Anonim

Mais e mais PCs com Windows são enviados sem unidades ópticas, tornando um pouco mais inconveniente reinstalar o Windows a partir de um disco. Sempre existe a opção de conectar uma unidade de DVD externa via USB, mas um método melhor e mais à prova de futuro é criar o seu próprio Windows USB Installer. Aqui está como.

Faça o download ou crie um ISO

O primeiro passo para criar um Windows USB Installer é obter os dados de origem. Se você comprar o Windows online ou optar por uma avaliação gratuita, geralmente poderá fazer o download do sistema operacional em vez de receber um disco físico pelo correio. Este download chegará como um arquivo ISO, uma imagem ou arquivo de todo o conteúdo de um disco óptico.
O tamanho da ISO do Windows variará dependendo da versão, mas espere que ela esteja entre 2 e 4 GB, o que pode demorar um pouco para fazer o download. Assim que tiver, anote sua localização, pois retornaremos mais tarde. Em nosso exemplo, estamos usando um ISO do novo Windows 8.1 Preview e o salvamos em uma pasta "Downloads" em nossa área de trabalho.


Se você já possui um disco físico, precisará criar um ISO. Existem muitas ferramentas gratuitas e pagas que podem lidar com essa tarefa, mas uma das que mais gostamos é o ImgBurn. Aqui está um ótimo tutorial do How-To Geek sobre o uso do ImgBurn para criar um arquivo ISO. O resultado final será um arquivo ISO no seu disco rígido que é quase idêntico ao que você pode baixar da Microsoft.

Encontre a unidade USB correta


Para criar um instalador USB do Windows, você precisará de uma unidade USB adequada. Capacidade é a principal preocupação; dependendo da versão do Windows com a qual você está trabalhando, provavelmente precisará de uma unidade com pelo menos 4 GB de espaço livre.
Se você está comprando uma nova unidade USB, hoje em dia é difícil encontrar uma menor que 8 GB, portanto você deve se adequar a praticamente qualquer produto. Essas unidades também são incrivelmente baratas. Aqui está uma unidade Kingston de 8 GB bem revisada por cerca de US $ 7.
Se você já estiver usando uma unidade antiga, verifique se ela ainda funciona e se tem pelo menos 4 GB de tamanho. A unidade que estamos criando conterá apenas um Windows Installer genérico, portanto a confiabilidade não é uma grande preocupação. Desde que você salve seu arquivo ISO, sempre poderá repetir essas etapas se a unidade falhar no futuro.

Instale a ferramenta USB / DVD da Microsoft

Embora seja possível criar manualmente um instalador USB inicializável a partir de um arquivo ISO, o processo pode ser demorado e complicado. Felizmente, a Microsoft criou uma ferramenta gratuita que faz o trabalho para você. A Ferramenta de Download de USB / DVD do Windows 7 (ignore o nome, funciona muito bem com o Windows 7 e 8) orienta os usuários passo a passo pelo processo de criação do USB Installer.


Baixe a pequena ferramenta no site da Microsoft e inicie o instalador. Prossiga com o processo do instalador e conclua a instalação.

Crie um instalador USB do Windows

Em seguida, inicie a ferramenta USB / DVD do Windows, que, por padrão, pode ser encontrada na área de trabalho. Requer acesso administrativo, então selecione “Sim” quando solicitado pelo Controle de Conta de Usuário do Windows.
A ferramenta consiste em quatro etapas simples. Primeiro, clique em "navegar" e navegue até o local no seu PC onde você salvou o arquivo ISO baixado ou criado. Pressione “Next” depois de selecionar seu arquivo ISO.


Agora você precisará escolher seu tipo de mídia. Essa ferramenta foi criada originalmente para ajudar os usuários com arquivos ISO do Windows 7 a fazer instaladores de backup, via USB e DVD. Como estamos interessados ​​apenas em criar um instalador USB, escolha “Dispositivo USB”. Se você precisar criar um DVD do Windows Install, poderá repetir essas etapas e escolher “DVD”.


Chegou a hora de inserir o dispositivo USB selecionado anteriormente e selecioná-lo na lista suspensa. Tenha cuidado aqui; a ferramenta limpará o que estiver na unidade, verifique se você está usando uma unidade USB vazia (ou pelo menos uma que possua arquivos que você não precisa salvar) e verifique também se você selecionou a unidade correta no diretório Lista. No nosso exemplo, estamos usando uma unidade USB de 4 GB atualmente atribuída à letra da unidade "M."


Depois de verificar duas vezes o caminho da unidade, pressione "Iniciar cópia" para iniciar o processo de criação. Dependendo do tamanho do seu ISO, velocidade da interface USB e velocidade do armazenamento da unidade USB, isso pode levar um tempo. Basta pegar uma bebida e deixar a ferramenta funcionar.


Quando o processo estiver concluído, você será notificado de que o “Backup foi concluído” e agora é seguro remover sua unidade USB.

Use o instalador USB do Windows

Existem duas maneiras principais de usar o Windows USB Installer. Primeiro, você pode iniciar o processo de instalação da unidade diretamente no Windows. Isso permite que você execute uma atualização ou inicie um reparo.

Segundo, se você deseja uma instalação limpa, pode configurar o computador para inicializar a partir da unidade USB, da mesma forma que faria a partir de uma unidade óptica. Observe, no entanto, que nem todas as placas-mãe suportam a inicialização a partir de unidades USB, portanto, verifique o manual da placa-mãe para garantir a compatibilidade. As configurações da placa-mãe também variam muito; portanto, mesmo que sua placa suporte a inicialização em uma unidade USB, consulte o manual para obter instruções sobre como configurar esse processo na interface do BIOS ou EFI.

Um instalador USB do Windows também pode ser usado para instalar o Windows em máquinas virtuais, como VMware Workstation no Linux ou Parallels Desktop no Mac OS X.
Uma observação final: nem todas as ISOs do Windows Install são iguais. Dependendo da versão do Windows que você adquiriu ou usou para criar o ISO, o Windows Installer pode ser uma versão completa ou uma atualização. Nesse último caso, talvez você não consiga instalar uma versão “limpa” do Windows em uma unidade em branco; pode ser necessário que você já tenha uma versão licenciada existente do Windows. Seu instalador USB ainda funcionará nesses casos, mas verifique o licenciamento do seu ISO de origem.
Imagem do BIOS modificada a partir do arquivo de origem Corsair .

Como criar um instalador do windows usb