Anonim

Se você estiver com problemas de rede, o IPv6 pode ser a causa, principalmente no Windows. Enquanto o esquema de endereçamento de rede foi iniciado e está pronto para uso, alguns programas e elementos do sistema operacional ainda apresentam problemas. Se você deseja aprender como desativar o IPv6 como parte da solução de problemas ou porque ainda não precisa dele, este tutorial é para você.

Consulte também o nosso artigo Como bloquear canais do YouTube

O IPv6 foi introduzido como resposta à falta de endereços IPv4. Com o aumento da Internet das coisas e o aumento do número de dispositivos conectados, o antigo esquema não estava gerando endereços únicos suficientes para mantê-los conectados. O IPv6 foi introduzido como a resposta.

IPv4 vs. IPv6

O IPv4 possui um pool de 4.294.967.296 endereços e já estamos perto de esgotá-los. Nem todos estão em uso, já que alguns foram adquiridos e mantidos em reserva, mas o fim está definitivamente próximo.

O IPv6 possui um pool de 340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.768.211.455 endereços. São 2 128 . No entanto, IANA, as pessoas por trás do gerenciamento do endereçamento IP não liberarão todas de uma só vez. Além disso, todos os endereços IPv6 válidos começarão com 2 ou 3. Portanto, o número real de endereços IPv6 válidos é realmente 2 125 . Ainda é um número bastante grande.

No momento da publicação, a grande maioria dos ISPs e redes ainda usam IPv4. O hardware de rede mais recente é compatível com IPv6, mas nem tudo é. O Windows não é totalmente compatível, pois ainda acha que ponto e vírgula em um endereço IPv6 se refere a uma unidade de disco, portanto ainda não estamos lá!

Até chegar a hora de substituir o IPv4 pelo IPv6 e até o Windows ser completamente compatível com ele, você poderá desativá-lo com segurança. Aqui está como.

Desativar IPv6 no Windows

Embora você possa simplesmente desmarcar a opção IPv6 em Conexões de Rede no Windows, não é como desativá-la corretamente. Fazer isso dessa maneira pode resultar em um atraso de cinco segundos na inicialização, pois o Windows elabora a configuração correta do registro. A melhor maneira de desativar o IPv6 no Windows é através de uma alteração no registro.

  1. Digite ou cole 'regedit' na caixa Pesquisar Janelas / Cortana e pressione Enter.
  2. Navegue para 'HKEY_LOCAL_MACHINE, SYSTEM, CurrentControlSet, Services, tcpip6 e Parâmetros'.
  3. Clique com o botão direito do mouse em Parâmetros no painel esquerdo e selecione Novo, Valor DWORD (32 bits).
  4. Nomeie-o como 'DisabledComponents'.
  5. Clique com o botão direito do mouse em DisabledComponents e selecione Modify.
  6. Altere o valor para 'FF' e clique em OK.

Reinicie para que as alterações entrem em vigor. Como alternativa, você pode visitar esta página no site da Microsoft que possui um download do registro para fazer todo o trabalho para você.

Desativar IPv6 no OS X

O OS X não tem o problema de compatibilidade que o Windows possui, mas ainda não utiliza o IPv6. Se você prefere manter as coisas simples ou está solucionando problemas de rede, veja como desativar o IPv6 no OS X.

  1. Abra o Finder.
  2. Navegue para Aplicativos, Utilitários e Terminal.
  3. Digite ou cole 'networksetup -setv6off Ethernet && networksetup -setv6off Wi-Fi' e pressione Enter.

No entanto, esteja ciente de que, se você usar o AirDrop, a desativação do IPv6 interromperá o funcionamento correto; portanto, volte ao automático se você estiver solucionando problemas.

Digite ou cole 'networksetup -setv6automatic Wi-Fi && networksetup -setv6automatic Ethernet' e pressione Enter no Terminal para reativar o IPv6.

Você pode usar a interface do usuário, se preferir.

  1. Navegue até o menu Apple.
  2. Selecione Preferências do Sistema e Rede
  3. Selecione Ethernet e depois Avançado.
  4. Selecione Configurar IPv6 e defina-o como Desativado.
  5. Repita o procedimento para Wi-Fi.
  6. Reinicie o computador.

Desativar IPv6 no Linux

Como seria de esperar, o Linux joga bem com o IPv6, mas nem todo o hardware. Se você estiver solucionando problemas de rede em uma rede Linux, desabilitar o IPv6 é definitivamente uma etapa útil para isolar o que está errado.

  1. Abra uma janela do terminal e efetue login como root.
  2. Digite ou cole 'sysctl -w net.ipv6.conf.all.disable_ipv6 = 1' e pressione Enter.
  3. Digite ou cole 'sysctl -w net.ipv6.conf.default.disable_ipv6 = 1' e pressione Enter.

Você pode usar 'sysctl -w net.ipv6.conf.all.disable_ipv6 = 0' e 'sysctl -w net.ipv6.conf.default.disable_ipv6 = 0' para ativá-lo quando estiver pronto.

Se você usa o Debian, o processo difere um pouco.

  1. Abra uma janela do terminal e efetue login como root.
  2. Digite ou cole 'sudo nano /etc/sysctl.conf' e pressione Enter.
  3. Adicione 'net.ipv6.conf.all.disable_ipv6 = 1' e 'net.ipv6.conf.default.disable_ipv6 = 1' e 'net.ipv6.conf.lo.disable_ipv6 = 1' como três linhas na parte inferior do arquivo conf.
  4. Salvar e sair
  5. Reinicie o computador.

A menos que você esteja enfrentando problemas de rede, a execução do IPv6 não deve afetar o seu computador nem a velocidade da sua rede. Se não for necessário, o IPv6 ainda não será usado. No entanto, se você executa o Windows ou o hardware de rede mais antigo, certamente vale a pena tentar fazer parte da solução de problemas normal.

Como desativar o ipv6 em macos, windows e linux