Anonim

De todos os componentes que falham no seu computador, o processador é o menos provável hoje. Isso não quer dizer que não seja possível, como é muito. Geralmente, existem algumas situações raras que podem causar falhas no processador, mas é importante solucionar com atenção. Como é improvável que os processadores morram, é muito possível que outra coisa esteja causando problemas no computador. Mas, ao mesmo tempo, é importante não esquecer a CPU também.

Examinaremos alguns dos sinais de aviso de um processador que está morrendo e mostraremos como solucionar problemas. Certifique-se de seguir abaixo!

Aviso

Abaixo estão alguns dos sinais de que você pode ter um processador ruim ou com falha. Mais uma vez, solucione o problema com atenção, pois muitos outros componentes no sistema compartilham sinais de aviso semelhantes.

  1. Superaquecimento: Na maioria dos casos, um processador não superaquece. Se o processador estiver muito quente, há hardware embutido na CPU para tentar reduzir a velocidade de carregamento / relógio para mantê-lo fresco. Infelizmente, se o processador não estiver sendo resfriado adequadamente ou o computador estiver em uma sala com temperatura ambiente alta, ele ainda poderá superaquecer bastante. Mesmo assim, provavelmente não é o processador. Em alguns casos, uma placa-mãe realmente se sacrifica para manter a CPU ativa em caso de superaquecimento ou outros problemas estranhos de "aberração".
  2. Overclock: Overclock pode causar problemas no processador. No entanto, se você retornar ao seu estado normal, na maioria dos casos, os problemas desaparecerão. É muito importante implementar práticas de overclock seguras e adequadas para não danificar a CPU ou superaquecer os componentes.
  3. Idade: como em todas as coisas, os componentes podem simplesmente morrer por causa da idade. Geralmente, o gabinete do seu computador será a única coisa que supera o seu processador. Em outras palavras, você não precisa se preocupar com a morte do seu processador. É altamente improvável, mas se for velho o suficiente e usado o suficiente, certamente não é algo a ser deixado de fora da equação.
  4. Problemas elétricos: Uma infinidade de problemas elétricos também pode causar problemas no seu processador (e no computador como um todo). Por exemplo, se você passar por um apagão, escurecimento ou algum tipo de surto de energia estranho, qualquer um deles pode facilmente fritar seus componentes. Em alguns cenários realmente bons, é apenas a unidade de fonte de alimentação que morre, mas mais uma vez, esse é o seu melhor cenário e não é provável que isso aconteça.

Apenas para reiterar: você deve verificar e verificar novamente para garantir que outros componentes não sejam o problema. Por exemplo, todos os componentes podem morrer por causa da idade. A maioria dos componentes pode morrer devido a superaquecimento ou práticas inadequadas de overclock (por exemplo, com uma placa de vídeo). Você só quer ter certeza de descartar tudo o resto antes de considerar que é realmente o seu processador.

Solução de problemas

A única coisa que você pode realmente solucionar com o seu processador são os problemas de aquecimento e overclock. Começando com problemas de aquecimento, você pode verificar a temperatura do processador usando um programa gratuito como Speccy ou CPU-Z. Isso lhe dará uma visão bastante precisa dos intervalos que sua CPU está atingindo. Você pode encontrar uma lista de outros softwares de monitoramento de temperatura aqui. Se suas temperaturas são bastante altas, pode haver alguns problemas em jogo aqui:

  1. Alta temperatura ambiente
  2. Dissipador de calor com poeira / entupido
  3. Dissipador de calor com defeito
  4. Problema de software

Colocar o computador em um local com temperatura ambiente alta nunca é uma boa idéia. Embora os componentes possam lidar com o calor até certo ponto, colocá-los em uma sala já quente não está dando a eles um bom começo. Se você tiver o computador em uma sala quente, mude-o se puder ou tome medidas para tornar a sala mais fria (por exemplo, ventiladores oscilantes, uma unidade CA de janela, etc.).

Como sempre dizem, a poeira é inimiga da eletrônica. E é verdade, em grande parte porque eles entram nos ventiladores, os obstruem e, por fim, os impedem de executar todo o seu potencial de refrigeração. O mesmo vale para o dissipador de calor do processador. Pode ficar coberto de poeira facilmente. Se você se sentir confortável com ele, retire o dissipador de calor e limpe-o. Você também precisará reaplicar a pasta térmica ao fazer isso. Ao fazê-lo, lembre-se de não usar muito - recomenda-se aplicar um pouco de sal. Deve ser um pouco menor que um BB, do tamanho de um grão de arroz. Muito mais do que isso e você pode acabar com pasta térmica na sua placa-mãe.

Também é perfeitamente possível que você tenha um dissipador de calor com defeito. Algumas placas-mãe nem iniciam o processo de inicialização sem detectar se o dissipador de calor do processador está em execução. Obviamente, existem inúmeras outras razões pelas quais uma placa-mãe não inicia o processo de inicialização, portanto, você precisará eliminar essas possibilidades primeiro. Verifique nosso guia de solução de problemas da placa-mãe para obter o processo detalhado.

Por fim, se o seu computador estiver funcionando bem, mas com um pouco de calor, você poderá ter um problema de software em algum lugar, possivelmente com um programa instalado recentemente. Entre no Gerenciador de Tarefas e veja o que está exigindo uma carga de CPU bastante pesada e vá a partir daí (por exemplo, reiniciando o programa ou desinstalando-o para corrigir o problema).

Verificação de erro do POST

Outra maneira de verificar problemas no processador é através dos códigos de bipe. Embora você geralmente não saiba exatamente o que há de errado com um componente, esses códigos de bipe oferecem um local para você começar a procurar. Na maioria das configurações, você ouvirá 5 bipes rápidos para avisar que há algo errado com o processador. Não vai lhe dizer o que há de errado, mas vai dizer qual componente está agindo de forma inadequada.

Às vezes, você também encontrará aqui uma sirene de dois tons. Isso indica baixa voltagem, mas também pode ser um identificador para uma velocidade baixa do ventilador do processador, o que significa que você pode estar tendo problemas com o dissipador de calor. Você pode aprender mais sobre códigos de bipes no nosso artigo de falha da placa-mãe.

Também é importante notar que você precisará de um par de alto-falantes conectados ao computador para ouvir qualquer sinal sonoro.

Etapas a serem seguidas se o computador estiver lento

Se o problema que você acha que está tendo é por causa da lentidão do computador, esse pode ser um problema completamente diferente. Embora faça sentido que alguém com esse problema adivinhe o processador, sintomas como esses podem ser uma variedade de problemas diferentes.

Se você estiver atingindo a capacidade máxima no disco rígido e no SSD, isso pode causar o abrandamento do computador. Libere algum espaço excluindo o que você não precisa ou movendo arquivos para a nuvem. Você também pode comprar um disco rígido maior (ou mesmo um externo, se não tiver espaço para outro ou não quiser se preocupar em substituir o atual).

Seu disco rígido também pode estar cheio de arquivos temporários e lixo que você não precisa mais. Faça o download de um programa gratuito chamado CCleaner. Depois de instalado, execute uma verificação com ele no seu computador. Isso deve indicar quantos arquivos de tranqueira extras que estão no seu computador, bem como quanto espaço eles estão ocupando. Quando a verificação estiver concluída, execute o limpador. Dependendo de quantos arquivos antigos e restantes estiverem no seu computador, isso pode levar algum tempo. Mas, assim que a verificação estiver concluída, reinicie o computador. Quando voltar ao assunto, observe um aumento de desempenho bastante significativo. Para um guia completo de diagnóstico do disco rígido, clique aqui.

O malware também pode revelar-se um enorme problema para a lentidão do sistema. Execute o seu programa antivírus e verifique se há alguma infecção. Nesse caso, livre-se deles colocando o software antivírus em quarentena ou remova-os completamente. Também é importante notar que o seu antivírus pode não detectar infecções se estiverem no nível do sistema. Para isso, você precisará baixar um antivírus inicializável e gravá-lo em um CD ou montá-lo em um USB (o Bitdefender possui um ótimo software para isso). Depois de fazer isso, você deseja inicializar o software antivírus e fazer com que ele procure um vírus a partir daí. Certifique-se de verificar os diferentes tipos de malware que podem infectar seu computador, além de como se proteger contra futuras infecções.

Problemas com uma nova CPU?

Obviamente, existem alguns problemas que podem surgir após a instalação de um novo processador. Substituir o processador pode causar uma infinidade de problemas, se você não o instalar corretamente. Abaixo, abordaremos muitos dos problemas com mais comentários.

Primeiro, você se lembrou de conectar o conector de energia ao processador? Dependendo da configuração da placa-mãe e da fonte de alimentação, este pode ser um conector de 4 ou 8 pinos. Se não estiver conectado, certifique-se de conectá-lo firmemente. Se você possui um conector de alimentação de 8 pinos, mas um conector de 4 pinos na fonte de alimentação, precisará usar um conector de 4 pinos. Na maioria dos casos, você precisará conectar o conector aos quatro pinos mais próximos do seu processador e, é claro, o outro lado da fonte de alimentação.

Lembre-se de que, se você não o tiver conectado, seu computador nunca inicializará. Afinal, esse é o conector de energia do processador.

Em seguida, ao instalar seu novo processador, você removeu a cobertura plástica? Isso é simplesmente material de embalagem para manter o processador seguro em trânsito, portanto não é necessário além disso. Se você tentar instalá-lo com a cobertura de plástico ligada, corre o risco de entortar ou danificar alguns dos pinos do processador. Se você dobrar os pinos ao tentar instalá-lo errado (ou mesmo na direção errada), poderá correr o risco de quebrar o processador.

Com isso dito, certifique-se de instalar sua CPU na direção correta . Há uma seta na própria CPU e também uma seta na caixa do processador da placa-mãe. Você precisará alinhar essas duas setas para inserir o processador corretamente. Certifique-se de consultar o manual da sua placa-mãe ou as instruções que acompanham sua CPU para obter instruções específicas.

Como você provavelmente adivinhou, os pinos dobrados podem fazer com que o processador assente normalmente, além de causar problemas de hardware imediatamente ou no futuro. Você pode tentar dobrar um alfinete com pinça, cartão de crédito ou até mesmo uma agulha, mas precisará ser extremamente cuidadoso para não dobrar acidentalmente outros pinos. Depois disso, você pode tentar reinstalar a CPU (não force, pois você apenas quebrará mais pinos). E uma vez instalado, não se esqueça de aplicar a quantidade correta de pasta térmica.

Encerramento

E isso encerra nosso guia para solucionar problemas do seu processador. Quando se trata disso, é um componente bastante difícil de solucionar problemas especificamente. Isso ocorre principalmente porque muitos dos sintomas que você pode ver com um processador com falha são todos muito semelhantes a outros componentes. A outra coisa é, assim como a fonte de alimentação, geralmente é um cenário em que o processador está funcionando ou não.

Dito isto, e na maioria dos casos, seu processador não será o problema. Como mencionamos no início deste guia, o processador pode durar mais que todos os outros componentes e mais alguns. Não estamos dizendo que não é um problema, pois ele tem o mesmo potencial, mas garanta que você faça um palpite após uma solução completa. Você não deseja substituir componentes por absolutamente nenhuma razão, apenas para carregar o PC e descobrir que está passando pelo mesmo problema exato de antes.

Esperamos que este guia tenha ajudado você a entender o problema. Mas se você ainda estiver travado, vá para o fórum PCMech e poste seu problema para obter ajuda adicional da comunidade PCMech!

Como diagnosticar e corrigir problemas com seu processador