Muitos usuários do PuTTY reclamam de não conseguir copiar e colar comandos do shell de e para a interface do aplicativo. O PuTTY suporta essas duas funções. No entanto, o problema está no fato de que o processo de copiar / colar é diferente do que em outros aplicativos.
Consulte também o nosso artigo Como configurar uma máquina virtual Linux com o VirtualBox
, você aprenderá como copiar e colar no PuTTY. Mas antes disso, vamos dar uma rápida olhada no programa em si, sua história e principais funções.
O que é o PuTTY?
O PuTTY é um programa popular do lado do cliente, disponível para sistemas Windows e Unix, projetado para uso com os protocolos de rede SHH, Rlogin e Telnet. Esses protocolos são usados para executar com segurança sessões remotas entre computadores em uma rede não segura, permitindo essencialmente que um computador controle outro.
PuTTY foi escrito por, e na maioria das vezes ainda é curado pelo programador britânico Simon Tatham, e é publicado sob o esquema de licenciamento do MIT. A primeira iteração do programa foi lançada ao público em janeiro de 1999 e, nos últimos 20 anos, tem sido um dos utilitários essenciais para administradores do Windows que procuram software de código aberto.
Como funciona?
PuTTY é uma interface para o lado do cliente de sessões remotas. Em outras palavras, ele opera apenas no lado da sessão em que as informações são exibidas, não na máquina que está realmente executando a sessão. Ele age como se você estivesse sentado no computador com o qual está se comunicando e digitando diretamente no console da linha de comando.
Ele fornece uma interface visual através da qual você pode emitir comandos e receber respostas para outra máquina na sua rede, em diferentes sistemas operacionais. Existe uma porta para o MacOS em andamento e outras portas não oficiais existem para plataformas como Windows Phone e Symbian, embora ainda haja muito trabalho a ser feito na maioria desses projetos.
Embora esse terminal do lado do cliente possa ser muito útil, ele também pode causar confusão, pois os comandos normais do teclado do Windows não terão a função que você espera. Ctrl + C, por exemplo, não serviria para copiar algo para a área de transferência. De fato, em muitas situações, ele terminará qualquer comando que esteja sendo processado atualmente, o que dificilmente é o ideal.
Como copiar texto do Windows para PuTTY
Para copiar texto do Windows para PuTTY, siga estas etapas:
- Realce o texto no Windows.
- Pressione Ctrl + C ou clique com o botão direito do mouse no texto realçado e clique com o botão esquerdo em Copiar no menu de contexto.
- Clique com o botão esquerdo na janela PuTTY para selecioná-la.
- Clique com o botão direito do mouse dentro da janela PuTTY onde deseja colar o texto ou pressione Shift + Insert .
Como copiar texto do PuTTY para o Windows
Para copiar texto do Putty para a área de transferência do Windows, eis o que você precisa fazer.
- Clique com o botão esquerdo do mouse dentro da janela do terminal PuTTY perto do texto que você deseja copiar.
- Mantendo pressionado o botão esquerdo do mouse, arraste o cursor pelo texto para selecioná-lo.
- Solte o botão do mouse para copiar automaticamente o texto para a área de transferência.
- Clique com o botão esquerdo no aplicativo do Windows para o qual você deseja copiar.
- Pressione Ctrl + V ou clique com o botão direito do mouse e clique em Colar no menu de contexto.
Como copiar texto no PuTTY
Se você deseja copiar o texto no PuTTY, siga estas etapas:
- Coloque o cursor próximo ao texto que você deseja copiar e clique com o botão esquerdo .
- Ainda segurando o botão esquerdo do mouse, arraste o cursor sobre o texto que deseja copiar para destacá-lo.
- Solte o botão do mouse para copiar o texto.
- Clique com o botão direito do mouse na janela do terminal no local em que deseja colar o texto ou pressione Shift + Inserir .
Se você estiver usando um editor de texto como o Vi ou o Nano para trabalhar em um documento, também poderá usar a funcionalidade de recortar e colar desses programas para atingir o mesmo fim.
Configurando o PuTTY para copiar no formato Rich Text
Por padrão, o PuTTY não copia as informações de formatação incluídas no Rich Text Format, pois pode ser inconveniente para seus usuários. Para habilitar esse recurso, faça o seguinte:
- Abra o aplicativo PuTTY para acessar as opções de configuração inicial.
- Clique no + ao lado de Seleção na janela
- Clique em Copiar .
- Clique na caixa de seleção em Formatação de caracteres copiados.
Atalhos úteis ao copiar do PuTTY
Para copiar uma palavra inteira ou sequência de palavras, clique duas vezes no botão esquerdo do mouse antes de arrastar o cursor para destacar o que copiar.
Para copiar linhas inteiras ou seqüências de linhas, clique com o botão esquerdo três vezes antes de arrastar o cursor.
PuTTY nas suas mãos
O PuTTY é um dos clientes mais populares para SHH, Rlogin e Telnet, mas foi bastante criticado por ter uma interface bastante complicada e uma curva de aprendizado inicial bastante acentuada. Usando esses métodos simples, você pode economizar a frustração de encerrar acidentalmente um comando em execução no computador com o qual está se comunicando.
Essas dicas ajudaram você a copiar / colar com sucesso o texto no PuTTY? Você tem outras dicas relacionadas ao PuTTY que, em sua opinião, ajudariam outros usuários a aproveitar ao máximo este aplicativo? Compartilhe-os conosco nos comentários abaixo.