A Apple finalmente introduziu a multitarefa lado a lado para o iPad com o lançamento do iOS 9, permitindo aos usuários visualizar e interagir com dois aplicativos separados ao mesmo tempo. Enquanto os usuários preocupados com a produtividade ficaram entusiasmados com o novo recurso, alguns usuários preferem uma abordagem de aplicativo único mais focada e descobriram que alguns dos novos recursos de multitarefa do iPad eram mais frustrantes do que úteis.
Um exemplo que encontrei recentemente é um conflito entre aplicativos para iPad que dependem de deslizar para navegação e uma forma de multitarefa para iPad chamada Slide Over. No meu caso, uso o excelente aplicativo iOS Reeder 3 (US $ 4, 99) para acompanhar meus feeds RSS diários. O Reeder 3 mostra uma visualização de cada artigo do seu feed e você pode deslizar da direita para a esquerda para ir diretamente para o site completo da fonte do artigo, se você achar o assunto interessante e quiser ler a coisa toda.
Eu uso o Reeder há anos e estou acostumado a passar da borda direita da tela do meu iPad quando quero carregar o site completo de um artigo específico. Antes do recurso multitarefa do iOS 9, eu veria o resultado desejado:
Desde a atualização para o iOS 9, no entanto, vejo isso frequentemente:
A aparência do meu calendário do iOS quando deslizo do lado direito da tela é um recurso chamado "Slide Over", que permite aos usuários referenciar rapidamente qualquer aplicativo compatível com o Slide Over sem sair do aplicativo atual ou iniciar um side-by dedicado Split View. Exemplos de onde o Slide Over pode ser útil incluem a verificação rápida de alguns dados no aplicativo Notes durante a composição de um email ou a verificação no feed do Twitter para obter menções enquanto navega na Web no Safari.
A existência de um recurso como o Slide Over não significa que você não possa usar aplicativos iOS que dependam da navegação baseada em furto. A maioria dos aplicativos, incluindo o Reeder, permite que o usuário deslize o dedo no meio da tela, e o Slide Over só é iniciado se você deslizar da borda da tela. Mas o problema para mim é que eu realmente não uso nenhum recurso Slide Over ou Split View e, portanto, qualquer aparência desses recursos é desnecessária. Quando eu quiser ou precisar fazer multitarefas, sentarei com meu Mac ou PC. Quando estou usando o iPad, estou mais interessado em focar no aplicativo ou atividade disponível.
Isso não torna as melhorias da Apple para a multitarefa do iPad de forma alguma - para os usuários avançados do iPad, esses recursos podem mudar o jogo - mas, se você é como eu, pode achar que os recursos da multitarefa são simplesmente um obstáculo. A boa notícia para os dois tipos de usuários é que os recursos de multitarefa do iPad são opcionais e aqui está como você pode desativá-los.
Para desativar a multitarefa Slide Over no iPad, vá para Configurações> Geral> Multitarefa .
Lá, você verá uma opção na parte superior da janela chamada Permitir vários aplicativos . Alterne para Desativado (branco) e todas as formas lado a lado da multitarefa do iPad serão desativadas, incluindo Slide Over e sua irmã Split View. Você também pode optar por desativar a "Sobreposição de vídeo persistente", que é o novo recurso semelhante ao Picture-in-Picture-iOS 9 e gestos multitoque envolvidos na alternância de aplicativos. Observe, no entanto, que desativar o Slide Over e Split View não afeta a multitarefa “tradicional” do iPad, como manter os aplicativos em execução em segundo plano e a capacidade de usar o alternador de aplicativos iOS.
Com o Slide Over desativado, não aciono inadvertidamente o recurso quando estou usando o Reeder e outros aplicativos que dependem da navegação baseada em furto. Se o fascínio da multitarefa do iPad ficar mais forte no futuro, no entanto, posso ativar o recurso rapidamente retornando a Configurações> Geral> Multitarefa e reativando a opção Permitir vários aplicativos.