O Windows 10 é muitas coisas para muitas pessoas, mas o que é para todos nós é um risco de privacidade. Ele coleta, coleta e carrega uma série de dados sobre como você usa o Windows, navega na Internet e geralmente trabalha com seu dispositivo diariamente. Se você deseja retomar o controle do seu computador, desabilitará o keylogger no Windows 10. Você também precisará ajustar mais algumas configurações enquanto estiver nele.
Consulte também o nosso artigo Como acelerar o Windows 10 - O melhor guia
O Windows 10 era gratuito para a maioria de nós, então não podemos culpar a Microsoft de querer seu dinheiro de volta. Mas, mesmo se você comprou uma licença de varejo, ainda está sendo monitorado. Isso me parece um pouco injusto. Independentemente disso, nossa privacidade é uma das poucas coisas sobre as quais mantemos uma aparência de controle; portanto, todos devemos exercer esse controle antes de perdê-lo completamente.
Por que o Windows está me espionando?
A sinopse da Microsoft diz: 'Acessaremos, divulgaremos e preservaremos os dados pessoais, incluindo seu conteúdo (como o conteúdo de seus emails, outras comunicações privadas ou arquivos em pastas particulares) quando acreditarmos de boa fé que isso é necessário. para.'
E: 'Quando você interage com o seu dispositivo Windows falando, escrevendo (manuscrito) ou digitando, a Microsoft coleta informações de fala, tinta e digitação - incluindo informações sobre o Calendário e as Pessoas (também conhecidas como contatos)'.
O Windows carregará essas informações na Microsoft para que elas possam fazer o que quiserem. Mas por que? Duas razões, uma é ajudar a melhorar o Windows e a outra é ganhar dinheiro.
A Microsoft coleta dados de digitação, gravação e fala para melhorar a maneira como o Windows 10 interpreta nossa entrada. Quanto mais eles souberem, melhor poderão ajustar o Windows 10 para trabalhar mais da maneira que gostamos. Isso faz algum tipo de sentido.
O outro motivo é ganhar dinheiro para ajudar a pagar pelo Windows 10. Como o recebemos sem custo financeiro, o custo real são nossos dados. A Microsoft coleta informações de navegação, hábitos do usuário, compras de aplicativos e outros dados para ajudar a comercializar seus próprios produtos para nós e para terceiros comercializar seus produtos para nós.
Você pode ler a Declaração de Privacidade do Windows aqui se tiver tempo e paciência.
Se você não deseja ser rastreado, seguido e estudado, precisará executar alguns ajustes no Windows 10. Iniciando com o keylogger.
Desativar o keylogger no Windows 10
Primeiro, vamos desativar esse keylogger irritante. Ele foi desenvolvido para estudar seus hábitos de digitação, para que o Windows 10 possa refinar como funciona.
- Navegue para Configurações e Geral.
- Desative 'Enviar informações da Microsoft sobre como eu escrevo para nos ajudar a melhorar a digitação …'.
- Navegue para Fala, tinta e digitação.
- Selecione "Pare de me conhecer" e desligue-o. Ele deve mudar para 'Conheça-me' uma vez.
Não feche as configurações ainda, pois há mais alguns ajustes de privacidade que você pode fazer para garantir que muito menos dados sejam capturados pela Microsoft.
- Selecione Geral e desative a maioria das configurações existentes.
- Faça o mesmo em Localização, Informações da conta, Histórico de chamadas e Feedback e diagnóstico. Basicamente, você deseja desativar qualquer coisa que permita permitir que o aplicativo / Microsoft ou quem quer que acesse dados.
Alguns aplicativos precisam acessar seus dados para funcionar, como o Mail, mas outros, como sua webcam, não. Use seu julgamento para decidir quais permissões você permite.
Melhore ainda mais a privacidade no Windows 10
Há mais que você pode fazer para melhorar sua privacidade se você usa o Windows 10. Execute o número mínimo ou igual deles.
- Pressione a tecla Windows + R, digite 'regedit' e pressione Enter.
- Navegue para HKEY_LOCAL_MACHINE, SOFTWARE, Diretivas, Microsoft, Windows, DataCollection.
- Clique com o botão direito do mouse no painel direito e crie Novo valor DWORD (32 bits).
- Chame-o AllowTelemetry e atribua um valor a 0.
Você pode desativar a Cortana para atualizar seriamente sua privacidade.
- Pressione a tecla Windows + R, digite 'regedit' e pressione Enter.
- Navegue para HKEY_LOCAL_MACHINE \ SOFTWARE \ Policies \ Microsoft \ Windows.
- Clique com o botão direito do mouse na pasta Windows, selecione Novo, Chave e chame-a de Pesquisa do Windows.
- Selecione Novo, valor DWORD (32 bits), chame-o de 'AllowCortana' e defina-o como 0.
Use o Spybot Anti-Beacon para interromper qualquer telemetria não incluída nesses ajustes. Uso regularmente o Spybot Anti-Spyware e Anti-Beacon e faz o que diz na lata.
- Baixe e instale o Spybot Anti-Beacon como administrador no seu computador com Windows 10.
- Verifique os níveis de imunização e clique em Imunizar na parte inferior.
- Selecione a guia Opcional e selecione para imunizar outros elementos, dependendo de suas necessidades.
Existem outros aplicativos disponíveis para impedir a espionagem do Windows 10 e todos fazem a mesma coisa. Eu apenas prefiro o Spybot Anti-Beacon porque ele é discreto e eu uso os produtos Spybot há mais de uma década e eles ainda não me decepcionaram.
Por fim, desative a conexão de ponto de acesso aberto se você usar um laptop ou dispositivo móvel. Por padrão e por algum motivo louco, o Windows 10 padroniza a conexão automática a pontos de acesso Wi-Fi. Mesmo inseguros. Isso é algo que você deseja desativar imediatamente.
- Navegue para Configurações e Rede e internet.
- Desative a opção Conectar-se aos pontos de acesso abertos sugeridos.
- Ative o uso de endereços de hardware aleatórios, se você tiver a opção.
Essa última configuração é opcional, mas se você usa pontos de acesso regularmente, isso impede que você seja rastreado enquanto o faz.
O custo da privacidade
Melhorar a privacidade no Windows 10 impedirá que seus dados sejam compartilhados com tanta facilidade, mas também afetará o funcionamento do Windows 10. Por exemplo, se você desativar a Cortana, a pesquisa do Windows não funcionará corretamente. Desative a telemetria e a Microsoft não pode usar seus dados para ajudar a melhorar o Windows 10.
Algumas dessas configurações de privacidade também afetam o funcionamento da Windows Store e de alguns aplicativos. Se você desativar "Permitir que os aplicativos usem meu ID de publicidade …", você ainda verá anúncios, mas eles serão genéricos, e não personalizados para seus interesses. Em casos raros, os serviços do Windows também podem parar de funcionar corretamente. Depende muito do sistema que você está executando e de como o Windows 10 está configurado.
Apesar da crença popular, o Windows 10 não foi projetado para tirar sua identidade ou roubar sua personalidade. Está aqui apenas para melhorar e ganhar dinheiro com seus dados. Não há grande conspiração e a maioria dos seus dados é anonimizada de qualquer maneira. Dito isto, são seus dados, portanto, é sua responsabilidade protegê-los.
Tem outras dicas para impedir que o Windows 10 espie os usuários? Conte-nos sobre eles abaixo.