Os discos de RAM, como o nome indica, são volumes de armazenamento lógico criados usando a memória do computador (RAM) em vez de um disco rígido tradicional ou unidade de estado sólido. Os benefícios são fáceis de entender: a RAM opera a velocidades muito além da atual tecnologia de disco rígido. Mas também há um grande ponto negativo: os dados armazenados na RAM não são persistentes, o que significa que são apagados quando a RAM perde energia devido a uma reinicialização, desligamento ou perda de energia.
Apesar dessa desvantagem, ainda existem várias situações que podem se beneficiar muito da velocidade de um disco RAM, incluindo usá-lo como uma área de rascunho do Photoshop, manipular arquivos de vídeo grandes ou testar bancos de dados complicados. Se você possui bons backups de seus dados e está disposto a arriscar perder o conteúdo de um disco RAM no caso de falta de energia, a configuração de um é fácil e divertida. Aqui está como.
Qual o tamanho de um disco RAM?
Os métodos para criar discos de RAM, descritos abaixo, permitem criar um volume de qualquer tamanho. Você deve ter cuidado para deixar RAM suficiente disponível para executar o seu Mac; se você usar a maior parte ou toda a sua RAM para um disco RAM, o sistema começará a paginar agressivamente para o disco rígido e o desempenho geral do sistema cairá.
Portanto, certifique-se de escolher uma boa proporção entre suas necessidades e a memória geral do sistema. Em geral, é aconselhável manter seu disco RAM igual ou inferior a 50% de sua memória física total. Em um Mac com 16 GB de RAM, por exemplo, não aumente seu disco RAM com mais de 8 GB.
Sua escolha também dependerá de quais aplicativos você precisará executar enquanto o disco RAM estiver montado. Se estiver fazendo um trabalho pesado no Photoshop, por exemplo, você deverá deixar mais memória disponível para o aplicativo. Por outro lado, se você estiver apenas mixando arquivos de vídeo e áudio, poderá escolher um disco RAM um pouco acima de 50% de sua memória total.
Brinque com as ferramentas e técnicas abaixo para determinar a melhor escolha para o seu Mac e suas necessidades. Agora, é hora de criar o próprio disco. No OS X, existem dois métodos principais de criação de um disco RAM: o Terminal ou um aplicativo.
Criando um disco RAM via terminal
Abra o aplicativo Terminal em Aplicativos> Utilitários e digite o seguinte comando:
diskutil erasevolume HFS + 'RAM Disk' 'hdiutil attach -nomount ram: // XXXXX`
Substitua os caracteres X por um número que represente o tamanho do bloco para a capacidade total do seu disco RAM. Calcule esse número multiplicando o tamanho de disco desejado em megabytes por 2048. Em nosso exemplo, criaremos um disco de 4 GB de RAM, que requer um número de 8388608 (4096 * 2048). Digite este número no lugar dos caracteres X no comando acima:
diskutil erasevolume HFS + 'RAM Disk' 'hdiutil attach -nomount ram: // 8388608`
Você também pode alterar o nome "Ram Disk" entre aspas duplas para outro nome de sua preferência. Depois de configurar o comando, pressione Retornar para iniciá-lo. Após um breve momento, o sistema criará e montará seu disco RAM. Agora você pode ler e gravar nele como faria com qualquer outra unidade, desde que se lembre de que quaisquer dados armazenados no disco serão perdidos após uma reinicialização ou perda de energia.Criando um disco RAM com um aplicativo de terceiros
Para um método ainda mais fácil, você pode usar um aplicativo de terceiros para criar um disco RAM. Existem vários aplicativos que executam essa função, mas usaremos o RAM Disk Creator do programador Florian Bogner.
Baixe o aplicativo e inicie-o no seu Mac. Ele fará duas perguntas: o tamanho desejado do seu disco RAM (em bytes, kilobytes, megabytes ou gigabytes) e o nome que você deseja atribuir ao disco. Usaremos um disco de 8 GB com o nome sem imaginação "RAM Disk".
Depois de fazer suas escolhas, basta pressionar “Criar disco de RAM” e o disco será montado na área de trabalho.
Com os dois métodos, você pode se livrar do disco RAM, ejetando-o ou reinicializando-o. Novamente, verifique se todos os dados no disco foram copiados antes de fazer isso; os dados serão irrevogavelmente perdidos quando você reiniciar ou perder energia.
Benchmarks
A velocidade dos discos RAM varia de acordo com o nível de desempenho da RAM do seu Mac, mas ainda supera os HDDs e SSDs tradicionais por uma ampla margem. Aqui está uma comparação de desempenho usando um disco RAM de 16 GB em um iMac i7 de 3, 4 GHz e 27 polegadas de 2011 com um SSD OWC Mercury Pro 6G de 240 GB.
O SSD OWC pode atingir 490MB / se gravações e 540MB / s, números que, segundo os padrões normais, são excepcionais. Quando comparado ao desempenho de um disco RAM, no entanto, o desempenho do SSD não vale uma segunda olhada. O disco RAM atinge o pico de cerca de 4, 2 gigabytes por segundo nas leituras e gravações e calcula a média de 3, 5 GB / s nos tamanhos de transferência. Para tarefas com uso intenso de disco, esse desempenho pode mudar o jogo.
Conclusão
Como você pode ver, os discos RAM podem oferecer aos usuários avançados um nível incrível de desempenho, mas não se pode enfatizar suficientemente os perigos do uso de memória volátil para armazenamento de dados. Contanto que você mantenha bons backups e salve seu trabalho em um disco rígido padrão com frequência, no entanto, muitos usuários podem achar que os benefícios dos discos RAM superam os riscos.