O Keychain funciona como um gerenciador de senhas abrangente em iPhones, iPads e Macs. Ele fornece um local seguro para as informações do seu cartão de crédito, logins Wi-Fi e outros dados confidenciais. Então, por que você deseja desativá-lo?
Consulte também o nosso artigo Como mapear uma unidade de rede no Mac
Talvez você queira compartilhar seu Mac com um membro da família ou um amigo. Com o Keychain ativado, a pessoa obtém acesso a todas as suas contas. Para evitar o problema, você pode permitir que outras pessoas efetuem login como usuários convidados. Mas muitos preferem desativar o Keychain, apenas por segurança.
Desativando o Keychain em um Mac
Links Rápidos
- Desativando o Keychain em um Mac
- Usar Preferências do Sistema
- Use o Safari
- Use o Chrome
- Usar acesso ao chaveiro
- Desativando o Keychain em um iPhone
- Passo 1
- Passo 2
- Coisas que você deve saber sobre a segurança das chaves
- A chave para um Mac sem senha
Existem várias maneiras de desativar o Keychain no Mac. Vejamos alguns métodos fáceis:
Usar Preferências do Sistema
Clique ou toque em Preferências do Sistema e selecione iCloud. Role o menu do iCloud e desmarque a caixa na frente do chaveiro.
Uma janela pop-up é exibida, perguntando o que fazer com todas as suas senhas. Você pode excluí-los permanentemente, guardá-los para uso posterior ou cancelar se tiver dúvidas. Esta ação não afeta as senhas em outros dispositivos Apple.
Use o Safari
Inicie o Safari e vá para o menu Preferências, Command + vírgula no teclado.
Selecione o preenchimento automático primeiro e desmarque as caixas na frente dos formulários da web de preenchimento automático. Você também pode editar informações específicas clicando no botão à direita. Você pode ser solicitado a fornecer a senha de usuário do Mac.
Com o Preenchimento automático fora do caminho, vá para Senhas, digite sua senha de usuário e desmarque a caixa na frente de "Preenchimento automático de nomes de usuário e senhas".
Este menu também permite remover informações de contas individuais. Basta clicar na conta e selecione Remover na parte inferior da janela.
Truque: Depois de clicar em uma conta (no Facebook, por exemplo), sua senha é revelada. Você pode usar esta opção para se lembrar da senha, se precisar em um dispositivo diferente.
Use o Chrome
Inicie o Chrome e pressione Cmd + vírgula novamente para acessar as Preferências. Role até a parte inferior da página e selecione Avançado.
Role para baixo um pouco mais e clique em Gerenciar senhas, em Senhas e formulários. Clique no interruptor principal para desativá-lo (o rótulo a procurar diz "Ativado") e faça o mesmo para o Login automático.
Enquanto você está nisso, não se esqueça de desativar as configurações de preenchimento automático em senhas e formulários também. É aqui que seus endereços e informações de cartão de crédito são armazenados no Google Chrome.
Usar acesso ao chaveiro
Pressione Command + espaço no teclado e digite 'key' na barra de pesquisa. Clique no primeiro aplicativo que aparece nos resultados para acessá-lo.
Vá para Arquivo e selecione "Excluir login do chaveiro". Essa ação é como a mãe de todos os comutadores de chaveiro, pois exclui todas as senhas, dados de login e tudo o mais armazenado no chaveiro.
Se você deseja remover informações específicas, selecione Senhas, Notas seguras ou Chaves em Categoria e pressione a opção excluir.
Desativando o Keychain em um iPhone
É fácil limpar o seu Mac de todas as senhas salvas, informações de login e outros dados confidenciais. E se você quiser fazer o mesmo no seu iPhone também? O mesmo método se aplica aos iPads, mas estamos usando um iPhone para fins ilustrativos.
Passo 1
Inicie o aplicativo Configurações e toque no menu Apple ID para acessar mais opções. Depois selecione iCloud.
Passo 2
Uma vez dentro da janela do iCloud, deslize para baixo e toque em Chaveiro para acessar o botão de alternância.
Mais uma vez, pressione o botão de alternância para desativar o recurso e pronto. Em alguns casos, você deve fornecer a senha do ID Apple para confirmar essas ações.
Nota: Em um iPad, você também será solicitado a manter ou excluir informações do seu iPhone.
Coisas que você deve saber sobre a segurança das chaves
Ao contrário de algumas soluções de terceiros, o Apple Keychain é uma ferramenta de gerenciamento de senhas em que você realmente pode confiar e raramente há problemas. Para manter seus dados em segurança, o Keychain utiliza um Padrão de criptografia avançado de 256 bits e você também pode obter autenticação de dois fatores.
Além disso, a Apple usa criptografia de ponta a ponta. Isso significa que as informações são protegidas por uma senha e chave exclusivas do dispositivo, e você é a única pessoa que as conhece.
A chave para um Mac sem senha
Todos nós usamos um número impressionante de senhas e outros dados confidenciais. É quase impossível manter tudo isso em mente, e é aí que o chaveiro da Apple ajuda.
No entanto, há uma chance de alguém abusar das informações para espiar suas contas. Agora você sabe como evitar isso, para poder emprestar seu Mac a um amigo sem precisar se preocupar.