Anonim

Se você estiver escrevendo um livro ou um trabalho de pesquisa, pode ser necessário inserir um índice no início. Muitas pessoas criam manualmente seu índice e essa é certamente uma maneira de fazê-lo. Porém, uma tabela criada manualmente leva tempo, está sujeita a inconsistências de formatação e precisa ser atualizada manualmente sempre que uma seção do documento for alterada.
Felizmente, há uma maneira muito mais fácil de lidar com um sumário, se você estiver usando o Microsoft Word 2016 para Mac. O Word não pode apenas gerar um para você com base nos estilos aplicados ao seu documento, mas também pode atualizar as coisas com o clique de um botão quando o documento é alterado. Chega de gastar seu tempo rastreando e revisando os números de página! Vocês não têm idéia de como isso me deixa feliz, então vamos ver como criar um sumário no Word 2016 para Mac.

Etapa 1: adicionar estilos ao seu documento

O gerador automático de índice do Microsoft Word se baseia em estilos , que são formatos especiais aplicados ao seu documento, para que o Word saiba quais partes do seu texto são títulos, subtítulos, parágrafos e assim por diante. Portanto, a primeira etapa para gerar automaticamente um sumário é garantir que o documento tenha os estilos apropriados aplicados.
Para começar, selecione o seu primeiro capítulo ou título destacando-o no seu documento.


Em seguida, vá até a barra de ferramentas do Word (ou a "Faixa de opções", como a Microsoft o adorava) e, na guia Página inicial, clique no botão Estilos . Na lista suspensa exibida, selecione "Título 1" para definir o texto selecionado como o primeiro título principal. Observe que, se a janela do Word for grande o suficiente, você poderá ver as opções de estilo listadas diretamente na barra de ferramentas, em vez do botão "Estilos". Nesse caso, selecione o estilo de cabeçalho desejado diretamente ou clique na pequena seta voltada para baixo na parte inferior da lista para expandir todas as opções de estilos.


Se o seu documento tiver subtítulos, selecione o primeiro e repita as etapas acima, desta vez escolhendo “Cabeçalho 2.” Repita essas etapas conforme necessário e você terá algo como a captura de tela abaixo. Lembre-se de que você está aplicando esses estilos ao documento real, não a um índice criado manualmente que você já possa ter. Nas capturas de tela, o texto é omitido por simplicidade. No seu documento real, você terá parágrafos de texto entre cada capítulo e subtítulo.

Etapa 2: Criar um Sumário

Depois de adicionar todos os títulos e subtítulos desejados, coloque o cursor no local em que deseja que o índice gerado automaticamente apareça. Por exemplo, você pode inserir uma nova página em branco no início do documento ( Inserir> Página em branco na barra de ferramentas do Word). Uma vez lá, clique na guia Referências na barra de ferramentas.


Na extremidade esquerda da guia Referências, você verá um botão chamado Índice . Clique nele para revelar uma lista suspensa das várias maneiras pelas quais o Word pode formatar sua tabela para você.


Clique em um dos estilos para escolhê-lo e o Word gerará automaticamente seu índice no local que você especificou.

Etapa 3: atualizar automaticamente seu índice

A tabela criada nas etapas acima listará os nomes atuais de seus títulos e subtítulos definidos, juntamente com o número de página atual de cada um. Mas aqui está a grande parte do uso desse método: você pode continuar editando seu documento - adicionar ou remover cabeçalhos, adicionar texto, alterar fontes e estilos etc. - e quando terminar, volte para a guia Referências e clique em o botão "Atualizar tabela" (mostrado com a seta vermelha na captura de tela abaixo).


O Word atualizará instantaneamente seu índice para refletir todas as alterações, incluindo os números de página atualizados para cada entrada. Lembre-se de continuar aplicando os estilos de cabeçalho, conforme necessário, ao modificar seu documento e você nunca terá que se preocupar com o fato de os títulos dos capítulos ou os números das páginas não corresponderem ao índice. Bacana! Tenho que admitir que não sou o maior fã do Word, por mais poderoso que seja, mas gosto muito desse recurso.

Como criar um sumário no word 2016 para mac