Consulte também o nosso artigo Cores de linha alternativas no Planilhas Google
O principal pacote de produtividade de escritório do Google, composto principalmente por Docs, Sheets e Slides, lançado em 2005 e 2006 e, desde então, conquistou a lealdade de milhões de usuários em todo o mundo. O pacote do Google oferece uma alternativa gratuita, porém poderosa, baseada na nuvem ao pacote de produtos do Microsoft Office. Os três aplicativos principais não se aproximam da potência e funcionalidade do pacote de produtividade do Microsoft Office, mas para a maioria dos usuários, esses três produtos representam um meio termo "suficientemente bom" entre outras substituições gratuitas do Office e o próprio Office. Talvez o ponto de venda mais poderoso para os aplicativos do Google seja que você tenha todo o poder de uma solução baseada em nuvem por trás dos aplicativos. A suíte do Google foi projetada desde o início com colaboração e armazenamento baseado em nuvem como parte integrante do design, enquanto esses recursos refletem muito os produtos da Microsoft. Isso facilita o compartilhamento, a anotação e a edição colaborativa com outros usuários, usando os produtos do Google.
O Google Sheets é o equivalente aproximado do Microsoft Excel e, embora não possa competir diretamente recurso a recurso com o aplicativo herdado da Microsoft, o Sheets se destaca como uma poderosa ferramenta de planilha capaz de equilibrar orçamentos, realizar equações e acompanhar dados. tempo real. Muitos dos recursos do Excel são replicados ou espelhados dentro do Sheets, facilitando a troca do pacote de produtividade da Microsoft para as próprias ofertas do Google. Usuários com planilhas básicas (aqueles sem macros personalizadas ou elementos de design) podem, de fato, importar diretamente seus arquivos do Excel para o Planilhas, sem problemas ou falhas.
Um problema que os usuários de planilhas têm desde o início e provavelmente sempre terá é que, no processo de importação e coleta de dados de várias fontes (uma das muitas tarefas nas quais as planilhas são ótimas), não é incomum que ocorra aleatoriamente células, linhas e colunas para aparecer dentro do documento. Embora esse problema seja trivialmente gerenciável em folhas menores, onde você pode excluir as linhas manualmente, é um problema enorme quando aparece em documentos maiores.
No entanto, remover esses espaços em branco é rápido e fácil se você souber as etapas adequadas., Mostrarei como remover todas as linhas e colunas vazias do documento do Planilhas Google usando um filtro automático.
Configurando um filtro automático
Para remover essas colunas e linhas em branco, precisamos entender o que é um filtro automático dentro do Planilhas Google. Usuários iniciantes no Planilhas ou em aplicativos de planilhas em geral podem não entender como usar um filtro automático para classificar seus dados. Simplificando, um filtro automático pega os valores dentro das colunas do Excel e os transforma em filtros específicos com base no conteúdo de cada célula - ou, nesse caso, na falta deles. Embora tenham sido originalmente introduzidos no Excel 97, os filtros automáticos (e os filtros em geral) tornaram-se uma parte massiva dos programas de planilhas, apesar da pequena minoria de usuários que os conhecem e os utilizam.
O melhor dos filtros automáticos é que eles podem ser usados para vários métodos diferentes de classificação. Na verdade, eles são poderosos o suficiente para classificar e enviar todas as células vazias para a parte inferior ou superior da planilha. Comece abrindo a planilha que contém linhas e colunas vazias que você deseja remover do seu documento. Depois que o documento for aberto, adicione uma nova linha na parte superior da sua planilha. Na primeira célula (A1), digite o nome que você deseja usar para o seu filtro. Essa será a célula do cabeçalho do filtro que estamos prestes a criar. Depois de criar a nova linha, encontre o ícone Filtro na linha de comando, dentro do Planilhas Google. É mostrado abaixo; sua aparência geral é semelhante a um triângulo de cabeça para baixo com uma linha saindo pelo fundo, como um copo de martini.
Clicar neste botão criará um filtro, que, por padrão, destacará algumas de suas células em verde no lado esquerdo do painel. Como queremos que esse filtro se estenda a todo o documento, clique no pequeno menu suspenso ao lado do ícone do filtro. Aqui, você verá várias opções para alterar seus filtros. No topo da lista, selecione "Criar nova exibição de filtro".
O painel do Planilhas Google se estenderá e ficará com uma cor cinza escuro, juntamente com um ponto de entrada para você inserir os parâmetros do seu filtro. Não é essencial que você inclua todas as colunas, mas verifique se incluiu todas as linhas e colunas do documento que contêm espaços em branco. Para ser seguro, você pode apenas fazer com que o filtro cubra a totalidade do seu documento. Para inserir isso no documento, digite algo como A1: G45, onde A1 é a célula inicial e G45 é a célula final. Cada célula intermediária será selecionada no seu novo filtro.
Usando o filtro automático para mover células em branco
O próximo trecho pode parecer um pouco estranho, porque moverá e reorganizará os dados de uma maneira que parece contra-intuitiva na melhor das hipóteses e destrutiva na pior. Após a seleção do filtro, clique no ícone de linha tripla verde na coluna A1 da planilha em que você definiu um título anteriormente. Selecione "Classificar AZ" neste menu. Você verá seus dados em ordem alfabética, começando com números e seguidos por letras.
Enquanto isso, os espaços em branco serão empurrados para a parte inferior da planilha. Continue usando a planilha coluna por coluna até que as células em branco sejam movidas para a parte inferior da tela e você tenha um bloco sólido de dados exibido na parte superior do Planilhas Google. Isso provavelmente tornará seus dados uma bagunça confusa e ilegível - não se preocupe, tudo funcionará no final.
Excluindo suas células em branco
Depois que suas células em branco forem movidas para a parte inferior da planilha, excluí-las é tão simples quanto excluir qualquer outra célula. Use o mouse para destacar e selecionar as células em branco na planilha que foram movidas para a parte inferior do documento. Dependendo da quantidade de células em branco e da área de trabalho da sua planilha, você poderá diminuir um pouco o zoom da tela para ver mais da área circundante (a maioria dos navegadores, incluindo o Chrome, permite ampliar usando Ctrl / Cmd e os botões + e -, você também pode pressionar Ctrl / Cmd e usar a roda de rolagem do mouse ou touchpad). Clique e segure para selecionar as células em branco circundantes e arraste o mouse por todas as células.
Após selecionar as células ofensivas, clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar nas áreas destacadas. Você verá um menu pop-up contendo várias opções diferentes para suas células, incluindo recortar, copiar e colar, além da capacidade de inserir comentários e notas. No meio do menu estão as opções para exclusão, incluindo exclusão de linhas, colunas e exclusão de células. Como todas as suas células em branco foram classificadas em linhas, o método mais fácil é selecionar a exclusão de linhas, o que removerá todo o conteúdo das linhas em branco selecionadas. Você também pode excluir células específicas escolhendo um método de deslocamento; como suas células em branco estão em um bloco, seu método de turno não importa.
Reorganizando sua planilha
Agora que você removeu as células em branco ofensivas, pode reorganizar sua planilha novamente em uma ordem normal. Ao clicar no mesmo botão de menu com três linhas do início, dentro do filtro, apenas será possível organizar em ordem alfabética ou inversa, há outra opção de classificação: desligar o filtro automático. Para fazer isso, clique no botão de menu do triângulo ao lado do ícone do filtro automático dentro do Planilhas. Dentro deste menu, você verá uma opção para seu filtro (chamado "Filtro 1" ou qualquer filtro de número que você tenha criado), bem como uma opção para "Nenhum". Para desativar o filtro aplicado anteriormente, basta selecione "Nenhum" neste menu. Sua planilha retornará ao normal como mágica, mas sem as células em branco que você excluiu anteriormente.
Com as células excluídas, você pode retomar a reorganização e adicionar dados novamente à sua planilha. Se, por qualquer motivo, esse método fizer com que seus dados fiquem fora de ordem, revertê-lo é tão simples quanto mergulhar no histórico de seus documentos e reverter para uma cópia anterior. Você também pode usar a função copiar e colar para mover seus dados com facilidade, sem precisar lidar com centenas de células em branco bloqueando seu caminho. Essa não é uma solução perfeita - o Planilhas não facilita a exclusão de células em branco em geral -, mas funciona como uma maneira rápida e suja de colocar seus dados acima da massa de células em branco no documento. E no final do dia, é muito mais fácil do que excluir linhas em massa, uma a uma.
Informe seu método favorito nos comentários abaixo para excluir células em branco do Planilhas Google!