O Gatekeeper, introduzido pela primeira vez no OS X Mountain Lion, é um recurso de segurança do Mac que ajuda a proteger seu Mac contra malware e outro software malicioso. O Gatekeeper verifica se o aplicativo é seguro para execução, comparando-o com a lista de aplicativos que a Apple examinou e aprovou para a Apple Mac Store e / ou aprovou pela Apple, mesmo que não seja oferecida na loja de aplicativos. Estas são as três opções do Gatekeeper:
- Loja de aplicativos
- App Store e desenvolvedores identificados
- Qualquer lugar
No macOS Sierra, no entanto, a Apple fez algumas alterações importantes no Gatekeeper que aparentemente limitam as opções de usuários avançados que desejam baixar e usar o software além da lista de aplicativos aprovados oficialmente pela Apple.
Mas não se preocupe, as configurações do Gatekeeper ainda podem ser alteradas no macOS Sierra para permitir acesso a software que não é oficialmente aprovado pela Apple. O entendimento é de que os usuários que desabilitam a proteção do Gatekeeper o fazem por seu próprio risco, pois você precisa ser um usuário experiente do Mac para evitar malware e outros softwares maliciosos.
Ajustar as configurações do Gatekeeper
Tradicionalmente, o Gatekeeper oferecia três configurações de segurança crescente: em qualquer lugar, App Store e desenvolvedores identificados, e apenas App Store. A primeira opção, como o nome descreve, permitiu que os usuários iniciassem aplicativos de qualquer fonte, desativando efetivamente o recurso Gatekeeper.
A segunda opção permitiu que os usuários executassem aplicativos da Mac App Store, bem como de desenvolvedores de software que se registraram na Apple e assinassem seus aplicativos com segurança. Por fim, a configuração mais segura limitou os usuários à execução de aplicativos obtidos apenas na Mac App Store.
Embora as opções seguras fossem boas idéias para usuários menos experientes de Mac, os usuários avançados consideraram o Gatekeeper muito limitador e geralmente procuravam desabilitá-lo, definindo-o como “Qualquer lugar . "
No macOS Sierra, no entanto, a opção "Em qualquer lugar" desapareceu, deixando "App Store" e "App Store e desenvolvedores identificados" como as duas únicas opções.
Desative o Gatekeeper no macOS Sierra do Terminal usando um comando
As configurações do Gatekeeper podem ser encontradas em Preferências do sistema> Segurança e privacidade> Geral . As opções do Gatekeeper estão localizadas abaixo de "Todos os aplicativos baixados de:", com a opção "Em qualquer lugar" ausente. Com a opção "Anywhere" ausente, muitos usuários de Mac pensaram que a Apple havia retirado completamente a opção "Anywhere".
Felizmente, a Apple não desativou a capacidade de alterar a configuração do Gatekeeper para "Qualquer lugar", apenas começou a exigir que os usuários o fizessem a partir do terminal com um comando, que era uma maneira da Apple garantir que apenas os usuários avançados do macOS provavelmente mudassem a configuração do Gatekeeper como “Qualquer lugar”. Na maioria das vezes, apenas usuários avançados do macOS sabem como usar o terminal.
Para desativar o Gatekeeper (ou seja, defina-o como "Em qualquer lugar") na linha de comando, abra uma nova janela do Terminal e digite o seguinte comando:
$ sudo spctl --master-disable
Como você está usando o “sudo”, a senha de root (admin) do seu Mac será solicitada. Digite sua senha root e o comando mudará a configuração do Gatekeeper para “Anywhere”.
Se você deseja confirmar que a configuração do Gatekeeper foi alterada para “Anywhere”, você pode iniciar as Preferências do Sistema e verificar a configuração do Gatekeeper “Permitir download de aplicativos de”. Agora você verá que "Em qualquer lugar" é a configuração do Gatekeeper. Clique no cadeado no canto inferior esquerdo para inserir sua senha e fazer alterações, depois selecione “Qualquer lugar” na lista de opções do Gatekeeper. O recurso de segurança não o incomodará mais em aplicativos de desenvolvedores não identificados. Você também notará que, desde que executou o comando para alterar a opção "Permitir download de aplicativos de" do Gatekeeper para Qualquer lugar, essa opção agora está listada na interface, como mostra a imagem abaixo.
Ignorar temporariamente o gatekeeper
Apesar de suas limitações potencialmente frustrantes, o Gatekeeper é realmente um importante recurso de segurança que pode impedir que você inicie aplicativos maliciosos acidentalmente. Se você preferir deixar o Gatekeeper ativado, mas ainda precisar executar um aplicativo ocasionalmente de um desenvolvedor não identificado, poderá ignorar temporariamente o Gatekeeper abrindo o aplicativo no menu de contexto do botão direito do mouse.
Para ilustrar, quando você tenta abrir um aplicativo de um desenvolvedor não identificado enquanto o Gatekeeper está ativado, você receberá o seguinte alerta informando que o aplicativo não pode ser iniciado:
Para ignorar temporariamente o Gatekeeper, clique com o botão direito do mouse (ou clique com a tecla Control pressionada) no ícone do aplicativo e selecione Abrir .
Você ainda receberá uma mensagem de alerta, mas desta vez é apenas um aviso. Clicar em Abrir novamente iniciará o aplicativo.
Restaurar as configurações do Sierra Gatekeeper para o padrão
Se você ativou a opção "Qualquer lugar" usando o comando Terminal acima e depois deseja revertê-lo, você pode voltar ao Terminal e executar este comando:
$ sudo spctl --master-enable
Este comando reverte o comando spctl --master-disable
que você executou para definir a configuração "Permitir downloads de aplicativos de" do Gatekeeper para "Em qualquer lugar".
Se você achou este artigo útil, consulte Como executar a atualização de software para Mac através do terminal.
Você já definiu a configuração "Baixar aplicativos de" do Gatekeepers para "Em qualquer lugar" antes? Como você fez isso? Por favor, deixe um comentário abaixo.