Anonim

Durante anos, o principal objetivo da Microsoft na criação de atualizações para o Windows foi atualizar seu sistema operacional para padrões mais altos, tornando mais fácil do que nunca usar o sistema operacional e fazer com que o sistema operacional funcionasse para o usuário, e não o contrário. Cada nova versão do Windows possui novos recursos e atualizações para facilitar o uso geral do programa. Quer se trate da inclusão do assistente de voz Cortana para responder à sua pergunta, da inclusão de um centro de notificação, do recurso Linha do tempo na atualização de abril de 2018 para o Windows 10 que adiciona a capacidade de abrir arquivos nos quais você estava trabalhando usando outros dispositivos ou a capacidade de sincronizar seu telefone Android com o Windows para emparelhar suas notificações e mensagens.

Consulte também o nosso artigo Como gravar um screencast em

Alguns desses recursos não são tão voltados para o usuário quanto a Cortana ou a Linha do tempo. Um recurso, conhecido como Superfetch, foi realmente adicionado em 2006, com o lançamento do Windows Vista, e foi incluído em todas as versões do Windows desde então. O Superfetch funciona em segundo plano no seu computador, mas a descrição do serviço fornecido pela Microsoft é vaga o suficiente para que você não saiba o que faz. A Microsoft diz que o Superfetch "mantém e melhora o desempenho do sistema ao longo do tempo", mas, na realidade, o Superfetch está trabalhando muito mais do que aquela descrição vaga implica. O sistema trabalha em segundo plano para analisar padrões no uso de RAM, aprendendo os aplicativos mais usados ​​e prevendo quais aplicativos serão necessários a qualquer momento. Quando o Windows aprende os aplicativos que você usa com mais frequência, ele carrega o programa na sua RAM antes mesmo de clicar no ícone do aplicativo para iniciá-lo, economizando tempo no processo.

Na maioria dos computadores, o Superfetch é um programa sólido para deixar em execução em segundo plano. Dito isto, existem algumas razões pelas quais você pode optar por desativar o Superfetch no seu PC. Computadores mais lentos e mais antigos podem realmente ficar atolados pelo utilitário, forçados a carregar programas de que não precisam e usando os recursos já limitados, como processadores mais fracos e pequenas quantidades de RAM. Da mesma forma, os computadores mais novos que usam unidades de estado sólido (SSDs) em vez dos discos rígidos tradicionais baseados em disco provavelmente não fornecerão nenhum benefício útil, já que essas unidades são rápidas o suficiente para iniciar sem precisar usar o Superfetch em primeiro lugar. O Superfetch também pode retardar a inicialização do seu computador, o que pode tornar a inicialização do seu PC uma experiência frustrante todas as manhãs. Felizmente, você não precisa executar o Superfetch no seu PC; o utilitário pode ser desativado totalmente no seu PC. Vamos dar uma olhada em como desativar o Superfetch no Windows 10.

Para iniciar, abra a área de trabalho do computador e pressione Win + R para abrir a caixa de diálogo Executar no Windows. Digite 'services.msc' na caixa de texto Executar e pressione enter para abrir a janela Serviços, mostrada abaixo.

Esta é uma lista completa dos serviços em execução no seu computador, fornecidos pelo Windows 10 e pelos aplicativos e utilitários que você instalou desde a instalação do computador. Existem muitos serviços nessa janela e, na maioria das vezes, você pode deixá-los em paz, executando em segundo plano no seu computador. Cuidado para não desativar nenhum utilitário por acidente, pois alguns dos serviços deste programa são exigidos pelo Windows 10 para serem executados corretamente.

Verifique se a lista está classificada em ordem alfabética e, em seguida, role a lista até encontrar a seção 'S' da lista. O Superfetch aparecerá na sua lista, com o status selecionado como em execução e o tipo de inicialização como automático. Clique com o botão direito do mouse em Superfetch para abrir o menu de contexto visto na captura de tela abaixo. Na lista de opções aqui, selecione "Parar", o segundo no topo da lista.

Depois de selecionar a opção de parada, o Superfetch será desligado completamente, desativando a execução do programa em seu sistema. Como alternativa, você pode ativar o Superfetch novamente repetindo as etapas acima e selecionando “Iniciar” no menu de contexto.

Uma segunda opção para desativar o Superfetch é editando o registro no seu computador, uma opção que oferece um pouco mais de flexibilidade do que a lista Serviços acima. Ao editar a opção de registro do Superfetch no seu PC, você pode realmente configurar o sistema, oferecendo quatro opções sobre como o Superfetch pode ser executado no seu computador.

Para começar, abra Executar novamente tocando em Win + R e digitando “Regedit” na caixa de diálogo. Isso abre o Editor do Registro no seu computador, outro sistema que você provavelmente não vai querer mexer muito, para evitar desabilitar ou excluir um prompt importante do seu computador. Nesta lista, procure tro a seguinte chave do Registro:

Computador \ HKEY_LOCAL_MACHINE \ SYSTEM \ CurrentControlSet \ Control \ Gerenciador de sessões \ Gerenciamento de memória \ PrefetchParameters

Nessa chave, você encontrará um DWORD com o nome "EnableSuperfetch", além da capacidade de editar suas opções de registro. Clique nesta lista de registro para editar o valor DWORD, conforme visto na captura de tela abaixo.

A janela acima possui dados de valor 3, o que significa que o Superfetch está totalmente ativado. Para desativar o Superfetch, digite '0' na caixa de texto Dados do valor. Como alternativa, você também pode inserir 1 para ativar a pré-busca quando um programa é iniciado, enquanto a inserção de 2 ativa a pré-busca de inicialização no Windows. Quando você concluir a entrada, pressione OK para salvar e sair do editor e saia completamente do editor do registro.

Para a maioria dos usuários, o Superfetch fornece um utilitário valioso em seu PC, ajudando a pré-carregar aplicativos regularmente usados ​​e necessários para o usuário iniciar aplicativos como Chrome ou iTunes a partir da RAM, carregando mais rápido do que nunca. Não é um sistema perfeito, mas a maioria das pessoas provavelmente descobrirá que a ferramenta acelera seus computadores através do uso regular. Dito isso, os usuários de SSD podem desativar o prompt para interromper a execução do aplicativo em segundo plano, e os proprietários de PCs mais antigos ou menos potentes podem desativar o utilitário em seu computador para ajudar a impedir o Superfetch de executar ciclos de CPU e preencher sua RAM. Por fim, cabe ao usuário final optar por desativar a ferramenta, dependendo de suas próprias necessidades e do nível de energia de seu próprio computador.

Como desativar o super busca no Windows 10