O Eclipse é um excelente software para criar aplicativos Java para uso na web. Eu não sou codificador, mas um amigo meu é e eu passo um tempo com ela esta semana aprendendo como ela cria aplicativos Java. 'Como criar um projeto Maven no Eclipse' é o resultado desse tempo gasto com ela.
O Eclipse é como o Adobe InDesign, mas para Java. Ele fornece um ambiente onde você pode criar trabalho enquanto automatiza muitas funções. Também pode ser estendido usando plug-ins para torná-lo muito mais do que a soma de suas partes. Embora principalmente para Java, existem plugins Eclipse para C, C ++, C #, COBOL, D, Fortran, Haskell, JavaScript, Julia, Lasso, Lua, Perl, PHP, Prolog, Python, Ruby, Ruby on Rails, Rust, Scala, Groovy, Scheme, Erlang e muitas outras línguas.
O Maven é um plug-in para o Eclipse que usa os princípios de gerenciamento de projetos para gerenciar vários aspectos de um único projeto. Por exemplo, se um aplicativo Java requer vários aplicativos, é possível gerenciar todos eles com o Maven. O Maven gerenciará documentação, fontes, listas de dependência e muitos outros recursos interessantes. Ele não faz o trabalho para você, apenas simplifica o gerenciamento de tantos recursos.
Por outro lado, se você tiver vários desenvolvedores trabalhando no mesmo projeto, o Maven facilita o gerenciamento de recursos e o gerenciamento de versões e alterações.
Criando um projeto Maven no Eclipse
Para criar um projeto Maven no Eclipse, você precisará de uma instalação Eclipse em funcionamento com o plug-in Maven instalado. Você também precisará do Tomcat em execução.
- Abra o Eclipse e coloque-o em funcionamento.
- Selecione Arquivo, Novo e Projeto Maven no menu Eclipse.
- Marque as caixas ao lado de 'Criar um projeto simples' e 'Usar local padrão da área de trabalho' se estiver trabalhando sozinho e não precisar de um arquétipo. Se você deseja um arquétipo, 'Todos os catálogos' é uma boa opção para começar, depois 'learnlib'.
- Adicione o ID do Artefato, se necessário. O padrão geralmente é bom, a menos que você esteja usando algo exótico.
- Em seguida, adicione o nome e a descrição para facilitar o gerenciamento do projeto.
- Em seguida, pressione Concluir.
O projeto agora deve ser criado e exibido na hierarquia. Selecione 'pom.xml' no menu e explore as propriedades.
A configuração de arquétipo no Maven determinará se você deseja que seu projeto seja dinâmico ou não. Se você está apenas se familiarizando com o Maven, não precisa definir um, mas se quiser brincar com projetos dinâmicos, precisará definir um arquétipo. O que eu vi usado foi 'maven-eclipse-webapp', que aparentemente é um padrão para usar.
Corrigindo erros com seu projeto Maven
Uma coisa que eu aprendi no meu tempo com o Eclipse foram os erros. Eu vi alguns deles, um erro do Tomcat e um erro regular do Java. O erro do Tomcat exigiu uma alteração na configuração, enquanto o erro do Java exigiu uma instalação limpa do Maven.
Quando construí meu novo e brilhante projeto Maven e tentei trabalhar com ele, vi um erro no servlet Java. Isso significa que a dependência não foi carregada. Aparentemente, isso é comum, então aqui está como corrigi-lo.
- Abra seu projeto Maven no Eclipse.
- Abra as propriedades do projeto.
- Selecione Tempo de execução alvejado no menu esquerdo.
- Selecione Apache Tomcat na janela central e clique em OK.
Instalação limpa do Maven
Uma instalação limpa do Maven não é tão séria quanto parece. Inicialmente, pensei que fosse necessário configurar tudo de novo, mas felizmente não foi para mim. É um processo rápido que leva apenas alguns segundos e aparentemente não afeta a instalação, além de recarregar arquivos corrompidos ou recursos ausentes.
- Abra o Eclipse e selecione o projeto com o qual está tendo problemas.
- Selecione Projeto no menu superior e depois em Limpar.
- Selecione o projeto que você deseja limpar na caixa pop-up e selecione 'Limpar projetos selecionados abaixo'. Então aperte OK.
Aparentemente, esse processo procura problemas com dependências e configurações e os reparará, se possível. Não funcionou no erro que estava ocorrendo, mas excluir '.m2 / repository' da pasta do projeto no Windows Explorer o corrigiu.
Devo confessar que me sinto um pouco perdido no Eclipse e no Maven. Ambos os programas pareciam gerenciar tudo o que precisavam para gerenciar credivelmente bem, mas não são o lugar para começar a explorar Java. No entanto, espero ter explicado como criar um projeto Maven no Eclipse corretamente e que ele forneça orientações úteis para você em seus próprios projetos.
Se você encontrar algum erro evidente ou tiver algo a acrescentar, informe-me abaixo.
