Anonim

Não existe um programa antivírus ou antimalware perfeito. O objetivo deste software é protegê-lo. Ao fazer isso, às vezes pode detectar um programa inofensivo como software potencialmente indesejado (conhecido como “falso positivo”), excluindo-o ou impedindo-o de acessá-lo.

Consulte também o nosso artigo O executável do serviço Antimalware está causando alto uso da CPU. O que devo fazer?

A maioria dos programas de verificação de vírus, incluindo o Malwarebytes, geralmente possui proteção na web integrada, o que significa que eles tendem a bloquear o acesso a determinados sites. Se você já teve problemas com o Malwarebytes ao detectar o que consideraria um falso positivo, provavelmente está se perguntando se existe uma maneira de desativá-lo, temporariamente ou não.

Não se preocupe, pois há várias maneiras de desativar esse antimalware, e estamos prestes a mostrar como.

Desativando a proteção em tempo real

Links Rápidos

  • Desativando a proteção em tempo real
    • Desativando a proteção da bandeja do sistema
    • Desabilitando a proteção de dentro do programa
  • Desativando a proteção potencial contra ameaças
  • Saindo do programa
  • Impedindo que o programa seja iniciado automaticamente
  • Revertendo as alterações
  • Permanecendo Protegido

Há casos em que as pessoas inconscientemente instalam o Malwarebytes em seus computadores porque, às vezes, ele é instalado juntamente com determinados softwares, a menos que você não permita. Se você não é uma dessas pessoas e está satisfeito com isso, desative a proteção sempre que necessário.

Você pode fazer isso na bandeja do sistema, que é a parte direita da barra de tarefas (com o relógio, as configurações de volume etc.) ou no próprio programa. Este último pode ser útil se você não conseguir encontrar o Malwarebytes na bandeja do sistema.

Desativando a proteção da bandeja do sistema

  1. Encontre o ícone do Malwarebytes na bandeja do sistema. Se o ícone estiver faltando, verifique se está oculto dentro da bandeja clicando primeiro na seta.
  2. Clique com o botão direito do mouse no ícone. Um pequeno menu pop-up deve aparecer.

  3. Observe que há uma marca de seleção ao lado de "Proteção da Web", dizendo que está ativada. Desative esta opção clicando nela. Ele deve dizer “Proteção da Web: Desativada” e não tem mais uma marca de seleção.

Desabilitando a proteção de dentro do programa

Se não houver um ícone do Malwarebytes na bandeja do sistema, tente executar o programa usando o atalho da área de trabalho e faça o seguinte:

  1. Na barra lateral que cobre o lado esquerdo da tela, escolha a opção "Configurações".
  2. Dentro das configurações, existem guias na parte superior da tela. Clique na guia "Proteção".
  3. A primeira opção que você pode alterar é a proteção em tempo real. Desative a proteção da web.

Desativando a proteção potencial contra ameaças

Se você precisar executar um aplicativo e o Malwarebytes não permitir, é melhor desativar a proteção contra ameaças. Você não pode fazer isso na bandeja do sistema, então digite Malwarebytes. Aqui estão os próximos passos:

  1. Digite a opção "Configurações" na barra lateral à esquerda.
  2. Dentro do menu Configurações, entre na guia "Proteção".
  3. Após as opções "Proteção em tempo real" e "Opções de verificação", há uma opção chamada "Proteção potencial contra ameaças". Provavelmente, você deseja desativar a detecção de programas potencialmente indesejados (PUPs), então clique na configuração atual (" Sempre detecte PUPs (recomendado) ”por padrão) para alterá-lo.

  4. As duas outras opções serão suficientes, mas você deve selecionar "Ignorar detecções" apenas se for um computador e / ou usuário da Internet mais experiente.

Saindo do programa

Ao executar tarefas que exigem mais energia do hardware, sair do programa pode ser uma boa ideia. Mais importante, se você precisar, digamos, trabalhar com vários falsos positivos, fechar o Malwarebytes é a solução mais eficaz.

Você precisa ter o ícone do programa dentro da bandeja do sistema para poder fechá-lo. Tudo o que você precisa fazer é clicar com o botão direito do mouse no ícone e clicar em "Sair do Malwarebytes".

Impedindo que o programa seja iniciado automaticamente

Algumas pessoas preferem usar software antivírus e / ou antimalware somente quando surgir a necessidade de uma verificação do sistema. Essa é uma maneira legítima de reduzir o uso de hardware, especialmente se você tiver um computador mais antigo. Se esta descrição lhe convier, siga estas etapas para impedir que o Malwarebytes seja inicializado com o sistema operacional:

  1. Dentro do Malwarebytes, vá para Configurações na barra lateral.
  2. Entre na guia Proteção.
  3. Role para baixo até encontrar as “Opções de inicialização” e desative a opção que diz “Iniciar o Malwarebytes na inicialização do Windows”.

Como alternativa, você pode ativar a opção abaixo daquela, “Atrasar a proteção em tempo real quando o Malwarebytes for iniciado”, se seu objetivo for impedir que ele diminua a velocidade do sistema do seu computador durante a inicialização. Quando você ativa essa opção, também permite escolher quanto tempo deseja que o atraso da proteção dure.

Revertendo as alterações

Sempre que você desabilitar a proteção do Malwarebytes de qualquer forma, ligue-a novamente assim que terminar o que forçou você a desabilitá-la. É mais fácil infectar seu computador se a proteção da web e / ou filhotes estiver desativada.

Além disso, observe que visitar um site bloqueado é algo que você só deve fazer se tiver certeza de que é um endereço confiável. O mesmo vale para filhotes. Você está desativando esses métodos de proteção por seu próprio risco.

Para reativar a proteção da Web e / ou a detecção de PUPs, basta voltar às respectivas configurações e restaurar os valores padrão.

Permanecendo Protegido

Se você é um usuário experiente de computadores e da Internet, é provável que você nem precise de software de terceiros para mantê-lo seguro. Caso contrário, continue usando a proteção e desative-a quando for absolutamente necessário ou quando tiver certeza de que continua detectando um falso positivo.

Você conseguiu impedir que o Malwarebytes o incomodasse? Você geralmente está satisfeito com os recursos de proteção do software? Conte-nos sobre suas experiências nos comentários abaixo.

Como desativar o malwarebytes