Anonim

Um dos maiores problemas dos navegadores modernos é a quantidade de memória ou RAM que eles consomem. O Google Chrome, por exemplo, pode não ser tão eficiente, ocupando quase 2, 5 a 3 GB com apenas duas guias abertas. Para a maioria das pessoas, isso representa cerca de 3/4 da RAM total do computador. Como você já deve saber, isso pode realmente tornar o computador mais lento e tornar os programas menos responsivos.

Hoje, mostraremos alguns truques para reduzir a quantidade de RAM que o seu navegador ocupa ou, possivelmente, facilitar o manuseio do computador.

Por que os navegadores usam tanta RAM

Todos os navegadores hoje em dia parecem usar bastante RAM. O Google Chrome é o mais notável e, mais recentemente, o Firefox Quantum. Não é tão ruim assim. É importante lembrar que qualquer RAM que não está sendo usada é gratuita, mas a RAM inútil não está realmente fazendo nada. Para o Chrome, uma quantidade substancial não é necessariamente uma coisa ruim e é de se esperar.

Faz isso para que você possa entregar suas páginas quase instantaneamente. O Chrome não está apenas mostrando uma página, mas está carregando HTML, CSS, JavaScript, contêineres de mídia e muito mais em segundo plano. Pode estar carregando elementos para jogos em 3D, um filme etc. - é basicamente um sistema operacional em si. Há muita mídia para carregar em 2017, e essa é apenas uma das razões pelas quais o consumo de RAM é tanto.

Além disso, o Chrome lida com sua guia de uma maneira única. Ao abrir o Gerenciador de tarefas, você poderá ver vários processos do Chrome abertos. Isso ocorre porque o Chrome trata cada guia como um processo. Dessa forma, o Chrome usa menos memória em segundo plano, mas, além disso, se uma guia falhar, você a perderia e não precisaria fechar todo o navegador, perdendo alguns dos sites que você já teve. abrir.

O Chrome usando mais RAM para exibir elementos mais rapidamente para você é, no final das contas, uma coisa boa. O ruim é quando guias ou plugins externos começam a vazar memória. Muitas vezes, mesmo o fechamento do Chrome não é suficiente - geralmente requer uma reinicialização completa do computador. Isso é geralmente o que atrasa o seu PC - quando a RAM está sempre cheia, o computador começa a agir devagar. Isso ocorre porque você está usando mais RAM do que o seu PC tem para oferecer e, assim, começa a enviar parte dessa memória de curto prazo para o disco rígido, o que é muito mais lento que a memória de curto prazo. É aqui que entra a lentidão. Embora os navegadores que usam mais RAM sejam uma coisa boa, não é tão bom para computadores que já têm pouca memória (ou seja, equipados apenas com poucos 4 GB).

Felizmente, é um problema bastante fácil de resolver.

Extensões

Como mencionamos anteriormente, um grande problema com o uso de memória do Chrome é que cada guia é tratada como um processo individual; portanto, cada guia é um processo separado que ocupa uma certa quantidade de memória. Quanto mais guias você abrir, e dependendo do tamanho da mídia do site, mais RAM será necessária para mantê-las abertas.

Uma maneira de reduzir o apetite de RAM do Chrome nessa área é baixar e instalar uma extensão chamada The Great Suspender. A ideia é que, após uma certa inatividade em uma guia, ele despeje os dados dessa guia, liberando RAM no seu PC. A guia permanece aberta, mas quando você clica nela, o Chrome precisa recarregar o site. Demora um pouco mais para carregar quando você volta para essa guia, já que a extensão despeja os dados, mas é um preço pequeno a pagar por mais espaço de memória, especialmente em computadores que não têm muita RAM para oferecer. Você pode baixar The Great Suspender gratuitamente aqui.

Você pode encontrar uma extensão semelhante para o Firefox aqui.

Além disso, você pode se livrar de extensões e complementos que não usa mais. Esses recursos podem ocupar desnecessariamente os recursos do sistema em segundo plano; portanto, se você não os usar, é melhor desinstalá-los do navegador. Dependendo do complemento que você estiver usando, você poderá economizar muito uso de memória, especialmente se esse plug-in for conhecido por problemas de vazamento de memória.

Aceleraçao do hardware

Uma maneira de diminuir o uso da RAM é ativar o recurso de Aceleração de Hardware do seu navegador. Isso pode ajudar em processos ociosos, o que pode facilitar o uso da RAM, mas ajuda especialmente quando você carrega conteúdo com muita mídia - a aceleração de hardware usa a GPU para carregar esse conteúdo, liberando a RAM do sistema para outras tarefas.

Você pode ativar isso com bastante facilidade no Google Chrome e no Mozilla Firefox. Para o Chrome, basta abrir o menu Configurações. Como alternativa, você pode simplesmente digitar chrome: // settings na barra de endereços do Chrome.

A partir daí, role até a parte inferior da página e selecione o botão "Avançado". Em seguida, role para baixo até a seção Sistema e marque a caixa que diz Usar aceleração de hardware quando disponível .

Também é fácil de fazer no Firefox. Abra o menu Preferências e, na guia Geral, selecione Usar configurações de desempenho recomendadas . Com isso ativado, você poderá alterar as configurações de aceleração de hardware agora. Simplesmente marque a caixa que diz Usar aceleração de hardware quando disponível .

A aceleração de hardware parece funcionar muito melhor no Firefox - pelo menos há uma diferença mais perceptível. Lembre-se de que, para notar uma diferença no Firefox ou Chrome, será necessário reiniciar o navegador.

Use menos guias

Talvez você não consiga alterar o funcionamento dos componentes internos do Chrome e Firefox, mas uma maneira de melhorar o desempenho da RAM é simplesmente usar menos guias por vez. Você pode salvá-los para voltar mais tarde, mas lembre-se de que sempre pode "marcar" esses sites nos dois navegadores, permitindo salvar o site sem ter que manter a guia aberta.

Atualize sua RAM

Se você tem muita RAM, a memória que o Firefox, o Chrome e outros navegadores usam não é um problema. Mas, se você tiver um laptop econômico ou de trabalho, muitos deles vêm apenas com um valor base - que é de cerca de 4 GB. Isso pode se acostumar rapidamente . Felizmente, é bastante fácil atualizar sua RAM e de forma barata também. Na maioria dos laptops e computadores, é fácil substituí-los também.

Leia o nosso guia sobre a compra da memória certa para o seu PC e laptop e, em seguida, como instalar a RAM na sua máquina. Você pode aprender sobre isso com mais detalhes em nosso guia Construa seu próprio PC.

Clique para jogar

O Adobe Flash Player pode ocupar uma tonelada de RAM do sistema. O Google Chrome, por padrão, bloqueou o conteúdo sem a permissão do usuário que usa o Flash Player; no entanto, o Google fez algumas exceções para os principais sites. Com isso em mente, convém acessar as Configurações do Chrome, rolar todo o caminho até a parte inferior e clicar em "Avançado". Em Privacidade e segurança, selecione Configurações de conteúdo . Na seção " Flash ", verifique se está selecionado como " Pergunte primeiro. "

É um processo um pouco semelhante. Nas novas versões do Firefox, o Flash é definido como "Clique para reproduzir" por padrão. Se você estiver em uma versão anterior, ou se alguma coisa tiver sido alterada, é possível configurá-la facilmente como padrão na guia Complementos. Procure o Shockwave Flash e, à direita, você verá uma caixa suspensa. Verifique se ele está selecionado como " Pedir para ativar. "

Com o Adobe Flash Player ativado como Click to Play, seu navegador não carrega conteúdo em Flash, economizando muito uso de memória. O conteúdo em Flash ainda será exibido, mas você terá que clicar fisicamente e conceder permissão para carregar. Nesse ponto, obviamente ele usará os recursos do sistema, mas não os usará mais automaticamente quando você visitar uma página da web.

Como medida de segurança, lembre-se de que você só deve ativar o Flash para sites confiáveis ​​e conhecidos. A Adobe teve muitos problemas com malware e similares sendo transferidos através do plug-in.

Encerramento

E é só isso! Claro, talvez você não consiga alterar os aspectos internos de como um navegador tira proveito da memória; há algumas coisas que você pode reduzi-lo a um mínimo, conforme descrito acima.

Por fim, um navegador que usa RAM é uma coisa boa - faz com que as coisas funcionem de maneira mais rápida, suave e eficiente. Pode ser contraproducente com computadores com pouca memória RAM, mas se você seguir as etapas acima, poderá minimizar facilmente até os maiores problemas de memória, como o Google Chrome. Caso contrário, a alternativa seria encontrar um navegador mais minimalista.

Tem um navegador favorito? Não deixe de comentar na seção de comentários abaixo!

Como diminuir a quantidade de memória RAM usada pelo seu navegador