Com os discos físicos seguindo o caminho do Dodo, agora tudo é baixado diretamente da Internet para o seu dispositivo. Na maioria dos casos, esses downloads são gerenciados pelo programa apropriado. Às vezes, eles vêm como arquivos .bin que não são instantaneamente utilizáveis. Para usá-los, você precisa converter o arquivo BIN em um ISO. Aqui está como.
O que é um arquivo .bin? Um arquivo BIN com o sufixo .bin é um arquivo binário. Geralmente, é um byte bruto para cópia de byte do arquivo original, como um clone do disco ou arquivo original. Cada bit e cada byte no mesmo local que o original. Para programas mais complicados e até alguns jogos, eles podem ser baixados como arquivos .bin e depois convertidos.
Um arquivo ISO é diferente. É uma imagem de disco que pode ser gravada diretamente em um CD ou DVD ou usada com uma unidade de disco virtual como o Daemon Tools. Ele ainda contém dados binários, mas formatados para que possam ser usados como uma mídia inicializável, como os DVDs de jogos ou programas que costumávamos ter.
Converta um arquivo BIN em um ISO
Se você baixar um arquivo BIN e o programa não possui um manipulador para instalá-lo, será necessário convertê-lo em um ISO. Você pode gravá-lo em um disco ou usar algo como o Daemon Tools para simular o DVD player. Existem várias ferramentas gratuitas que você pode usar para realizar a conversão. Vou listar alguns bons aqui.
CDBurnerXP
Como o nome sugere, o CDBurnerXP já existe há algum tempo. É principalmente um software de gravação de CD que pode gravar DVDs e converter um arquivo .bin em um .iso e gravá-lo. Você não precisa gravá-lo em mídia física, pode usar o CDBurnerXP para criar o .iso e usá-lo virtualmente, se preferir.
O download é gratuito, funciona bem e é muito intuitivo. Tudo que você precisa fazer é selecionar o arquivo de origem a ser convertido, selecionar uma saída e deixar a ferramenta fazer seu trabalho. Eu uso isso sempre que tenho que converter arquivos.
WinISO
O WinISO é outro aplicativo gratuito que converte um arquivo BIN em ISO. Como o CDBurnerXP, é simples de usar e é um pequeno download. Ele instala, configura-se como o manipulador de arquivos para esses arquivos e, em seguida, permite selecionar um arquivo e formato de origem e destino. A aparência é um pouco datada, assim como o outro aplicativo, mas faz o trabalho. Você pode converter e gravar ou apenas converter, isso depende inteiramente de você.
Se o CDBurnerXP não recorrer, o WinISO também funcionará.
WinBin2ISO
O WinBin2ISO é um programa muito antigo, mas funciona perfeitamente. Ele foi desenvolvido desde o início para facilitar a conversão de BIN para ISO e funciona bem. O download é pequeno e é instalado em alguns segundos. A interface do usuário é muito simples e requer apenas que você selecione os arquivos de origem e destino e diga para converter.
Se você quer algo pequeno e quase invisível durante a execução, o WinBin2ISO é uma boa aposta.
AnyToISO
O AnyToISO é outro conversor de arquivos bin que funciona com vários tipos de arquivos de entrada para criar imagens .iso. Existe uma versão gratuita e uma premium, mas para uso ocasional, a versão gratuita é mais do que adequada. A interface é semelhante a essas outras, simples e objetiva. Selecione uma fonte e um destino, defina qualquer preferência de arquivo e funcione. O processo é relativamente rápido e o programa não consome muitos recursos.
Certifique-se de selecionar o download gratuito, a menos que você realmente precise dos recursos premium.
AnyBurn
O AnyBurn também foi projetado como software de gravação, mas também pode converter um arquivo BIN em ISO. Também como os outros nesta lista, parece antigo e possui uma interface de usuário super simples, mas ainda assim realiza o trabalho sem problemas. A ferramenta é gratuita e foi recentemente atualizada, assim como atual, o que é mais do que pode ser dito para algumas dessas outras.
A interface do usuário é simples, selecione para converter em imagem ISO, selecione a origem e o destino e deixe a ferramenta continuar o trabalho.
O que fazer em seguida com sua imagem ISO
Depois de ter sua imagem ISO, você tem duas opções. Você pode gravá-lo em um CD ou DVD, dependendo do tamanho ou montá-lo usando uma unidade óptica virtual. Costumo optar pelo último, pois nem tenho mais uma unidade óptica. Eu uso o Daemon Tools Lite para criar a unidade no meu computador. Outros programas estão disponíveis, mas eu uso este, pois sempre funcionou bem para mim.
Existe uma versão gratuita, Daemon Tools Lite e uma versão paga. Para a maioria dos propósitos, a versão gratuita é mais que suficiente. Baixe o arquivo, instale-o, permita-lhe instalar os drivers virtuais e você pode ir embora. Depois de instalado, selecione seu novo ISO, clique com o botão direito do mouse e selecione Abrir com. Selecione Daemon Tools na lista e ele será montado como um disco óptico real.