operacional nos níveis mais baixos. Durante anos, configurações ocultas e aplicativos de personalização permitem que os usuários assumam o controle total do seu Mac para personalizar a aparência e o funcionamento dele.
Mas se o usuário pode acessar esses arquivos principais do sistema, também o malware. É essa realidade que levou a Apple a introduzir um recurso de segurança chamado System Integrity Protection no macOS, começando com o OS X El Capitan em 2015. E enquanto o System Integrity Protection é um recurso importante do qual a maioria dos usuários se beneficiará, ele pode causar problemas com certo poder fluxos de trabalho e aplicativos do usuário. Portanto, se você deseja aceitar o risco de segurança reduzida em troca de maior flexibilidade, veja como desativar a Proteção de Integridade do Sistema no macOS.
O que é proteção de integridade do sistema?
Antes de prosseguirmos, vamos analisar rapidamente o que a Proteção de Integridade do Sistema faz para garantir que a desativação seja o que você precisa. A Proteção da integridade do sistema tem tudo a ver com restringir o acesso a arquivos críticos do sistema, bloqueando certos vetores de ataque de malware e outro software malicioso.
As contas de usuário normal do macOS sempre tiveram restrições sobre os arquivos que eles poderiam acessar, mas o usuário root, uma conta de usuário especial que possui privilégios elevados para fins de administração do sistema, não tinha restrições. Antes da introdução do System Integrity Protection, qualquer usuário ou script físico que tivesse acesso à conta e senha root efetivamente tinha acesso completo a todas as áreas do sistema.
Reconhecendo o possível problema de segurança, além do fato de a maioria dos usuários de Mac nunca precisar acessar ou modificar os arquivos principais do sistema, a Apple criou o System Integrity Protection para bloquear o acesso aos principais locais e arquivos, mesmo para o usuário root. Esses locais incluem:
/Sistema
/ usr
/ bin
/ sbin
Qualquer aplicativo pré-instalado como parte do macOS
Com o System Integrity Protection ativado, a única maneira de modificar arquivos nesses locais é por meio de aplicativos ou processos assinados pela Apple com a permissão explícita para fazê-lo. Por exemplo, o processo de atualização de software ou os instaladores de aplicativos da Apple. Aplicativos de terceiros e até o administrador do Mac não podem modificar esses arquivos sob nenhuma circunstância. Se você tentar fazer isso, mesmo com um comando "sudo", você simplesmente receberá uma mensagem de Operação não permitida .
Você deve desativar a proteção de integridade do sistema?
Como mencionado, a Proteção da integridade do sistema pode causar problemas em certos fluxos de trabalho ou aplicativos de usuários avançados que exigem a capacidade de modificar arquivos do sistema. A boa notícia é que você pode desativar a Proteção de Integridade do Sistema, desde que esteja disposto a aceitar o risco de que seu Mac fique mais vulnerável se você o fizer. Para usuários avançados, no entanto, a flexibilidade de continuar acessando e modificando esses arquivos pode valer o risco.
Portanto, resumindo, se você tem certeza de que um fluxo de trabalho ou aplicativo precisa de acesso a arquivos protegidos do sistema e entende os riscos envolvidos, provavelmente estará bem em desativar a Proteção de Integridade do Sistema. Mas se você não sabe por que precisa desativar a Proteção de Integridade do Sistema ou se está apenas fazendo isso porque um aplicativo baixado lhe pediu, é melhor mantê-lo ativado e encontrar outra solução para o aplicativo ou processo você está tentando acomodar.
Desativar proteção de integridade do sistema
- Para desativar a Proteção de integridade do sistema, inicialize o Mac no modo de recuperação pressionando e mantendo pressionadas as teclas Command e R do teclado assim que ouvir o toque de inicialização.
- Depois de inicializar o modo de recuperação, selecione Utilitários> Terminal na barra de menus na parte superior da tela.
- Para verificar se o System Integrity Protection está atualmente ativado ou desativado, use o comando status csrutil .
- Para desativar a Proteção de Integridade do Sistema, use o comando csrutil disable . Você pode reativá- lo posteriormente, repetindo essas etapas e usando o comando csrutil enable .
- Depois de desativar o System Integrity Protection, reinicie o seu Mac através do menu Apple.