O Google Sheets é a poderosa solução de planilha gratuita lançada pelo Google como parte do Google Docs em 2005. O Sheets facilita o compartilhamento de dados da planilha entre as equipes com facilidade, com armazenamento em nuvem e recursos diretos de grupo de trabalho. Embora o Sheets não tenha todo o poder de uma solução de planilha completa como o Excel, é uma excelente ferramenta para análise básica (e até mesmo alguns tipos de avançados) de planilhas. Um recurso com o qual o Sheets faz um bom trabalho é gerenciar dados do usuário, por exemplo, combinar células em uma planilha.
Consulte também o nosso artigo Como criar uma lista suspensa no Planilhas Google
Combinar dados de células é algo que qualquer usuário sério de planilha precisa saber como fazer, e o Planilhas Google não é exceção. As fontes de dados quase sempre exigem que a edição e a organização sejam úteis, e isso muitas vezes exige a combinação ou concatenação de células. Por exemplo, se você tiver uma planilha em que os nomes e sobrenomes estejam em colunas diferentes, convém uma coluna com o nome completo de cada pessoa. Você pode usar o comando concatenar com as duas primeiras colunas para combinar suas informações em uma terceira coluna. Tudo o que você precisa para combinar células são duas (ou mais) células que contêm dados e uma célula de destino na qual os dados concatenados são exibidos. Analisarei o processo de combinação de células no Planilhas Google.
Por que estou usando uma palavra grande como "concatenar" em vez de algo simples como "combinar"? Bem, os comandos para combinar células no Planilhas (e no Excel, nesse caso) usam muito a palavra "concatenar" e podemos nos acostumar com isso!
Observe que combinar células e mesclar células, embora pareçam muito semelhantes no inglês comum, são duas operações totalmente diferentes no Planilhas Google e em outras planilhas. Mesclar células significa combinar duas ou mais células em uma e eliminar as células anteriores; combinar células significa pegar o conteúdo de ambos e colocá-los em outro lugar. Este artigo descreve a combinação de células.
Como são os dados?
A primeira coisa que precisamos pensar é se estamos olhando para dados de string ("Meu nome é David"), dados numéricos (32) ou uma combinação dos dois ("David tem 32 maçãs") e o que queremos os dados concatenados para se parecerem. Por exemplo, podemos ter "John" em uma célula, "Smith" em uma segunda célula e desejar uma saída de "John Smith". Por outro lado, podemos ter um valor de 100 em uma célula, 300 em outra célula e queremos uma saída de 400. Ou é possível que tenhamos “John” em uma célula, 200 em outra célula e queremos o a saída seja “John200” ou “John 200”. Existem diferentes fórmulas a serem usadas para alcançar esses diferentes tipos de resultados.
Para dados puramente numéricos, a função para adicioná-los é SUM. Para usar SUM:
- Abra sua planilha do Google.
- Encontre as células que deseja combinar e observe as coordenadas delas - neste exemplo, A1 e A2.
- Na célula na qual você deseja exibir os dados combinados, digite '= soma (A1, A2)'. Você também pode usar um intervalo na fórmula da soma, ou seja, '= soma (A1: A2)'.
Agora você deve ver a soma de A1 e A2 na célula de destino. Portanto, se A1 continha 100 e A2 continha 50, a célula de destino deve conter 150. Observe que você pode solicitar ao SUM que forneça um total em um intervalo que inclua dados de sequência, mas esses dados serão ignorados. Se a célula A2 neste exemplo contiver "50" em vez de 50, o total será 100, não 150.
Existem duas fórmulas que você pode usar para combinar dados de sequência. CONCAT é a maneira mais simples de combinar duas células. No entanto, o CONCAT tem uma limitação importante: pode levar apenas dois argumentos. Ou seja, você só pode montar duas coisas com o CONCAT. Para usar o CONCAT:
- Abra sua planilha do Google.
- Encontre as células que deseja combinar e observe as coordenadas delas - neste exemplo, A1 e A2.
- Na célula na qual você deseja exibir os dados combinados, digite '= concat (A1, A2)'.
Agora você deve ver a combinação de A1 e A2 na célula de destino. Se A1 continha "foguete" e A2 continha "ninja", a célula de destino deve conter "rocketninja".
Mas e se você quiser que a célula de destino contenha "rocket ninja" ou se você tiver cinco células diferentes cujo texto deseja combinar? Nesse caso, você precisa usar o comando CONCATENATE mais poderoso. Para usar CONCATENATE:
- Abra sua planilha do Google.
- Encontre as células que deseja combinar e observe as coordenadas delas - neste exemplo, A1 e A2.
- Na célula na qual você deseja exibir os dados combinados, digite '= concatenar (A1, ”“, A2)'.
Agora você deve ver a combinação de A1, um espaço e A2 na célula de destino. Se A1 continha "foguete" e A2 continha "ninja", a célula de destino deve conter "foguete ninja". Observe que você pode especificar quantas células, constantes de string ou intervalos em CONCATENATE desejar; '= concatenar (A1, ”“, A2, “este é um exemplo bobo”, A1: B2999)' é uma fórmula perfeitamente válida.
Você deve estar ciente de que CONCAT e CONCATENATE funcionarão perfeitamente bem com dados numéricos, mas os tratarão como uma sequência, não como um número. O CONCAT (100.200) e o CONCAT ("100", "200") produzirão "100200", não 300 ou "300".
Além do CONCAT e CONCATENATE, o Sheets pode usar o operador E comercial (&) como uma ferramenta combinada. Você pode usar & com números e texto indiscriminadamente. No entanto, ele assumirá que qualquer número é realmente texto; "Monkey" & 100 & "Shines" sai para "Monkey100Shines".
Essa é uma introdução básica à combinação do conteúdo da célula no Planilhas. Deseja saber mais sobre o uso do Planilhas? O TechJunkie tem muitos tutoriais do Planilhas, incluindo sobre como ocultar células no Planilhas, como bloquear células, como encontrar a inclinação de uma linha no Planilhas, como comparar colunas, como remover linhas duplicadas e muito mais.
Tem alguma sugestão para combinar células no Planilhas? Compartilhe-os abaixo na área de comentários!