Anonim

Vivemos em um mundo onde a privacidade muitas vezes pode ter um valor alto. Isso ocorre porque os avanços tecnológicos tornaram todas as formas de vigilância muito mais acessíveis, e isso também inclui câmeras espiãs. Por esse motivo, agora é mais fácil do que nunca alguém pegar uma câmera escondida e usá-la para espioná-lo. Essas câmeras podem ser plantadas em muitos locais diferentes, como seu escritório, um quarto de hotel ou, pior ainda, sua casa.

Realisticamente falando, isso provavelmente não é algo sobre o qual você deveria estar paranóico. No entanto, não há dúvida de que existem câmeras espiãs por aí. E se você tiver um bom motivo para suspeitar que alguém esteja lhe vigiando, é imperativo que você tome as medidas apropriadas. E o primeiro passo deve ser procurar em seu redor câmeras ocultas.

Felizmente, o seu iPhone pode ser uma ferramenta inestimável a esse respeito. Ao fazer uso inteligente de algumas de suas funções, o telefone pode funcionar como um dispositivo anti-câmera. Não será tão eficaz quanto o equipamento profissional, mas ainda poderá fornecer informações muito valiosas.

Portanto, com o interesse de ajudar a preservar sua privacidade, este artigo explicará quatro maneiras de detectar uma câmera espiã oculta usando um iPhone. Três deles contam com os recursos integrados do seu telefone, enquanto o quarto utiliza aplicativos de terceiros.

1. Encontre campos eletromagnéticos fazendo uma chamada

Quando está funcionando, um dispositivo eletrônico cria um campo eletromagnético (também conhecido como radiação eletromagnética). Naturalmente, isso também se aplica a câmeras ocultas. Como esses dispositivos são pequenos, esses campos não serão grandes, mas ainda podem ser poderosos o suficiente para interferir no sinal de chamada.

Portanto, se você planeja procurar em uma sala por câmeras ocultas, uma maneira de fazer uma varredura preliminar é fazer uma ligação e se movimentar enquanto você fala. Certifique-se de cobrir a sala inteira e ouça atentamente qualquer interferência - zumbido, crepitação, etc.

Obviamente, isso não significa que toda interferência significa automaticamente que você está perto de um dispositivo de vigilância - seu sinal pode simplesmente parar por um tempo. No entanto, se um determinado local estiver causando isso regularmente, você pode estar entendendo alguma coisa.

Além disso, já dissemos que uma câmera não é o único dispositivo que pode emitir radiação eletromagnética. Portanto, você deve desligar a TV, os alto-falantes e dispositivos similares ao procurar câmeras - isso facilitará a observação do que está interferindo no sinal de chamada.

2. Procure luzes infravermelhas usando a câmera do seu iPhone

Certas câmeras de espionagem dependem de luzes infravermelhas, que normalmente são invisíveis ao olho humano. No entanto, a câmera do seu iPhone pode detectar isso. Para ter certeza, aponte a câmera para uma fonte conhecida de luz infravermelha - um controle remoto da TV é um deles. Ao pressionar um botão no controle remoto, você verá um pequeno flash de luz no telefone - é isso que você estará procurando.

Portanto, escaneie a sala e fique atento a fontes de luz semelhantes.

3. Use seu iPhone para procurar sinais Wi-Fi incomuns

Atualmente, praticamente qualquer coisa pode se conectar à Internet e o equipamento de vigilância não é diferente. Nem todas as câmeras ocultas farão isso, mas algumas modernas terão um sinal Wi-Fi. Você deve, portanto, seu telefone para verificar se há algo fora do comum.

Se você vir um nome de Wi-Fi que não consegue identificar, faça uma pesquisa on-line - pode ser o mesmo que o código do produto do dispositivo. Além disso, esteja atento a sinais muito fortes provenientes de uma fonte que você não consegue identificar - que pode ser um sinal de que o dispositivo está próximo.

4. Use aplicativos dedicados

Por fim, a App Store possui uma seleção de aplicativos projetados para ajudá-lo a detectar câmeras ocultas. Vamos passar por cima deles.

Hidden Camera Detector

Ao usar a câmera e o flash no seu iPhone, este aplicativo pode ajudá-lo a rastrear câmeras de espionagem. Faz isso procurando a luz refletida nas lentes de uma câmera escondida. Basta usar o telefone para verificar a sala e você verá possíveis ameaças.

O aplicativo não é infalível, pois existem muitas outras superfícies refletivas que você pode encontrar, mas seu algoritmo fornece uma lista de objetos suspeitos que você pode verificar com cuidado - objetos marcados com mira vermelha têm a maior probabilidade de serem uma câmera.

DontSpy

Já falamos sobre os campos eletromagnéticos que as câmeras espiãs podem produzir. Além de interferir com suas chamadas, você também pode detectá-las usando um magnetômetro. Como se vê, todos os iPhones desde o modelo 3GS vêm com um deles embutido. O que este aplicativo faz é interpretar esses dados e ajudá-lo a identificar as câmeras nas proximidades.

Você simplesmente precisa aproximar seu telefone de qualquer objeto que pareça suspeito, e o aplicativo mostrará a intensidade de quaisquer campos eletromagnéticos. Novamente, o aplicativo não é infalível, mas certamente pode levá-lo na direção certa.

Mantenha-se vigilante e proteja sua privacidade

Sua privacidade é importante e você deve absolutamente fazer tudo o que estiver ao seu alcance para protegê-la. Isso não significa que existem câmeras espiãs por toda parte, mas você também não deve ignorar o fato de que as câmeras podem estar ocultas em despertadores, detectores de fumaça, canetas e inúmeros outros objetos que você vê todos os dias. Portanto, vale a pena estar vigilante e, com a ajuda do seu fiel iPhone - você pode estar.

Como detectar uma câmera espiã escondida com o iphone