A visão da Apple para o iCloud é um serviço que torna o processo de sincronização e gerenciamento de documentos, fotos e configurações de aplicativos entre dispositivos um processo contínuo para o usuário. Já se foram os dias de navegação em um sistema de arquivos, bloqueio de documentos e gerenciamento de pastas. Com o iCloud, um usuário simplesmente salva um documento em um Mac ou dispositivo e aparece quase instantaneamente em outro. Mas alguns usuários ainda gostam de gerenciar manualmente seus documentos e desejam uma maneira de combinar o controle da organização manual com os benefícios da sincronização automática. Felizmente, é relativamente fácil gerenciar seus documentos do iCloud, com algumas ressalvas. Veja como criar pastas no iCloud para gerenciar melhor seus arquivos.
Para começar, você precisará de um aplicativo habilitado para iCloud. Para nossos exemplos, estamos usando o excelente editor de texto Byword, disponível para OS X e iOS.
Ao usar um aplicativo habilitado para iCloud no OS X, o menu tradicional "Abrir" é substituído por uma nova lista do iCloud. Aqui, você pode salvar e abrir documentos que serão sincronizados e disponíveis em todos os outros dispositivos Apple, desde que esses dispositivos possam ler os formatos de arquivo aplicáveis.
Por padrão, este menu do iCloud é apenas uma longa lista de documentos. Isso é bom para usuários com apenas um punhado de arquivos, mas aqueles com anos de dados podem entender a rapidez com que as coisas ficam fora de controle. O que realmente precisamos são de pastas , mas uma rápida olhada e alguns cliques infrutíferos com atalhos Shift-Command-N deixam a maioria dos usuários pensando que esse recurso não está disponível.
Mas confie em nós, está lá. Para criar pastas no iCloud, no entanto, você precisa pensar mais do que o OS X tradicional. Assim como você pode criar pastas de aplicativos no iOS, arrastando e mantendo um ícone de aplicativo sobre outro, também é possível criar pastas com documentos através da mesma ação.
Para criar uma pasta, você precisará de pelo menos dois documentos já salvos na lista. Clique e segure o mouse em um dos documentos, depois arraste e solte o primeiro documento em cima de um segundo documento (de preferência um que você também queira incluir na nova pasta). Depois de liberar o primeiro documento, uma pasta será criada na lista do iCloud, com o mesmo ícone familiar usado até o iOS 6. Você pode renomear essas pastas e adicionar documentos adicionais clicando e arrastando. Para remover um documento, basta arrastá-lo para fora da pasta e soltá-lo na lista principal. Depois de remover todos os documentos, a pasta desaparecerá automaticamente.
Existem algumas advertências, é claro, e os fãs de longa data do sistema de arquivos encontrarão várias restrições. Primeiro, você pode criar apenas pastas de nível superior; No momento, os usuários não podem criar subpastas de qualquer tipo, algo que limita bastante as opções organizacionais.
Segundo, você precisa de documentos existentes para criar uma pasta, ao contrário de um sistema de arquivos tradicional no qual pastas vazias podem ser criadas sob demanda. Isso pode dificultar a configuração de estruturas de pastas antes de um novo projeto, por exemplo.
Finalmente, como o iCloud em geral, os arquivos são segregados por tipo, o que significa que você não pode agrupar vários arquivos por projeto (como combinar imagens, texto e vídeo para uma nova apresentação em uma única pasta). A Apple tentou atenuar esse problema com a introdução de tags no OS X, mas aqueles que procuram esse recurso precisarão se ater ao sistema de arquivos tradicional do OS X e sincronizar seus dados por meio de um serviço de terceiros, como o Dropbox.
A discussão acima se concentrou no OS X, que na maioria das vezes emprega uma interface padrão para aplicativos compatíveis com o iCloud. No iOS, as coisas são um pouco mais complicadas. Cada aplicativo do iCloud é responsável por criar qualquer acesso no nível do usuário aos dados do iCloud. Por exemplo, o aplicativo iOS do Byword usa um botão "Nova pasta" para criar pastas em vez do método de arrastar e soltar.
Portanto, embora você precise examinar cada aplicativo individualmente (com alguns aplicativos que não oferecem interação com o usuário), os usuários geralmente encontrarão a maioria das funções de gerenciamento de arquivos nos aplicativos iOS do iCloud. Se essas ferramentas de gerenciamento comprometidas são aceitáveis para os usuários provavelmente dependerá do número de documentos envolvidos. Para aqueles que simplesmente não podem desistir de sua complexa estrutura de gerenciamento de arquivos, mas ainda querem tirar proveito do iCloud, é recomendável copiar apenas os arquivos atualmente em uso no iCloud, fazer as edições necessárias e depois copiá-los de volta ao seu arquivo tradicional. sistema de arquivo.
O gerenciamento de documentos no iCloud é definitivamente factível, mas sua abordagem extremamente simplificada pode se tornar menos eficaz, pois os clientes da Apple passam mais tempo com seus dispositivos e constroem bibliotecas de arquivos cada vez maiores. Só esperamos que, se surgirem rumores sobre uma versão verdadeira do OS X para iOS, a Apple manterá a opção de os usuários empregarem técnicas tradicionais de gerenciamento de arquivos.