O Windows 10 é mais confiável do que nunca, mas as coisas ainda podem dar errado. Se você depende de seu computador para qualquer coisa, faz sentido manter seus dados em segurança e garantir que seu computador volte a funcionar rapidamente, caso isso aconteça. É por isso que você precisa criar um disco de recuperação do Windows 10.
Consulte também o nosso artigo Como acelerar o Windows 10 - O melhor guia
Dizemos 'disco', mas pode ser qualquer mídia. Os favoritos são USB ou DVD. Nenhum meio é melhor que o outro, mas nem todo mundo tem DVDs ou gravadores de DVD em branco no computador, portanto, use o que tiver em mãos.
O valor de um disco de recuperação
Um disco de recuperação do Windows 10 é como um seguro para sua casa ou carro. É uma dor e custa dinheiro para acompanhar e você nunca vê realmente o benefício disso. Até você precisar. Então o seguro é a melhor coisa desde mostarda em um cachorro-quente.
O mesmo para backups e discos de recuperação do Windows 10. Eles levam tempo para configurar, ocupam espaço em disco ou uma unidade USB e não servem para nada. Até você precisar. Com um disco de recuperação, você pode voltar a funcionar rapidamente e sem perder muitos dados ou produtividade. Então, sim, demora um pouco para ser configurado, mas, uma vez feito, está feito e você estará protegido.
Crie um disco de recuperação do Windows 10
Para criar um disco de recuperação do Windows 10, você precisará de uma unidade USB de 8 a 16 GB ou um gravador de DVD e DVDs em branco. Você pode fazer isso de duas maneiras. Você pode criar um disco de recuperação no Windows ou usar a Ferramenta de Criação de Mídia da Microsoft. Eu vou mostrar para vocês dois.
Você também tem a opção de criar uma instalação básica do Windows 10 ou fazer backup dos arquivos de configuração também. Se você optar por fazer backup de seus arquivos, o Windows fará backup de algumas de suas personalizações. Ele fará o backup de drivers, aplicativos, quaisquer personalizações feitas no Windows, configurações do plano de energia e vários outros arquivos. Esses arquivos serão necessários se você precisar executar Redefinir este PC ou Recuperar a partir de comandos de uma unidade na inicialização avançada. Eu sempre recomendo incluir esses arquivos se você tiver um disco grande o suficiente.
Crie um disco de recuperação do Windows 10 a partir do Windows
Essa é a maneira mais simples de criar um disco de recuperação e leva de 15 a 20 minutos, dependendo da velocidade do seu computador e da quantidade de dados que você precisa fazer backup.
- Navegue para Painel de controle e recuperação.
- Selecione Criar uma unidade de recuperação e insira seu USB ou DVD.
- Se você deseja fazer backup dos arquivos do sistema, verifique se a caixa está marcada antes de clicar em Avançar.
- Aguarde o Windows detectar a unidade de destino e liste-a e clique em Avançar. Todos os dados em uma unidade USB serão limpos como parte desta operação. O DVD precisará estar em branco, é claro.
- Siga o assistente conforme solicitado para criar o disco de recuperação e, em seguida, dê tempo para criá-lo.
Crie um disco de recuperação do Windows 10 usando a Ferramenta de criação de mídia
A Ferramenta de criação de mídia é um programa muito útil da Microsoft que permite criar uma nova imagem do Windows 10 para usar na reconstrução do seu computador.
- Faça o download e abra a Ferramenta de criação de mídia.
- Selecione a versão correta do Windows 10, 32 bits, se você tiver Windows de 32 bits e 64 bits, se tiver Windows de 64 bits. Você deve acertar esta parte, caso contrário não funcionará.
- Selecione 'Criar mídia de instalação para outro PC'.
- Selecione o idioma, edição do Windows 10 e a versão. Novamente, você deve acertar, caso contrário, o disco não funcionará.
- Selecione a mídia do disco, USB ou DVD.
- Aguarde o Windows baixar os arquivos necessários e criar o disco.
Usar a Microsoft Media Creation Tool significa que você obtém uma imagem nova e atualizada do Windows 10, mas requer um download de cerca de 3, 5 GB para criar. Certifique-se de não usar esta ferramenta se tiver um plano de dados restrito. A vantagem é que a imagem é atualizada regularmente pela Microsoft, portanto você não precisa executar o Windows Update por muito tempo depois.
Como usar um disco de recuperação do Windows 10
Se algo der errado com o seu computador, você precisará saber como usar o novo disco de recuperação do Windows 10. Felizmente, é muito simples.
- Reinicie o seu computador com o disco de recuperação inserido.
- Selecione a opção inicializar no disco de recuperação no menu de inicialização avançada que aparece. Se esse menu não aparecer, acesse o BIOS e selecione o menu de inicialização a partir daí.
- Selecione Solucionar problemas e recuperar de uma unidade.
- Siga as instruções para permitir que o Windows seja reconstruído usando o disco de recuperação
É isso aí! O seu computador usará os dados armazenados no disco de recuperação para se recompor e retornar ao estado de funcionamento. O processo pode demorar um pouco. Depende muito da quantidade de dados que você possui no disco de recuperação e da velocidade do seu computador. Reserve entre 10 e 20 minutos para o processo.
Outras opções para fazer backup do Windows 10
Além de criar um disco de recuperação do Windows 10, você também pode usar software de terceiros para clonar sua unidade de inicialização. Geralmente, esses são aplicativos premium que pegam uma cópia direta do seu disco rígido e os recriam pouco a pouco em outra unidade. Se houver uma unidade sobressalente por aí, essa é certamente uma opção.
A clonagem do disco rígido é uma maneira de garantir que seu computador esteja sempre disponível e é uma ferramenta útil para criar uma versão mais completa de um disco de recuperação. A desvantagem é que a maioria do software necessário para criar um clone custa dinheiro e você também precisa de um disco rígido sobressalente. Existem alguns softwares livres que podem fazer o trabalho, mas não tenho idéia se eles são bons ou não.
Se você gasta muito tempo no seu computador, criar um disco de recuperação do Windows 10 é fácil. Sim, você precisa de uma unidade USB sobressalente ou DVD (s) em branco e 20 minutos do seu tempo. Mas, em troca, você recupera um computador com falha dentro de meia hora e não por muito mais tempo. Vale a pena fazer no meu livro.