Muitos recursos de saúde em smartphones são inúteis ou superficiais, na melhor das hipóteses, mas ocasionalmente podem ser um problema sério. Um desses recursos é o Medical ID no iPhone. Em vez de aproveitar os modismos de saúde ou oferecer recursos de rastreamento duvidosos, o Medical ID executa uma tarefa vital que pode literalmente salvar sua vida. Se você precisar usá-lo, veja aqui como configurar e usar o ID médico no iPhone.
Costumamos nos referir a nossos telefones como salva-vidas, mas geralmente não queremos dizer isso literalmente. Se você precisar usar o ID médico, pode ser literalmente um salva-vidas. O ID médico faz parte do recurso Apple In Case of Emergency (ICE). O recurso adiciona suas informações de contato de emergência, caso algo aconteça. A identificação médica se baseia nisso, adicionando quaisquer condições pré-existentes que você possa ter para ajudar os socorristas a fornecer o tratamento apropriado mais rapidamente.
A identificação médica pode incluir quaisquer condições, medicamentos, alergias e quaisquer notas médicas importantes que possam influenciar o tratamento que você recebe em uma situação de emergência. Espero que você nunca precise usá-lo, mas se você tiver alguma condição médica, vale a pena usá-lo.
Como usar o ID médico no iPhone
Depois que o ID médico estiver configurado, qualquer pessoa poderá acessá-lo em uma emergência. Tudo o que eles precisam fazer é selecionar Emergência na parte inferior da tela de bloqueio e, em seguida, selecionar Identificação médica. Isso exibirá o cartão listando qualquer condição, medicamento e o restante dos dados inseridos. Seus contatos de emergência também serão listados. O primeiro respondedor poderá avaliar a situação com essas novas informações e tratá-lo adequadamente.
Para ser eficaz, as pessoas precisam saber para verificar a identificação médica. Isso significa dizer às pessoas em quem você confia ou com quem você costuma sair. Nem todo mundo pensaria em verificar seu telefone em caso de emergência, por isso é importante avisar as pessoas com quem você deve fazê-lo, caso algo aconteça.
Identificação médica e privacidade
Para que o Medical ID seja eficaz, você precisa fornecer dados suficientes sobre sua condição para permitir que qualquer médico ou primeiro socorrista forneça o tratamento adequado, caso algo aconteça. Isso precisa ser equilibrado com a privacidade, que o iOS 11 faz muito bem. A Apple não coletará nem compartilhará nada que você colocar no Medical ID com mais ninguém, mas você deve ter mais cuidado do que o normal com o telefone.
Qualquer pessoa que possa obter acesso ao seu telefone poderá acessar o ID médico da mesma forma que um socorrista. Você precisa equilibrar esse risco com a eficácia da identificação médica. Se você se cercar de pessoas confiáveis, isso não deve ser um problema, mas se você deixar o telefone regularmente sem vigilância, agora é uma boa hora para mudar esses hábitos!