A Lixeira do Windows armazena os arquivos excluídos dos usuários do Windows há mais de 18 anos. Ele ajuda a manter os dados excluídos acessíveis e recuperáveis no caso de um usuário mudar de idéia. Mas isso também significa que os arquivos que ele contém ainda estão ocupando espaço no disco rígido. Embora seja fácil esvaziar a Lixeira com frequência, alguns usuários podem preferir desativá-la ou ignorá-la completamente. Veja como desativar a Lixeira no Windows. Observe que nossas capturas de tela fazem referência ao Windows 8, mas as mesmas etapas também se aplicam ao Windows 7.
Ignorar temporariamente a lixeira
Antes de matarmos completamente a Lixeira, pode ser útil para alguns usuários saber como ignorá-la ocasionalmente ao lidar com alguns arquivos isolados.
Para excluir um arquivo diretamente no Windows, realce-o no Windows Explorer e pressione Shift-Delete . Em vez de o arquivo ser levado instantaneamente para a Lixeira, você receberá uma caixa de confirmação perguntando se você tem certeza de que deseja "excluir permanentemente este arquivo". Leve esse aviso a sério; software de recuperação de dados ausente, depois de excluir um arquivo com esse método, ele desaparece.
Pressione Sim para confirmar e o arquivo destacado será excluído permanentemente sem uma viagem intermediária para a Lixeira.
Esse método pode ser ideal para a maioria dos usuários, pois permite a exclusão permanente de arquivos selecionados, mantendo o benefício da Lixeira para tarefas padrão e gerenciamento de arquivos.
Desativar totalmente a lixeira
Se você não deseja que a Lixeira opere, desligue-a unidade a unidade. Para configurar isso, vá para a área de trabalho, clique com o botão direito na Lixeira e escolha Propriedades .
Você verá uma lista de lixeiras separadas para cada unidade montada no seu PC. Destaque a unidade desejada e marque a caixa "Não mova os arquivos para a Lixeira". Pressione Aplicar para ativar a alteração. Quaisquer itens existentes na Lixeira permanecerão lá, mas quaisquer arquivos que você excluir após fazer essa alteração serão excluídos permanentemente, sem a confirmação de aviso mencionada na primeira seção acima. Você pode ativar uma caixa de diálogo de confirmação de exclusão, no entanto, marcando a caixa "Exibir caixa de diálogo de confirmação de exclusão".
Você precisará configurar cada unidade separadamente, então repita as etapas acima para cada unidade que deseja modificar. Como alternativa, você também pode especificar manualmente um tamanho máximo para a Lixeira de cada unidade. Dessa forma, você pode economizar espaço configurando uma Bandeja de tamanho pequeno para capturar documentos e outros itens pequenos, mas ainda permite a exclusão permanente de arquivos grandes, como vídeos.
Remova a lixeira da área de trabalho
As etapas acima desabilitam o processo de exclusão da Lixeira, mas o ícone da Lixeira permanecerá na área de trabalho. Se você realmente deseja limpar todos os sinais da Lixeira do seu fluxo de trabalho, também pode removê-lo da área de trabalho.
Ao contrário dos arquivos e ícones do usuário, ícones do sistema como a Lixeira não podem ser removidos da área de trabalho pressionando a tecla Delete. Os usuários precisam alternar sua visibilidade no Painel de Controle.
Você pode encontrar as configurações aplicáveis em Painel de controle> Aparência e personalização> Personalização> Alterar ícones da área de trabalho . Como alternativa, os usuários podem acessar esse menu diretamente pesquisando “ícones da área de trabalho” no Menu Iniciar (Windows 7) ou Tela Inicial (Windows 8). Ao pesquisar, procure "Mostrar ou ocultar ícones comuns na área de trabalho".
Nesse menu, os usuários podem escolher ícones personalizados para os itens da área de trabalho do sistema, bem como alternar sua aparência na área de trabalho. Simplesmente desmarque a caixa de qualquer ícone da área de trabalho que você deseja remover e pressione Aplicar . Seu ícone da Lixeira será instantaneamente removido da área de trabalho.
Observe que você não precisa desativar a Lixeira para ocultá-la na área de trabalho; você pode manter a Lixeira trabalhando em segundo plano, mas ainda assim manter a área de trabalho livre de ícones. Se você precisar acessar a Lixeira quando estiver oculta, poderá procurá-la diretamente usando o Menu Iniciar ou a Tela inicial.
Para restaurar as configurações padrão, basta voltar ao menu Configurações de ícones da área de trabalho e marque a caixa mais uma vez.