Anonim

Recentemente, começamos a criar vários tutoriais e guias para sistemas baseados em Linux. Nossa mais recente foi como instalar o Linux Mint, mas desta vez mostraremos como criar um link simbólico ou um link simbólico no Ubuntu usando o Terminal. É um processo muito fácil e pode facilitar a vida para você.

O que é um link simbólico?

A primeira coisa importante a saber é que existem links físicos e simbólicos . Um link físico é um arquivo com vários nomes, que geralmente consiste em várias cópias do mesmo arquivo. Se um desses "links físicos" for excluído, esse arquivo deixará de existir. Um link simbólico é diferente, pois é uma entrada do sistema de arquivos que aponta para o nome e o local do arquivo. Ao contrário de um link físico, livrar-se de um link simbólico não removerá o arquivo original. O link simbólico simplesmente deixará de funcionar, mas você ainda terá o arquivo original onde o deixou.

Então, por que você deseja criar um link simbólico? Um link simbólico é essencialmente um atalho para o arquivo original, exceto que, na verdade, é um ponteiro de nível inferior gravado no sistema de arquivos no disco rígido. Ele fará parecer que o arquivo vinculado está realmente lá, mas ainda assim está puxando dados e outras informações do local original do arquivo. Isso apenas torna as coisas um pouco mais fáceis.

Como configurar um link simbólico

O principal motivo para usar links simbólicos é estender a funcionalidade de certos aplicativos, como o Dropbox ou aplicativos de email locais. Agora, criar um link simbólico é realmente muito fácil! Primeiro, você precisará abrir o Terminal. Para fazer isso, basta pressionar Ctrl + Alt + T. Como alternativa, você pode clicar no ícone Ubuntu no canto superior esquerdo da tela, digitar “Terminal” e simplesmente selecionar o ícone.

Uma vez aberto o Terminal, você pode usar o comando ln -s para criar um link simbólico, sendo e o caminho para o arquivo com o qual você está tentando criar um link simbólico.

Se você não quiser usar o Terminal, basta clicar no arquivo ou na pasta e selecionar "Vincular ao Desktop" ou "Criar Link". Isso criará um link simbólico na área de trabalho para um determinado arquivo sem precisar tocar no terminal.

No que diz respeito aos aplicativos da vida real, isso pode ser útil se você simplesmente quiser criar uma referência rápida ou atalho para um arquivo na área de trabalho. Isso também pode ser útil para, por exemplo, usuários de inicialização dupla. Se você estiver executando o Windows e Linux e tiver algo como o Mozilla Thunderbird no seu computador e não quiser baixar novamente todos esses e-mails no Linux, poderá criar um link simbólico que aponte para os arquivos originais no Windows.

Existem realmente algumas aplicações legais para links simbólicos! Se precisar de ajuda adicional ou tiver algum comentário, deixe um comentário abaixo ou junte-se a nós nos Fóruns da PCMech!

Como criar links simbólicos no ubuntu