Anonim

Pré-busca e, desde o Windows Vista, Superfetch, são tecnologias no Microsoft Windows que podem melhorar significativamente a capacidade de resposta do sistema, prevendo quais aplicativos um usuário provavelmente iniciará e carregando preventivamente os dados necessários na memória. Embora seja essencial garantir uma experiência suave ao usuário em sistemas com discos rígidos tradicionais, alguns sistemas com unidades de estado sólido podem não ter muitos benefícios, graças à vantagem inerente de desempenho dos SSDs, e os serviços de Pré-busca / Superfetch podem realmente ser prejudiciais para os SSDs a longo prazo devido às gravações desnecessárias que eles geram.
No Windows 7, a Microsoft tentou solucionar esse problema desativando automaticamente o Superfetch e o Prefetch quando um SSD rápido foi detectado. No Windows 8, no entanto, o sistema operacional tenta analisar as características de desempenho do armazenamento do sistema e habilitar ou desabilitar inteligentemente a Superfetch / Prefetch, conforme necessário.
Embora a maioria dos usuários esteja bem em deixar o Windows decidir como usar o Superfetch e o Prefetch por conta própria, há situações em que o Windows pode tomar a decisão errada e os usuários avançados desejam desativar ou ativar manualmente os serviços. Isso geralmente ocorre com configurações não padrão, como matrizes RAID rápidas de HDDs ou uso misto de SSDs e HDDs.

Desativar manualmente Superfetch

Para desativar manualmente o Superfetch no Windows 8, inicie o gerenciador de serviços do Windows clicando com o botão direito do mouse no botão Iniciar da área de trabalho, escolhendo Executar e digitando services.msc . Como alternativa, você pode procurar services.msc na tela Iniciar.
No Gerenciador de serviços, role para baixo para encontrar o Superfetch, que é controlado pelo serviço do Windows chamado SysMain . Clique duas vezes em Superfetch para abrir sua janela Propriedades e clique em Parar para pará-lo.


Isso eliminará o serviço por enquanto, mas será reiniciado automaticamente na próxima inicialização, a menos que seja solicitado. No menu suspenso "Tipo de inicialização", selecione Desativado . Clique em Aplicar e, em seguida, em OK para salvar suas alterações. Feche o Gerenciador de Serviços e reinicie para que a alteração entre em vigor.

Desativar pré-busca manualmente

Depois de desativar o Superfetch, você pode desativar o Prefetch no Registro do Windows. Inicie o Editor do Registro clicando com o botão direito do mouse no botão Iniciar da área de trabalho, escolhendo Executar e digitando regedit . Assim como antes, você também pode iniciar o Editor do Registro procurando por regedit na tela Iniciar.
No Editor do Registro, navegue até o seguinte local:

HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentControlSetControlSession ManagerMemory ManagementPrefetchParameters

No lado direito da janela, clique duas vezes em EnablePrefetcher . Você pode configurar a Pré-busca de uma das quatro maneiras inserindo o número correspondente na caixa Dados do Valor :

0 - Desativa o pré-buscador
1 - Ativa a pré-busca apenas para aplicativos
2 - Ativa a pré-busca apenas para arquivos de inicialização
3 - Habilita a pré-busca para arquivos de inicialização e aplicativo

O valor padrão é 3 ; defini-lo como 0 desativará a pré-busca.
Como mencionado, a maioria dos usuários não precisa ajustar as configurações de Pré-busca / Superfetch, e definir valores incorretos pode aumentar significativamente o tempo de inicialização do aplicativo e da inicialização. Porém, usuários avançados com configurações de unidade não padrão ou que executam o Windows em máquinas virtuais podem querer exercer controle manual sobre esses serviços importantes.

Como desativar o super busca e pré-busca no Windows 8