Desde o final do Microsoft Visio, os fluxogramas e diagramas precisam ser remendados com o Word, Excel, PowerPoint ou algo completamente diferente. Como a maioria dos locais de trabalho usa o Microsoft Office, é mais fácil usar isso. É este o objetivo deste tutorial, criando um fluxograma profissional no Word. Não é tão difícil quanto você imagina.
Consulte também o nosso artigo Como remover quebras de página no Word
Eu uso o Word 2016, mas o mesmo processo funcionará para o Word 2010 ou a versão do Office 365. Os menus podem ter nomes e posições ligeiramente diferentes, mas o restante deve ficar bem.
Um fluxograma é uma ilustração de uma sequência de eventos que fornecem um resultado previsto. Eles são frequentemente usados nos negócios para ilustrar todo tipo de coisas, desde as etapas para concluir uma tarefa até a definição de como uma chamada é processada em um call center. Eles também estão sendo cada vez mais usados como infográficos para publicação e marketing na web. É aqui que uso a maioria dos que produzo.
Se você trabalha em um local que gosta de seus fluxogramas, dominá-los é uma habilidade útil. Felizmente, este tutorial irá percorrer um longo caminho para conseguir isso.
Criando fluxogramas no Word
Você pode criar fluxogramas de duas maneiras. Você pode desenhar caixas e adicionar setas manualmente, usar o SmartArt ou adicionar imagens personalizadas. Todos eles funcionam e todos criam fluxogramas confiáveis.
Como o SmartArt produz os melhores gráficos, usarei isso.
Para criar um fluxograma no Word:
- Abra um novo documento em branco do Word.
- Selecione a guia Inserir e o SmartArt.
- Selecione Processar no menu lateral e, em seguida, selecione um tipo de gráfico no centro. O tipo de gráfico selecionado agora deve ser incorporado à sua página.
- Selecione e digite uma descrição para cada etapa do seu gráfico. Você também pode selecionar o gráfico e usar a caixa pop-up que aparece para alterar o texto.
Agora você tem um fluxograma básico e pode começar a personalizá-lo de acordo com suas necessidades. Você pode selecionar formas na caixa Formatar da faixa de opções do Word para alterar a aparência. Você também pode selecionar Alterar cores para fazer exatamente isso.
Adicione etapas ao seu fluxograma
O gráfico padrão que aparece possui apenas algumas caixas, o que é suficiente para o fluxograma mais simples. Você provavelmente precisará adicionar mais.
- Selecione o gráfico no Word em um local onde você gostaria de adicionar uma etapa.
- Destaque a etapa e selecione Adicionar forma no canto superior direito da faixa de opções. A etapa deve ser adicionada diretamente após a etapa selecionada.
- Arraste e solte a etapa no local em que você precisa no seu fluxograma.
Você pode usar esse processo para adicionar quantas etapas desejar ao seu gráfico. Basta selecionar a etapa anterior para garantir que ela seja adicionada na posição desejada. Caso contrário, selecione Desfazer ou Ctrl + Z para voltar e selecionar a etapa correta.
Adicione efeitos e floreios ao seu fluxograma
Se você estiver tentando criar um fluxograma atraente, poderá personalizar as opções padrão para melhor atender às suas necessidades.
- Clique com o botão direito do mouse em uma caixa no seu fluxograma e selecione Formatar Forma.
- Selecione um tipo de preenchimento, espessura da linha ou altere a guia para formas, efeitos 3D, posição e outras opções.
- Selecione Opções de texto para alterar o formato do texto contido na caixa.
Existem dezenas de configurações que você pode alterar dentro desse menu, para não passar por todas aqui. Basta dizer que você encontrará toda a gama de cores, sombreamento e qualquer outra coisa que possa precisar nesse menu.
Personalizar linhas em seu fluxograma
Não faz sentido fazer com que as caixas e o texto do fluxograma sejam incríveis se as linhas que os conectam ainda estiverem em 2D. Agora pode ser um bom momento para personalizá-los também. O processo é o mesmo que formatar caixas.
- Clique duas vezes em uma linha para selecioná-la.
- Clique com o botão direito do mouse nessa linha e selecione Formatar Forma.
- Selecione um tipo de preenchimento, espessura da linha ou use uma guia diferente para formas, efeitos 3D e outras opções.
Se você tiver texto ao lado de suas linhas, poderá usar o mesmo processo para modificar o texto que fez com suas caixas.
Adicione imagens ou caixas personalizadas ao seu fluxograma
Se você não gostar de nenhuma das formas ou SmartArt contidas no Word, poderá adicionar suas próprias. É preciso um pouco de trabalho para inseri-los e redimensioná-los, mas ele pode personalizar ou marcar seu fluxograma da maneira que você precisar.
- Selecione uma caixa no seu fluxograma.
- Clique com o botão direito e selecione Alterar forma.
- Selecione uma forma da lista e redimensione conforme necessário.
Para usar suas próprias imagens em um fluxograma:
- Selecione uma caixa no seu fluxograma.
- Selecione a guia Inserir na faixa de opções.
- Selecione Imagens e insira uma imagem.
- Arraste e solte para redimensionar no lugar da caixa.
É muito simples criar um fluxograma no Word e torná-lo profissional. Espero que com este tutorial você os crie rapidamente!