Como usamos nossos telefones para todos os aspectos de nossas vidas, não há razão para que você também não possa usá-los no carro. Usar um telefone para fornecer música ao sistema de áudio do seu carro não é novidade, mas são alguns dos métodos que você pode usar para fornecer essa música. Com o Apple Car Play agora aparecendo na maioria dos carros novos, é uma das muitas maneiras de conectar o iPhone ao som de um carro.
Consulte também o nosso artigo Como transferir contatos do iPhone para o iPhone
O método usado para conectar um iPhone a um carro depende do que você deseja fazer. Se você quer apenas música, pode usar qualquer método. Se você quiser mais recursos, como chamadas e mensagens, poderá usar apenas alguns métodos. Mostrarei a você tudo o que está disponível no momento para que você possa fazer uma escolha informada.
Apple CarPlay
O Apple CarPlay é o lugar lógico para começar, pois é o mais rico em recursos. É também a maneira mais nova e fácil de conectar seu iPhone a um som do carro. Se você possui um sistema de áudio compatível com o Apple CarPlay, basta conectar o iPhone usando um conector Lightning e o sistema deve buscá-lo. Ele exibirá alguns ícones familiares na tela que você pode usar para executar a ação associada.
A vantagem do Apple CarPlay é que ele foi projetado especificamente para o iPhone. Você pode usar a maioria das funções do telefone, incluindo Siri, mapas, chamadas, mensagens e música. A desvantagem é que você precisa de um carro compatível construído após 2014 para usá-lo. Há rumores de que a Apple está desenvolvendo uma interface para sistemas não compatíveis, mas ainda não há nada concreto.
Se você possui um carro compatível, esse é definitivamente o caminho a seguir, mesmo que você não queira usar nenhum recurso do telefone. É literalmente plug and play.
Bluetooth
Se você possui um carro ou uma unidade de cabeça compatível com Bluetooth, essa é outra maneira de conectar seu iPhone a um som do carro. O Bluetooth descarrega a bateria, mas com um carregador apropriado, esse método funciona bem. Você precisará emparelhar o carro ou o estéreo do carro com o telefone para que isso funcione, mas agora é muito mais fácil do que costumava ser.
A vantagem do Bluetooth é que ele depende apenas do Bluetooth, e não de um recurso específico como o Apple CarPlay. Também é sem fio e consome menos energia do que costumava. A desvantagem é que o emparelhamento ainda pode ser uma dor e que você não obtém todos os recursos do telefone. Finalmente, a qualidade do áudio não é tão boa com o Bluetooth, mas você pode compensar muito disso usando algo como o aptX.
Entrada auxiliar
Se o seu carro tiver uma entrada USB ou auxiliar, você poderá usá-lo para conectar seu iPhone a um estéreo. Dependendo da marca, modelo e ano, seu carro pode ter uma porta USB ou um plugue de 3, 5 mm na frente ou atrás. Às vezes é aqui que o isqueiro e o cinzeiro estão ou costumavam estar na frente e também podem estar na parte traseira. Você pode conectar usando o conector Lightning ou o adaptador de tomada e o sistema estéreo do carro deve detectar o iPhone automaticamente quando você seleciona entrada auxiliar na unidade principal.
A vantagem desse método é que ele é tão simples quanto usar o Apple CarPlay e pode carregar o telefone ao mesmo tempo. A desvantagem é que nem todos os carros têm entradas auxiliares e talvez você não consiga outros recursos do telefone. Além disso, se você tiver um conector de 3, 5 mm e um novo iPhone, precisará usar um adaptador.
transmissor FM
O uso de um transmissor de FM é uma maneira antiga de conectar seu iPhone ao seu carro. Este método existe desde o advento do smartphone e ainda funciona tão bem. Você precisará de um transmissor FM de terceiros para conectar seu telefone. O transmissor se conectará a um conector em iPhones mais antigos ou terá um adaptador Lightning nos mais novos. Você conecta a outra extremidade ao isqueiro para carregar. O transmissor de FM transmitirá música do seu telefone em frequências específicas. Tudo o que você precisa fazer é sintonizar seu rádio nessa frequência para ouvir.
A vantagem é que os transmissores de FM são baratos e podem carregar o telefone ao mesmo tempo. Eles também são muito fáceis de configurar e não exigem nada além de sintonizar o som do carro. A desvantagem é que nenhuma outra função do telefone está disponível e a qualidade da música se correlaciona diretamente com a qualidade do transmissor.
Essas são as quatro principais maneiras de conectar um iPhone a um som do carro. Cada um trabalha de uma maneira um pouco diferente e tem prós e contras. Independentemente da marca, modelo ou idade do carro, definitivamente deve haver um método aqui que funcione!