O Google Chrome é sem dúvida o navegador mais usado existente. É compatível com sistemas Mac, máquinas Apple, dispositivos Android, telefones iOS, tablets e até possui seu próprio sistema operacional, o Chrome OS. Por causa de seu apelo generalizado, esse software cresceu em mente nos usuários de eletrônicos.
Consulte também o nosso artigo Como desativar o modo de navegação anônima no Chrome
Além disso, como o Google Chrome está sob o nome do mecanismo da web e da empresa poderosa, o Google, ele precisa empurrá-lo ainda mais para as mãos dos usuários. Com uma base de usuários tão grande, só faz sentido que a plataforma contenha várias extensões, complementos e outros recursos de terceiros que a tornam uma força tão poderosa a ser considerada.
Um dos aspectos favoritos dos usuários ao usar o Google Chrome são suas extensões. Estes são essencialmente pequenos pedaços de software que adicionam recursos adicionais ao navegador. Podem ser desde um bloqueador de anúncios até um localizador de cupons, um tradutor de idiomas e muito mais.
A maioria das extensões é gratuita, mas isso também tem um custo. Existem alguns que servem como malware e podem roubar suas informações. Outros são conhecidos por abrandar o seu computador mais do que o Google Chrome já faz por si só. Além disso, às vezes você pode apenas se livrar de uma extensão por um momento temporário. Nesses casos, você deve aprender como desativar extensões no seu navegador Google Chrome.
Não se preocupe, este guia mostrará como fazer exatamente isso. Mas primeiro, temos que mostrar como instalar as extensões do Chrome em primeiro lugar.
Como instalar extensões no Chrome
Para começar, abra o navegador Google Chrome. A partir daí, entre na loja on-line do Chrome simplesmente pesquisando no Google. A partir daí, você pode procurar por diferentes extensões para conectar ao seu navegador Google Chrome. Alguns deles são gratuitos, outros estão disponíveis online e outros ainda estão disponíveis para você usar no celular e no navegador.
Independentemente do seu objetivo, instale alguns que você acha que valeriam a pena. Então, é hora de aprender a gerenciar e desativar essas extensões e complementos.
Como desativar extensões no Chrome
Imediatamente, existem duas maneiras de acessar o espaço adequado para gerenciar e desinstalar as extensões do Google Chrome. Uma maneira é acessar a barra de endereço do Google Chrome e digitar chrome: // extensions. A partir daí, você será direcionado para a página de extensões em que entraremos um pouco mais tarde.
A outra maneira é acessar a barra de menus no lado superior direito do seu navegador Google Chrome - um representado por três pontos. Nesse menu suspenso, vá para a seção "mais ferramentas" e escolha "extensões".
Qualquer uma dessas maneiras o levará aonde você precisa estar para prosseguir para a próxima etapa.
Este próximo menu fornecerá uma lista das suas extensões do Google Chrome instaladas. Role para baixo os que estão instalados e escolha os poucos que você deseja desativar ou até desinstalar.
Esta parte é simples. Vá para o que você deseja desativar e clique no botão de alternância azul no canto da caixa da extensão escolhida. Ao clicar nele, ele desativará a extensão no seu navegador Google Chrome.
Agora que você sabe como desativar as extensões no Google Chrome, tenha muito cuidado com os complementos que você instala. Existem alguns que são amplamente conhecidos como malware, enquanto outros podem consumir um monte de RAM, tornando o computador ainda mais lento do que seria.
Além disso, saiba que algumas extensões precisam ler e alterar as informações do site. Tudo isso é coberto em seu conjunto de permissões, que você pode personalizar também através do menu de extensão. Para alterar as permissões, vá para o canto superior direito da tela e clique nos três pontos. Na caixa suspensa, escolha Mais Ferramentas e depois Extensões. Vá para uma extensão específica e selecione os detalhes. A partir daí, você verá uma lista de permissões com base em cada complemento.
As três opções consistem em O que acontece quando você clica na extensão, ativando a opção Ativado no site atual e ativando-o em todos os sites existentes. Essa decisão deve ser baseada no que você deseja da extensão e em como você está usando as outras que você instalou no momento. À medida que o tempo passa e você muda seus hábitos de navegação, convém mudar algumas dessas extensões ou até adicionar algumas permissões a outras. Agora você sabe como.
Não deixe de conferir nossos outros guias aqui no TechJunkie!