Anonim

De acordo com o estudo do Anuário Digital de 2017, existem 2, 78 bilhões de usuários ativos de mídia social em todo o mundo, representando mais de 70% de todos os usuários da Internet. Estima-se que, até 2021, a mídia social atraia mais de 3 bilhões de usuários. Os números não deixam espaço para dúvidas: a mídia social governa a Internet hoje e qualquer empresa que planeja ter sucesso deve saber como criar um site de mídia social e quais são os riscos e custos de ignorar a mídia social.

O que é um site de mídia social?

Atualmente, as conversas nas mídias sociais se concentram em grandes players como Facebook, Twitter, Instagram ou Snapchat. No entanto, a mídia social é um fenômeno muito mais amplo do que esses poucos nomes.

Qualquer site ou aplicativo que reúna membros em torno de um interesse ou objetivo comum e permita que eles interajam e compartilhem informações pode ser rotulado como um site de mídia social. Nesta categoria, podemos incluir:

  • fóruns
  • sites de microblogging
  • apoiar grupos online ou comunidades online
  • plataformas de conteúdo colaborativo

Ferramentas para criar um site de mídia social

Existem três maneiras de criar um site de mídia social:

  1. Escolha o caminho mais comum e crie uma conta comercial nas plataformas já estabelecidas, como Facebook, Twitter ou Instagram.

    Prós: alta exposição, boa indexação de conteúdo, custos de gerenciamento reduzidos.
    Contras: público muito geral, sem propriedade do conteúdo, sem controle sobre a privacidade das informações do usuário.

  2. Use as ferramentas integradas do CMS para adicionar um valor de rede social ao seu site. As ferramentas mais avançadas são os plugins desenvolvidos especialmente para o WordPress.

    Prós: controle sobre o conteúdo, desenvolvimento reduzido, facilidade de integração.
    Contras: apresenta restrições de desenvolvimento.

  3. Use plataformas de etiqueta branca para criar um site de mídia social a partir do zero e personalizá-lo totalmente com base nas suas necessidades de negócios. O construtor de comunidades mais conhecido é o Ning. Essas plataformas oferecem integração de blogs e fóruns, compartilhamento de fotos, criação de grupos e eventos, acompanhamento de métricas de desempenho.

    Prós: controle total sobre o conteúdo, personalização de todos os recursos, melhor direcionamento de público, gerenciamento de privacidade de informações dos usuários, escalabilidade.
    Contras: recursos financeiros extras para a integração e manutenção.

  4. Dicas para criar com sucesso um site de mídia social - e gerenciá-lo com facilidade

  • Reúna pessoas em torno de um interesse comum . Conversas e audiências gerais são uma das falhas dos grandes players de mídia social. As pessoas precisam se sentir vinculadas a uma meta ou interesse para agir como uma comunidade. Pode ser um hobby, uma queda por uma marca, um interesse profissional ou até a necessidade de suporte para superar um problema como parar de fumar ou perder peso.
  • Permita que os usuários se juntem a você facilmente . Não intimide os membros em potencial com um formulário de registro de 20 campos. Permita que eles se juntem a você facilmente através de contas do Facebook ou Google e um fluxo de inscrição nativo suave. Tenha uma comunicação de integração simples, mas clara.
  • Ofereça suporte para conteúdo gerado pelo usuário . Recursos como escrever artigos, gerenciar um blog, compartilhar fotos ou vídeos abastecerão seu site com conteúdo - o ativo que o ajudará a avançar na hierarquia dos mecanismos de pesquisa e será facilmente encontrado. Por outro lado, considere recursos extras para selecionar e moderar o conteúdo gerado pelo usuário.
  • Permita que os usuários interajam . Uma das regras práticas de uma comunidade funcional é a interação. Adicionar comentários, comunicar-se em fóruns ou as opções de contato no local adicionarão dinâmica à sua nova comunidade online.
  • Ir viral . Mesmo que você tenha criado seu próprio site de mídia social do zero, não subestime o poder de outras redes de mídia social. Os usuários do Facebook representam cerca de 2 bilhões em todo o mundo (quase 70% do total de usuários de mídia social). Provavelmente, seus usuários também são usuários do Facebook e, como tal, podem compartilhar um conteúdo valioso que encontram no seu site, atraindo assim novos usuários. Inclua recursos que permitam curtir ou compartilhar com um clique o conteúdo que acharem interessante. Este artigo pode ajudar seu site a se tornar viral.
  • Aborde os problemas dos usuários . Parece que uma das grandes vantagens da mídia social é a prontidão das empresas em atender às solicitações de seus clientes. Em um mundo em que as informações se espalham tão rapidamente, não se pode dar ao luxo de ignorar o feedback do usuário. De acordo com uma pesquisa da HootSuite de 2016, 59% dos americanos com contas de mídia social acham que o atendimento ao cliente por meio da mídia social tornou mais fácil obter respostas a perguntas e resolver problemas.
  • Vá para o celular . Mais de 80% dos usuários ativos de mídia social estão em dispositivos móveis. O design responsivo não é mais um complemento, tornou-se obrigatório se você deseja ir aonde seus usuários estão.
  • Alavancar sua comunidade através de membros-chave . On-line, assim como off-line, a rede mais eficaz se baseia nos chamados "intermediários da informação", capazes de disseminar informações e comunicá-las ainda mais de maneira impactante. Os intermediários da informação têm o poder de reunir grupos de pessoas aparentemente isoladas. Você pode recrutá-los de influenciadores do setor (blogueiros, especialistas profissionais, líderes de opinião) ou nutrir seus membros mais ativos e oferecer-lhes funções avançadas, como moderadores ou curadores de conteúdo.
  • Meça e ajuste . Roteiro da sua jornada nas mídias sociais e defina objetivos e prazos claros para alcançá-los. Dê prioridade às métricas reais em detrimento das chamadas métricas de vaidade, como número de novas contas, número de downloads, número de visualizações de página. Segundo especialistas, as métricas de vaidade servem principalmente para elogios; as métricas reais, como usuários ativos, número de compartilhamentos / curtidas, tempo gasto no site, visitantes únicos versus visitantes recorrentes, ajudam a avaliar o envolvimento dos usuários e ajustar sua estratégia.

Como apontou um estudo da HBR publicado em 2009, “com muita freqüência, as empresas isolam seus esforços de construção de comunidades dentro da função de marketing. Isso é um erro. Para que uma comunidade de marcas produza o máximo benefício, ela deve ser estruturada como uma estratégia de alto nível que apóie as metas de toda a empresa. ”

Lembre-se de que uma contribuição significativa para o sucesso de algumas marcas poderosas foi o investimento na construção de comunidades on-line em tópicos importantes para o público. A Nike criou uma comunidade on-line em torno da paixão pela corrida, a Procter & Gamble estabeleceu um diálogo com as adolescentes sobre os desafios que enfrentam ao fazer a transição para a vida adulta.

Um site de mídia social adaptado às suas necessidades é a melhor maneira de fazer a diferença para seus clientes, envolvê-los em conversas valiosas e ver um crescimento nos negócios a longo prazo.

Como criar um site de mídia social