A maioria das alternativas do Photoshop funciona de maneira muito diferente do Photoshop, muitas vezes com teclas de atalho completamente diferentes e maneiras de executar algumas funções muito básicas. Esse é o principal problema do GIMP, que tende a afastar as pessoas de usá-lo.
Veja também o nosso artigo Os melhores plugins do GIMP
No entanto, se você ainda não quiser desistir dessa alternativa do Photoshop, poderá ter problemas ao desmarcar no GIMP e procurar soluções para esse problema. Não tenha medo, pois desmarcar no GIMP não é exatamente difícil de fazer - é apenas diferente., mostraremos como fazer isso.
Desmarcando tudo
Se algo precisa ser desmarcado, geralmente é tudo o que foi selecionado anteriormente. Você deve ter notado que Ctrl + D, o atalho usual para outros softwares semelhantes, como o Photoshop, não desmarca a cena, mas faz uma cópia idêntica do seu projeto atual. O atalho real para desmarcar no GIMP é Shift + Ctrl + A. Você também pode acessá-lo na barra de menus, indo em "Selecionar" e clicando em "Nenhum".
Lembre-se de que também há maneiras de desmarcar apenas uma parte da seleção atual, uma função que é usada com muita frequência pelos designers gráficos. Abaixo está uma breve visão geral das ferramentas de seleção do GIMP e do que você pode fazer com cada uma delas.
Ferramentas de Seleção
O GIMP oferece várias maneiras de selecionar uma parte específica de uma imagem. Na barra lateral, que está localizada no lado esquerdo da tela por padrão, você pode notar que existem algumas ferramentas de seleção. Como alternativa, você pode acessá-las abrindo o menu “Ferramentas” e indo para “Ferramentas de seleção”. Aqui estão as mais importantes:
- A “Ferramenta de seleção de retângulo” permite selecionar qualquer região retangular.
- O “Ellipse Select Tool” permite fazer uma seleção elíptica.
- Com a "Ferramenta de seleção gratuita", também conhecida como "Ferramenta de laço", você pode selecionar livremente qualquer parte da imagem.
- A “Ferramenta de seleção difusa” (ou “Ferramenta varinha mágica”) forma uma região singular que possui uma cor semelhante ao ponto da imagem que você selecionou.
- A ferramenta "Selecionar por cor" funciona de maneira semelhante à "Ferramenta de seleção difusa", mas seleciona todas as regiões com cores semelhantes, não apenas a que você deseja.
- “Scissors Select Tool” lembra o “Magnetic Lasso” do Photoshop, enquanto tenta usar o contraste para fazer uma seleção de objeto.
Modos de seleção
Cada ferramenta de seleção que o GIMP possui oferece os mesmos quatro modos de seleção:
- “Substituir a seleção atual” apenas permite que você tenha uma seleção ativa por vez, cancelando todas as anteriores ao fazer uma nova seleção.
- “Adicionar à seleção atual” expande a seleção anterior com a nova. Este modo não exige que você tenha uma seleção antecipada.
- "Subtrair da seleção atual" remove a região selecionada da região selecionada anteriormente, pelo menos enquanto houver sobreposições.
- "Interseção com a seleção atual" verifica se alguma parte da sua seleção se cruza com a seleção antiga. Nesse caso, apenas essa parte permanece. Caso contrário, tudo será desmarcado.
O menu Selecionar
O menu "Selecionar" na barra de menus oferece mais algumas opções de seleção e desmarcação. Os importantes incluem o seguinte:
- "Tudo" (Ctrl + A) seleciona a tela inteira.
- "Nenhum" (Shift + Ctrl + A) desmarca tudo o que você selecionou.
- “Inverter” (Ctrl + I) inverte sua seleção atual, trocando as regiões selecionadas e não selecionadas.
- "Flutuar" (Shift + Ctrl + L) faz uma seleção "flutuar", o que significa que você só pode trabalhar com essa parte da imagem até ancorá-la. Para ancorar uma camada, vá para "Camada" e clique em "Camada âncora" ou pressione Ctrl + H. Caso tenha feito uma seleção flutuante, clicar fora dela também a ancora.
Outras opções mais avançadas, como "Pena", "Crescer", "Encolher" e "Borda", podem ajudar a refinar a seleção inicial.
Escolha o seu caminho
Como você pode ver neste artigo, existem várias maneiras de selecionar e desmarcar no GIMP. O programa é bem diferente do Photoshop e, é claro, teve que alterar os nomes das funções, mas se você conseguir superar isso, ainda estará recebendo uma alternativa gratuita do Photoshop com recursos semelhantes.
Você está satisfeito com o GIMP? Qual ferramenta de seleção você usa com mais frequência? Compartilhe seus pensamentos e conte-nos sobre suas ferramentas de seleção favoritas nos comentários abaixo.