O macOS possui um programa interno - chamado QuickTime Player - que pode reproduzir muitos tipos de arquivos de áudio e vídeo. Mas muitos usuários de Mac não sabem que o QuickTime também é muito útil quando você deseja criar diferentes tipos de gravações, em vez de apenas reproduzi-las. Por exemplo, o QuickTime permite fazer gravações de áudio usando o microfone do seu Mac ou gravações de vídeo com sua webcam.
Mas o QuickTime também permite fazer gravações na tela. Ou seja, vídeos em movimento total da tela do seu Mac, o que é ótimo para criar tutoriais, demonstrar etapas de solução de problemas ou enviar instruções para um membro da família menos tecnicamente experiente. Portanto, embora o QuickTime seja ótimo em muitas coisas, este artigo se concentrará em usá-lo para criar gravações de tela no Mac!
Iniciando o QuickTime
Para quem não conhece o QuickTime, o primeiro passo é encontrar o aplicativo no seu Mac. Por padrão, o QuickTime é instalado na sua pasta Aplicativos, para a qual você pode navegar clicando em Finder e indo em Ir> Aplicativos na barra de menus. Como alternativa, você pode usar o atalho de teclado Shift-Command-A no Finder para ir diretamente para a pasta Aplicativos.
Depois que a pasta Aplicativos for exibida no Finder, role para baixo até encontrar o QuickTime Player.app e clique duas vezes para iniciá-lo. Observe que você também pode iniciar o QuickTime diretamente do Spotlight pesquisando-o.
Opções de gravação do QuickTime
Com o aplicativo aberto, você encontrará as opções de gravação do QuickTime no menu Arquivo, na parte superior da tela:
Nova gravação de filme : isso criará uma gravação de filme usando a webcam do seu Mac ou qualquer câmera USB conectada. Use este modo para gravar um vídeo falando com a câmera ou com o que a câmera apontar.
Nova gravação de áudio: isso cria uma gravação apenas de áudio usando o microfone embutido no seu Mac ou qualquer dispositivo de gravação conectado compatível, como um microfone USB externo. Você pode usar esse modo, por exemplo, para gravar a si mesmo para um podcast, gravar narração para uma apresentação de slides ou filme ou gravar uma reunião (desde que você tenha a permissão dos participantes, é claro).
Nova gravação de tela: o tópico desta dica e um modo que permite gravar a tela do seu Mac com áudio opcional do microfone embutido no seu Mac ou de um dispositivo de áudio USB suportado.
Fazendo gravações de tela do QuickTime
Então, vamos começar a criar gravações de tela do QuickTime. Usando as etapas acima, selecione Arquivo> Nova gravação de tela na barra de menus do QuickTime. Como alternativa, você pode iniciar o QuickTime e usar o atalho de teclado Control-Command-N . Uma nova janela de gravação de tela será exibida:
Esta pequena janela simples é onde a mágica acontece. O botão vermelho central é como você iniciará a gravação, mas primeiro verifique se suas preferências estão definidas! Faça isso clicando na pequena seta voltada para baixo ao lado do botão de gravação.
Existem apenas duas opções: “Microfone” e “Opções”. Com “Microfone”, você pode controlar se a gravação na tela tem algum áudio - escolha “Microfone Interno” se quiser discutir o que está fazendo. - tela enquanto você está fazendo isso. Se você tiver um microfone externo ou dispositivo de áudio conectado, também o verá listado aqui e poderá selecioná-lo para sua entrada de áudio.
A opção "Mostrar cliques do mouse na gravação", no entanto, é bastante interessante se você deseja que seu público saiba exatamente quando e onde está clicando no mouse ou no trackpad. O que essa opção faz é colocar um círculo ao redor do cursor sempre que você clicar durante a gravação, assim (a caixa branca é editada na foto para apontar o círculo; somente o círculo aparece na gravação):
Portanto, configure o microfone que você deseja usar, ative (ou desative) os cliques do mouse e pronto. Pressione o botão vermelho e o QuickTime mostrará o que está prestes a acontecer.
Como a caixa de diálogo QuickTime indica, você pode clicar uma vez (em qualquer lugar) para começar a gravar sua tela inteira. Mas se você quiser apenas gravar um vídeo em uma parte da tela, clique e arraste para desenhar uma caixa em torno dessa seção. Se você executar uma dessas ações, iniciará a gravação, que você pode monitorar através do ícone na barra de menus.
Agora, vá em frente e execute as ações que você deseja gravar: solucione um problema, inicie um aplicativo, siga as etapas para criar um tutorial etc. Quando terminar, clique no ícone do QuickTime na barra de menus para interromper a gravação. O QuickTime processará sua gravação, criará o arquivo de vídeo e o abrirá para você na área de trabalho. Revise o arquivo para ter certeza de que capturou o que queria e use a função de recorte QuickTime incorporada para cortar peças no início ou no final.
Salvando e compartilhando suas gravações de tela do QuickTime
Se você estiver satisfeito com sua gravação, a última parte é salvá-la ou compartilhá-la. Para salvar a gravação, clique em Arquivo> Salvar na barra de menus e escolha o nome do arquivo e o local desejados.
Mais uma coisa! Esteja ciente de que essas gravações de tela podem criar arquivos muito grandes; portanto, se a sua criação for muito grande para enviar por email, você poderá optar por enviá-la para um serviço de compartilhamento de arquivos como o Dropbox. Dependendo do seu Mac e da versão do sistema operacional em execução, você também poderá usar o recurso de recebimento de email do Apple Mail.
No entanto, você acaba enviando sua gravação, porém, seus destinatários terão uma maneira muito fácil de ver exatamente como fazer o que você gostaria de mostrar a eles. Eu descobri que, especialmente para os alunos de visual, isso é incrivelmente útil … sem mencionar incrivelmente impressionante. E Deus sabe que todos nós podemos ser impressionantes de vez em quando!