Anonim

O Windows 10 não tem muitas maneiras fáceis de criar backups sem uma ferramenta de terceiros, mas uma coisa que você pode fazer é criar um backup de imagem do sistema. Pode parecer intimidador no começo, mas é realmente muito fácil de criar. Você só precisa pressionar alguns botões - o Windows 10 faz todo o trabalho pesado.

Siga abaixo e mostraremos como fazê-lo!

O que você precisará

Quando você cria uma imagem do sistema, está realmente criando-a para fazer backup do seu PC, caso algo aconteça com ela. Se você deixá-lo na mesma unidade que o sistema operacional e a unidade travar ou morrer, você não poderá acessar a imagem do sistema. É por isso que você precisa de uma fonte externa. Assim, quando o arquivo de imagem estiver pronto, verifique se você tem outro local para colocá-lo - outro disco rígido, uma unidade flash grande etc. etc. De fato, para criar a imagem do sistema, você precisa de outra unidade para salvá-lo., como você não pode salvá-lo no mesmo disco rígido.

Criando a imagem do sistema

O primeiro passo é conectar sua unidade externa ao computador. Como dissemos, pode ser um disco rígido externo ou uma unidade flash - não é muito exigente quanto ao tipo de armazenamento externo.

Em seguida, abra o menu Iniciar e, na caixa "Pesquisar", digite Backup e restauração (Windows 7) . Você deseja selecionar o Backup and Restore (Windows 7) programa no Painel de Controle, conforme a figura acima.

Por fim, no painel de navegação esquerdo, clique em Criar uma imagem do sistema.

É aqui que entra a unidade externa. Uma caixa de diálogo será exibida, escolhendo um dispositivo de armazenamento externo ou um DVD gravável para salvar a Imagem do Sistema. Depois de pressionar “Next” com as opções selecionadas, o assistente o levará passo a passo. Lembre-se de que, com a unidade que você está usando, ela deve ser formatada como NTFS para você usá-la.

Vale ressaltar que esse processo pode levar algumas horas. Essa imagem do sistema é, bem, uma imagem de todo o seu sistema operacional - seu setor de inicialização, aplicativos, todos os seus arquivos, etc. O arquivo de imagem que ele cria é basicamente uma versão compactada de tudo isso e, portanto, devido à escala disso, pode levar algum tempo para ser concluído.

Quando o backup for concluído, você será perguntado novamente se deseja criar um disco de recuperação do sistema. Se você tiver uma unidade óptica e um DVD gravável em branco, poderá fazer isso aqui. Como alternativa, você pode criar uma unidade de recuperação com sua unidade flash, usando o programa de recuperação no painel de controle.

Se você não receber um atalho para acessá-lo, poderá pesquisar em Criar uma unidade de recuperação na barra de tarefas. Clique no link para o programa Painel de Controle. Pode ser necessário inserir uma senha de administrador para continuar a partir daqui. Mas, basicamente, leva você diretamente ao assistente. Você pode simplesmente seguir as etapas, apenas verifique se o backup dos arquivos do sistema na unidade de recuperação está marcado antes de continuar.

Também é importante notar que você não poderá usar essa unidade flash para mais nada após esse assistente - agora ela se tornou uma unidade de recuperação dedicada para o seu sistema Windows 10. Você também deve verificar se está usando pelo menos uma unidade flash de 16 GB ao verificar a opção Fazer backup dos arquivos do sistema na unidade de recuperação .

Restaurando com sua imagem do sistema

A Microsoft no Windows 10 facilita muito a restauração com uma Imagem do sistema como esta. Se você conseguir inicializar no Windows 10, basta abrir o menu Configurações, acessar Atualização e segurança e, na guia Recuperação, no painel de navegação esquerdo, deve haver um botão "Reiniciar agora" que permite iniciar da sua unidade flash ou do Disco de recuperação do sistema que criamos anteriormente.

Se você não conseguir inicializar no Windows 10, precisará inserir seu disco ou unidade flash e alterar a ordem de inicialização. Mas não se assuste - é realmente fácil de fazer e você não vai machucar nada fazendo isso. Para alterar a ordem de inicialização, você precisará reiniciar e pressionar o comando F2 ao iniciar. Dependendo da sua máquina, esse comando pode ser diferente. Você precisará consultar o manual fornecido com o seu computador, procurar a chave correta on-line ou verificar se ela indica a chave específica na inicialização.

Quando estiver na tela de configuração, será necessário procurar uma seleção "Boot" ou "Boot Order". Quando você o encontrar, use os comandos na tela para alterar a ordem de inicialização para sua unidade óptica do disco de recuperação do sistema ou sua unidade flash para inicializar a unidade de recuperação que criamos. E, apenas para reiterar, para que qualquer uma dessas opções funcione, você precisa criar o Disco de Recuperação do Sistema ou a Unidade de Recuperação nas etapas anteriores.

Depois de alterar a ordem de inicialização para iniciar qualquer um dos dispositivos, siga os comandos na tela para sair da instalação e reiniciar o computador. Agora, ele será inicializado a partir do disco óptico ou da unidade de recuperação. E a partir daí, você pode seguir o assistente para restaurar o seu PC de volta ao normal. Geralmente, ele solicita que você escolha o idioma do teclado, e uma opção Solução de problemas deve aparecer. Lá, você deve ver as opções para Redefinir este PC e Recuperar de uma unidade .

Encerramento

Seguindo as etapas acima, você pode criar um backup de todo o sistema operacional em um simples arquivo de imagem do sistema. Isso facilita muito o backup do seu PC, caso algo aconteça - depois que você cria uma unidade de recuperação com sua unidade flash, é tão simples quanto inicializá-la.

Se você faz muito no seu computador, é recomendável seguir esse processo algumas vezes por ano. É sempre útil ter um backup completo do sistema como este disponível para você. Obviamente, isso não deve substituir seus hábitos diários de backup, mas servir como um "extra".

Como criar uma imagem do sistema do seu estado atual do Windows 10