Um arquivo CSV é um arquivo de valor separado por vírgula usado para transportar dados entre bancos de dados, planilhas ou sistemas. É um método quase universal que permite baixar uma lista de produtos da Web e importá-la para o Excel sem perder seu significado, por exemplo. Criar um arquivo CSV é muito direto se você seguir algumas regras simples.
Consulte também o nosso artigo Como criar uma lista suspensa no Excel
O uso de vírgulas para separar valores é comum em sistemas e funciona em nosso benefício aqui. O programa no qual você importa dados geralmente sabe separar as entradas assim que vê uma vírgula, para que um conjunto de dados configurado corretamente possa ser compartilhado com precisão entre os sistemas. É uma maneira muito útil de transferir dados.
Eu uso muito arquivos CSV ao criar páginas de produtos para sites. Você pode criar uma tabela com muita facilidade se formatar um arquivo simples (que é chamado de CSV) e importá-lo para o site ou para o CMS que controla o site. Se você trabalha com comércio eletrônico ou em qualquer loja da web, já estará familiarizado com eles.
Crie um arquivo CSV
Se você é um usuário do Windows, provavelmente usaria o Excel para criar uma planilha. Os usuários da Apple podem usar o Excel ou o Numbers. De qualquer forma, o processo de criação de um arquivo CSV é semelhante.
- Preencha sua planilha com os dados necessários.
- Selecione Arquivo e Salvar como.
- Selecione um destino e selecione CSV em 'Salvar como tipo' na parte inferior da janela.
- Selecione Salvar.
Desde que os dados estejam no formato correto, eles devem ser salvos corretamente. Se você vir um erro como 'Este arquivo pode conter recursos que não são compatíveis com CSV', isso significa que há formatação nos dados que não serão usados quando você abrir o arquivo. Basta selecionar Sim para continuar salvando.
Se você planeja usar o arquivo no Excel a partir de agora, seria uma boa idéia salvar uma cópia como um arquivo .xls. Isso permite expandir os dados em várias páginas, adicionar fórmulas, formatação e todas as coisas boas que você pode fazer com o Excel.
Se você estiver usando o Numbers, talvez seja necessário remover a formatação antes de importá-lo.
- Cole seus dados no TextEdit e altere o formato para texto sem formatação.
- Salve o arquivo com uma extensão de arquivo .csv. Altere-o manualmente no Finder se você não puder salvá-lo como um arquivo .csv.
- Abra o Numbers e abra o arquivo que você acabou de criar.
- Se o formato estiver correto, salve uma cópia nova para poder abri-la mais rapidamente na próxima vez.
Enquanto a formatação estiver correta e você salvou o original em texto sem formatação e não em RTF, a planilha deve abrir corretamente no Numbers da mesma forma que faria no Excel.
Criando arquivos CSV compatíveis
Além de garantir que cada ponto de dados seja separado por vírgula, o que mais um arquivo CSV totalmente compatível precisa ter? O formato CSV é bastante flexível, mas seguir algumas regras lógicas pode garantir que seu arquivo seja compatível com a mais ampla seleção de aplicativos.
- Em primeiro lugar, a vírgula. Todos os pontos de dados devem ser separados por vírgula para serem totalmente compatíveis com a maioria dos programas de planilhas. Você pode usar um canal ou tabulação (delimitado por tabulação), mas nem todas as planilhas o formatarão corretamente.
- Use linhas separadas para cada registro. Você pode executar uma linha pelo tempo que desejar, desde que seja um único registro. Vários registros devem ter uma linha cada.
- Não use um espaço entre vírgulas. Enquanto o Excel ignora o espaço, alguns programas de planilhas mais antigos não. Para máxima compatibilidade, não adicione espaço extra entre o ponto de dados e a vírgula.
- Use aspas duplas se um ponto de dados incluir sua própria vírgula. Por exemplo, "Chicago, IL" precisa "" para informar à planilha que a vírgula entre Chicago e IL deve estar lá e não faz parte da formatação.
- Se os pontos de dados incluem aspas duplas, eles precisam de aspas duplas. Por exemplo, "Dave diz que este produto é muito bom" precisa ser formatado "" Dave diz que este produto é muito legal "". Isso indica à planilha para incluir o conjunto interno de aspas duplas.
Existem várias regras para criar arquivos CSV compatíveis. Você pode encontrá-los todos aqui na página da Wikipédia em CSV. Considero-os como os únicos que você realmente precisa saber se estiver criando a maioria dos arquivos simples para uso em planilhas ou online.
Você tem outras dicas para criar arquivos CSV? Conte-nos sobre eles abaixo se você o fizer!