O Windows Defender é o utilitário gratuito antivírus e antimalware incluído no Windows. Com as configurações padrão, o Windows Defender verifica o seu PC em tempo real para monitorar e colocar em quarentena quaisquer ameaças que você possa adquirir por meio de download na Web, transferência de arquivos ou anexo de email.
Mas o Windows Defender também verifica todas as unidades do seu PC, incluindo todas as unidades de rede que você mapeou no File Explorer. Essa funcionalidade pode ser útil se você costuma adicionar arquivos ao seu NAS e deseja ter certeza de que não há malware, mas também sobrecarrega sua rede local e os recursos limitados do seu NAS. Além disso, muitos dispositivos NAS incluem outros métodos para verificar vírus e malware otimizados especificamente para um dispositivo em rede.
Se você notou um alto uso de rede e recursos como resultado da tentativa do Windows Defender de varrer seu NAS, você pode configurar o Defender para ignorá-lo e permitir que o monitoramento do utilitário permaneça ativado para suas unidades locais. Aqui está como fazê-lo.
Configure o Windows Defender para ignorar seu NAS
Primeiro, inicie o Windows Defender se ainda não estiver aberto. A maneira mais fácil de fazer isso é procurar o Windows Defender no menu Iniciar do Windows 10. Selecione o resultado da pesquisa apropriado para iniciar o aplicativo Defender.
Na janela principal do Windows Defender, clique em Configurações .
Isso iniciará o aplicativo Configurações do Windows 10 e o levará ao local correto para as configurações do Defender. Role para baixo até ver a seção Exclusões e clique em Adicionar uma exclusão .
Aqui, você pode excluir determinados itens ou locais das verificações do Defender, como solicitar que ele ignore um formato de arquivo proprietário que você possa usar para os seus negócios ou pular alguns aplicativos ou processos para evitar conflitos de recursos. Para que o Windows Defender ignore o dispositivo NAS mapeado ou outro local de rede compartilhado, clique em Excluir uma Pasta .
Selecione seu local NAS na janela de seleção de arquivo e clique em OK para salvar suas alterações. Nos exemplos de capturas de tela, o volume da rede hospedado no Synology DS2415 + é mapeado para a Unidade Z no PC local. Ao selecionar esta unidade para exclusão, o Windows Defender não verificará os arquivos ou pastas em nosso NAS durante o monitoramento em tempo real ou agendado.
Embora essas etapas funcionem perfeitamente para impedir que o Windows Defender verifique seu NAS e outras unidades de rede compartilhadas, você também pode usá-las para instruir o Defender a ignorar certos arquivos ou pastas no seu PC. Isso seria útil, por exemplo, se o Defender fornecer um falso positivo em arquivos que você sabe que estão limpos ou se quiser que o Defender fique fora de uma determinada pasta por qualquer motivo.
Ao fazer exclusões para o Windows Defender, no entanto, não as esqueça! Como o nome descreve, o Defender não verifica ou monitora pastas excluídas, o que significa que se você deseja excluir uma pasta apenas temporariamente e esquecer de removê-la da lista de exclusão, seu PC estará vulnerável a qualquer arquivo malicioso que possa chegar naquele local. .