Anonim

O Mac Pro 2013 possui seis incríveis portas Thunderbolt 2, três vezes mais do que qualquer outro Mac atualmente disponível. E enquanto você pode conectar até seis dispositivos por porta, resultando em um número insano de periféricos totais, aqueles que buscam o máximo desempenho desejam observar o modo como as portas Thunderbolt do Mac Pro estão configuradas.
O Mac Pro 2013 utiliza três barramentos Thunderbolt totais para alimentar as seis portas Thunderbolt 2 e a única porta HDMI. Conforme descrito no Artigo HT5918 da Base de Conhecimento Apple, o primeiro barramento Thunderbolt alimenta as portas 1 e 3, o segundo barramento alimenta as portas 2 e 4 e o terceiro barramento alimenta as portas 5, 6 e a porta HDMI.

Imagem via Apple KB HT5918

Cada um desses três barramentos possui uma distribuição dedicada de largura de banda do controlador PCIe do sistema, que equivale a aproximadamente 5 gigabytes por segundo cada (observe a distinção entre bytes giga (GB) e bits giga (Gb); um gigabyte é igual a 8 gigabits) . A largura de banda de um barramento pode ser completamente saturada sem afetar a largura de banda dos outros barramentos.
A Apple transmite essa realidade aos usuários no artigo da Base de Dados de Conhecimento mencionado acima, limitando o número de exibições por barramento Thunderbolt a dois, pois a largura de banda exigida por mais de duas exibições pode exceder a parcela fornecida a esse barramento, sem mencionar os requisitos de quaisquer outros dispositivos conectados à cadeia Thunderbolt.
Mas as mesmas limitações que afetam os monitores também afetam os periféricos Thunderbolt de alto desempenho, como matrizes RAID, hubs e chassi de expansão PCIe. Embora as configurações mais comuns do Mac Pro funcionem perfeitamente com uma conexão aleatória de portas e dispositivos, os usuários devem observar as recomendações a seguir para garantir que seus periféricos caros operem na velocidade máxima.

Não misture monitores e armazenamento no mesmo barramento Thunderbolt

Os monitores, especialmente as opções de alta resolução, como o Apple Thunderbolt Display de 27 polegadas ou o Dell P2815Q 4K Monitor de 28 polegadas, consumirão uma parte significativa da largura de banda alocada para cada barramento Thunderbolt. Portanto, certifique-se de manter suas matrizes de armazenamento de alto desempenho, como uma matriz SSD RAID, em barramentos Thunderbolt separados.

Dedique um único barramento ao seu dispositivo Thunderbolt mais importante

Embora praticamente nenhum dispositivo atual possa saturar a largura de banda máxima teórica alocada para cada barramento, se você tiver um número limitado de dispositivos, tente dar ao seu dispositivo mais importante o seu próprio barramento para evitar possíveis conflitos de largura de banda. Por exemplo, se a matriz SSD RAID mencionada acima for o dispositivo de armazenamento principal da estação de trabalho Mac Pro, você poderá conectá-la à porta Thunderbolt 1 e a todos os outros monitores e dispositivos em todas as portas restantes, exceto a porta 3, que está ligada o mesmo barramento Thunderbolt da porta 1.

Agrupe dispositivos de baixo desempenho no mesmo barramento

Como acima, você pode ajudar a reservar um barramento Thunderbolt para seus dispositivos de alto desempenho, agrupando e encadeando em cadeia seus dispositivos de menor e menor desempenho em um único barramento. Considere agrupar e encadear leitores de cartão de memória, gabinetes baseados em HDD de unidade única e monitores de baixa resolução juntos em um dos três barramentos.

Use USB 3.0 quando aplicável

O Thunderbolt é o “mais recente e o melhor”, e os adotantes iniciais desejam tirar o máximo proveito da tecnologia. Mas nem tudo precisa ser conectado via Thunderbolt, e muitos dispositivos incluem conectividade para Thunderbolt e USB. O Buffalo MiniStation, por exemplo, inclui suporte para ambas as tecnologias e, como um único dispositivo baseado em disco rígido, funcionaria muito bem em Thunderbolt ou USB. Portanto, se você estiver com falta de barramentos Thunderbolt, considere conectar a unidade a uma das quatro portas USB 3.0 do Mac Pro. Observe, no entanto, que a configuração USB do Mac Pro vem com seu próprio conjunto de advertências, e os usuários devem evitar confiar nela para dispositivos de desempenho de altíssimo desempenho.
O Mac Pro 2013 é uma maravilha da engenharia, mas seu chassi drasticamente redesenhado significa que muitos usuários profissionais, especialmente aqueles que estão atualizando a partir da antiga torre Mac Pro, terão um bando de acessórios externos com os quais lidar. Mas, com um pouco de consideração e consideração pelo layout Thunderbolt do Mac Pro de 2013, a maioria dos usuários poderá fazer a transição facilmente e aproveitar o alto nível de desempenho exigido por seus fluxos de trabalho.

Como configurar conexões 2013 mac pro thunderbolt para desempenho máximo