Desde a introdução do OS X 10.9 Mavericks no final de 2013, a Apple, por padrão, permite atualizações automáticas de aplicativos e sistemas através da Mac App Store, o que significa que as atualizações dos seus aplicativos e sistema operacional serão baixadas e instaladas por conta própria, sem nenhuma intervenção ou aviso do o usuário, a menos que uma reinicialização seja necessária. O grande número de aplicativos agora disponíveis na Mac App Store, juntamente com a importância de atualizações oportunas do sistema OS X, tornam as atualizações automáticas de aplicativos um recurso útil para a maioria dos usuários do OS X. Mas alguns proprietários de Mac podem preferir evitar atualizações automáticas e garantir que eles mantenham controle sobre quais aplicativos são atualizados e quando. Veja como esses usuários podem desativar as atualizações automáticas no OS X El Capitan.
Para desativar as atualizações automáticas no El Capitan, inicie as Preferências do Sistema e selecione o ícone da App Store .
O painel de preferências da App Store oferece várias maneiras de controlar seletivamente como e quando os aplicativos e atualizações do OS X são baixados e instalados. No nível mais extremo, os usuários podem desmarcar todas as caixas para impedir que o OS X El Capitan verifique as atualizações, muito menos faça o download e as instale.
Uma medida menos extrema é permitir que o El Capitan verifique se há atualizações e faça o download dos arquivos necessários em segundo plano, mas aguarde para instalar as atualizações até receber permissão explícita do usuário. Para esta configuração, certifique-se de marcar as duas primeiras caixas ("marcar" e "baixar"), mas desmarque todas as caixas rotuladas "Instalar …". Uma possível exceção a ser considerada com essa abordagem é permitir que o OS X continue a instalar arquivos de dados do sistema e atualizações de segurança, pois esses são normalmente patches de segurança muito importantes e sensíveis ao tempo, que podem deixar seu Mac vulnerável a explorações on-line, se for desinstalado.
A terceira abordagem para lidar com atualizações automáticas no OS X El Capitan é priorizar as atualizações de aplicativos ou de sistemas OS X. Alguns usuários podem querer evitar atualizações automáticas de aplicativos porque confiam em determinados aplicativos e desejam garantir que uma atualização não remova nenhum recurso importante ou introduza erros. Por outro lado, outros usuários se preocupam mais com o próprio OS X, o que não é estranho a erros próprios, e querem esperar alguns dias após uma grande atualização do OS X para confirmar a ausência de problemas significativos, deixando milhões de outros proprietários de Mac agir como cobaias relutantes.
Com essa abordagem, o usuário preocupado com as atualizações automáticas de aplicativos deixaria “Instalar atualizações de aplicativos” desmarcado e marcaria “Instalar atualizações do OS X”, enquanto o usuário focado na atualização do OS X faria o oposto.
Independentemente de suas seleções no painel de preferências da App Store, os usuários ainda podem ver um histórico de 30 dias dos aplicativos atualizados manualmente e automaticamente na guia Atualizações da Mac App Store. Isso é necessário para quem usa atualizações automáticas de aplicativos para manter o controle de suas versões, mas também é útil mesmo quando atualiza manualmente seus aplicativos, permitindo que você verifique rapidamente a data e as notas de versão da última atualização do seu aplicativo favorito.
Uma observação final: você pode alterar suas configurações de atualização automática quantas vezes desejar nas Preferências do Sistema com apenas um clique na caixa de seleção apropriada. Você não precisará reiniciar ou sair e reiniciar a Mac App Store para que cada alteração entre em vigor.